Como é bom poder ler a Bíblia e verificar cada palavra de ensinamento que tem a mesma origem: a sabedoria divina. Cada Salmo tem uma bela história por trás e com o 23 não é diferente. A história da metáfora que o Rei Davi faz entre o cajado e o bordão que protegem e guiam as ovelhas, com a própria proteção divina é tocante. É uma das tantas histórias que emocionam e comovem cada pessoa que segue os ensinamentos divinos. Por isso, a Bíblia Sagrada é tão atemporal e também qualquer produção baseada nas palavras de Deus é tão universal.
Dentre tantos salmos na bíblia que falam direto ao coração do Cristão, o Salmo 23 destaca-se pela bela comparação entre as ovelhas de um rebanho e os cristãos, além de equiparar o poder de Deus em nossas vidas como o cajado e o bordão que asseguram e guiam as ovelhas. Conheça um pouco mais acerca desta bela história, contada pelo Rei Davi.
Salmo 23: o teu bordão é o teu cajado me consolam
Para as ovelhas, vulneráveis pelos barrancos de Judá, o medo era algo comum.
Porém, dois objetos de pastores eram ideais para assegurar a proteção destas, o cajado e o bordão. No caso, eram instrumentos de proteção e orientação, para ser mais específico.
A
função do bordão é justamente afastar os predadores, assegurando a integridade das ovelhas. Já o cajado é um instrumento usado para orientar as ovelhas, uma forma de guiá-las. Com os cristãos também é possível fazer um paralelo. Deus cumpre os dois papéis em nossas vidas.
É uma proteção e também um guia para orientar nossas vidas, nos guiar diante do inseguro e nos afastar dos males. Da mesma forma que somente com o cajado e com o bordão era possível manter as ovelhas protegidas, o mesmo acontece com a presença de Deus na vida dos cristãos. Não é possível encontrar a paz e nem se proteger sem a palavra da salvação, sem a fé e sem esse amor maior capaz de nos curar todas as feridas físicas e da alma.
Davi, o pastor que se tornou rei, de forma assertiva comparou a forma zelosa e incondicional que Deus cuida de seus filhos como a maneira que um pastor cuida de seu rebanho. Davi, aliás, foi quem fez essa comparação e compôs esse lindo Salmo. A concepção do Salmo 23 veio uma noite em que o Davi, o Rei, estava cercado pelos perigos em um oásis. Tropas de um rei inimigo o deixavam inseguro e ele precisou das belas palavras e dos ensinamentos de Deus para poder encontrar a força que precisava.
O cajado e o bordão de Deus são eternos, incondicionais e fornecem todo o amor que o Cristão precisa para sua vida. Você, Cristão, assim como Davi, deve fazer essa comparação mais que certeira. Ela ajudará a dimensionar a grandeza dos planos de Deus e como seu ensinamento é a coisa mais segura que temos em nossas vidas.
Já parou pra pensar que a oração é tão forte como um bordão e tão agraciada como um cajado?
Conheça os nossos serviços
Acesse o nosso endereço eletrônico e confira os nossos serviços. Entre em contato com a nossa equipe para maiores informações.
1 comentário:
Glórias à Deus, aleluia Senhor Jesus!