Sansão é um dos personagens bíblicos mais conhecidos, seja por ter uma história única e também por ter deixado várias lições que se aplicam até hoje em nossas vidas.
Continue neste post e saiba quais aprendizagens podemos tirar dessa história.
Resumo da história de Sansão
Sansão nasceu na tribo de Dã, em Israel e libertou o seu povo do domínio dos filisteus. Isso foi possível porque Deus lhe atribuiu uma grande força física para que ele fosse capaz de realizar atos sobre-humanos. A sua história pode ser encontrada no livro de Juízes e Números.
O seu pai Manoá era casado com uma mulher que não podia ter filhos, mas certo dia, de acordo com Juízes 13:3, “apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho”.
Após virar um homem adulto, Sansão foi juiz de Israel por vinte anos e se apaixonou pela filisteia Dalila, que descobriu a fonte de sua força após várias tentativas: os seus cabelos que nunca foram cortados. Com esse segredo em mãos, Dalila o entregou para os líderes dos filisteus.
O que podemos aprender com a sua história?
Ao observar a fundo a história de Sansão podemos perceber que ele não tinha inteligência emocional e autocontrole, já que ele caiu em tentação várias vezes e pecou contra Deus. Por conseguinte, podemos captar lições como:
1. Não cair em tentações
Devemos agir diferente de Sansão, que em certa situação não resistiu e quebrou o voto de nazireu ao se aproximar de um cadáver de um leão que ele havia matado há um tempo anterior e comer do mel de abelha que estava em sua carcaça.
2. Deus usa homens pecadores como seu instrumento
Foi o caso de Sansão e de diversos outros personagens bíblicos que cometeram erros, mas mesmo assim, continuaram sendo abençoados e utilizados por Deus.
3. Mesmo em tempos difíceis, o Senhor nos dá misericórdia
Até mesmo com a desobediência que resultou em sua prisão, em seu último ato de vida Sansão rogou a Deus em Juízes 16:28: “Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos”.
O seu pedido foi atendido e ele obteve a sua força novamente, derrubou as colunas do templo pagão e matou todos que lá estavam.
4. Os pecados sempre trazem consequências
Por mais que você possa ter uma vida tranquila e abençoada, é preciso se resguardar dos pecados, pois Sanção acumulou durante a sua jornada várias atitudes pecaminosas que por fim, acarretou a sua morte.
Conclusão
Por último, podemos aprender com a história de Sansão que Deus sempre tem planos para os seus filhos e, por mais que possamos descumprir os seus mandamentos, Ele nunca nos abandonará. Portanto, devemos ter humildade em reconhecer que somos pequenos perto do poder Senhor e pedir perdão e misericórdia. Siga o nosso perfil nas redes sociais para receber mais conteúdos de fé e esperança.
1 comentário:
Agradeço a Deus por mais essa mensagem!