Quem é o pai da mentira?

A mentira é capaz de modificar pessoas e famílias, além de ser um fator para te separar de Deus. Confira o conteúdo completo e veja como você pode abandonar essa atitude errada e que prejudica todos que estão ao seu redor.

mentira - Quem é o pai da mentira?
Quem é o pai da mentira?

Existem diversas atividades que podem nos separar de Deus ou até mesmo nos afastar da presença do criador. São atitudes que temos no dia a dia e que podem ocorrer sem perceber. Entre elas está a mentira e é importante sempre perguntar: quem é o pai da mentira?

Sabemos que a mentira é uma dessas ações que podem nos colocar distante daquele que está cuidando de nós, além de ser uma atitude que pode nos colocar distante da nossa família e das pessoas que amamos. 

Se você está passando por um momento delicado, com algumas mentiras em sua vida, aproveite para ler o conteúdo e refletir sobre o assunto. 

O que é a mentira?

Infelizmente, todos nós já mentimos pelo menos uma vez na vida. Seja por vergonha da verdade, por comodismo ou até mesmo para agradar alguém, não existe um ser humano que nunca tenha mentido. 

Também existem aquelas pessoas que acabam desenvolvendo sérios problemas com a mentira e que passam a mudar os fatos em todos os momentos e diante de todas as pessoas. 

É claro que já existem casos em que esse comportamento é caracterizado como doença e pode ser enquadrado em distúrbio mental. Mas, independente de qual seja a situação, a mentira é um erro moral e uma opção que pode nos afastar do bem. 

É importante mencionar que a mentira pode ocorrer de forma intencional ou não, alterando pequenos detalhes ou até mesmo uma história inteira. Mesmo assim, aqueles que começam a mentir e percebem que essa atitude pode ser uma fuga para atitudes erradas, é possível que esse indivíduo passe a utilizar a mentira para tudo. 

Por isso, é fundamental compreender que Deus não te criou para que você minta, e sim para que você seja verdadeiro, sincero e justo.

Por que Deus abomina a mentira?

Sabemos que Deus abomina muitas coisas e que deixou algumas delas anotadas na Bíblia, facilitando o nosso ensino e a nossa proximidade com ele. Basta reparar em cada uma das passagens para compreender que ele nunca foi a favor daqueles que mentem. 

Isso porque o ato de mentir não modifica apenas a sua vida ou a forma como você se relaciona com os demais. Quando você mente, também está impactando a vida do outro, daquele que estão acreditando em você. 

Por isso, o ato de mentir pode ser considerado como um equívoco que prejudica o próximo e que alterar os fatos como eles deviam acontecer. 

Por mais que você pense que uma pequena mentira é inofensiva e que não será capaz de prejudicar ninguém, sempre tente pensar como se fosse estive no mesmo lugar do outro. E se alguém estivesse te contando a mesma mentira? Você esperava isso de alguém que você ama?

Esses pensamentos podem nos afastar do desejo de mentir e da possível mania/costume que pode surgir após a primeira mentira. 

Por mais que a ciência tenha uma explicação para a mentira, acreditando que esse é um mecanismo que foi criado com a evolução humana para manter o convívio em sociedade, é fundamental que você esteja atento para saber que essa prática não deve e não pode fazer parte do seu dia a dia. 

Falar a verdade é algo libertador e que pode transformar as suas relações, incluindo a sua proximidade com Deus.

Quem é o pai da mentira?

Agora que conseguimos explicar um pouco mais essa atitude tão prejudicial, esse é o momento de conferir quem foi o responsável por espalhar esse mal em toda a terra. 

Como anuncia a bíblia, em João 8:44: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”. 

Ou seja, ele foi o responsável por criar a mentira, sempre pensando no que é capaz de atrapalhar e modificar a índole humana, pensando sempre em benefícios próprios. 

Existem diversos versículos na bíblia que falam sobre a mentira e o quanto essa atitude é reprovada por Deus. 

O livro de Efésios 4:25 é um exemplo, já que o livro apresenta a seguinte frase: “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo”. 

Devemos sempre lembrar que somos apenas um nessa terra e que devemos estar em constante união com nossos irmãos para que todos possam viver na comunhão dos céus. 

Fale sempre a verdade

Deu para perceber como a verdade é importante e porque sempre devemos ser sinceros com o outro, não é mesmo? É claro que precisamos diferenciar a sinceridade da grosseria, afinal, existem inúmeras formas de dizer a mesma coisa. 

Entretanto, é importante que você compreenda o valor que existe em dizer a verdade e como essa ação pode ser benéfica para você e todos que estão ao seu redor. 

Temos certeza de que você não deseja ver ninguém chateado ou chorando por algo que ouviu e que era mentira. Portanto, sempre tenha em mente de que a verdade nos libertará. 

Só assim poderemos enfrentar todas as situações de cabeça erguida, sabendo que demos o nosso melhor e que nunca fomos desonestos com ninguém. Além da proximidade com Deus, essa também é uma questão de caráter e que pode dizer muito sobre quem você é. 

Avalie as suas atitudes

Se por algum motivo você começou a mentir para as pessoas que estão próximas de você e não sabe como modificar essa atitude, repense agora mesmo no que disse e peça desculpas.

Explique o que fez e se desculpe de coração, esperando que o outro possa te perdoar. A partir desse momento elimine a mentira da sua vida e dos seus caminhos. 

Converse com Deus e aproveite para pedir desculpas, mencionando o seu arrependimento e a vontade de mudar, de ser melhor. 

Assim será possível melhorar as suas ações e se aproximar dos céus. Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então continue acompanhando o nosso blog!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: