Jó 1:21 – O Senhor deu, o Senhor tirou

A vida de Jó é um exemplo de como um servo fiel lida com as aflições, dizendo que "O Senhor deu, o Senhor tirou" ele mostra isso. Leia e entenda a história!

jo 1024x674 - Jó 1:21 - O Senhor deu, o Senhor tirou
Jó 1:21 – O Senhor deu, o Senhor tirou

Muitos cristãos recorrem ao livro de Jó quando estão passando por alguma dificuldade e não é para menos. O servo Jó mostrou quão grande era a sua fé e como ele dependia apenas de Deus. Você já deve ter ouvido o versículo “O Senhor deu, o Senhor tirou”, encontrado em Jó 1.21.

O nosso personagem passa por um momento de intenso sofrimento vindo de todas as esferas da sua vida. Acaba perdendo sua família, seus bens e até a sua saúde. O mais impressionante é a postura dele, que em momento nenhum nega a sua fé ou questiona os planos divinos para sua vida.

Temos muito o que aprender sobre a vida de Jó, especificamente sobre essa passagem bíblica, então continue acompanhando para entender melhor!

Somos apresentados à integridade de Jó

O capítulo 1 de Jó nos apresenta o personagem como alguém íntegro, que temia a Deus e que evitada fazer o mal. Muito abençoado com filhos e filhas, também muitas posses em bens materiais, sendo o homem mais rico do Oriente naquela época.

“Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.”

Jó 1:1

Quantas pessoas conhecemos que possuem vidas íntegras, mas que isso não impede que vivam aflições, não é mesmo? Isso porque somos abençoados pela graça de Deus, não porque somos merecedores. O próprio Cristo nos advertiu sobre as dores do mundo.

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

João 16.33

Jó amava seus filhos e oferecia holocaustos por eles

O amor de Jó por seus filhos também era muito grande, a palavra traz a informação de que muitos banquetes eram realizados para a família. O servo fiel também fazia com que seus filhos se purificassem nessas ocasiões, mostrando para nós sua influência na obediência a Deus.

Como se não bastasse, oferecia sempre holocaustos para os seus filhos, caso algum deles cometesse pecado. O seu cuidado com a família, sobretudo a sua fidelidade a Deus, é notado neste primeiro capítulo. A prática constante tinha a intenção de manter seus filhos em comunhão com Deus.

Satanás apresenta uma proposta

A palavra conta que Satanás junto a um grupo de anjos que se apresentavam a Deus. Conversando sobre o servo Jó, Satanás diz que ele apenas se mantém fiel por conta de sua vida, que um simples toque o faria negar a sua fé e questionar as ações divinas.

“Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.”

Jó 1:10,11

Deus permite, então, que Satanás toque em tudo o que está ao redor de Jó, menos em sua vida. A intenção era ver Jó amaldiçoando a Deus, então, o inimigo começa a trazer problemas, acidentes e muita destruição para família, bens e para a saúde de Jó.

Jó passou pelo dia de dores

O chamado dia de dores é o dia em que as aflições de fato começam na vida de Jó e ele começa a receber vários mensageiros com péssimas notícias. Entre elas estavam a perda da sua família, de posses, bois, jumentos, ovelhas e tudo o que ele possuía.

“Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar!”

Jó 1:18,19

A tristeza toda chega em um mesmo dia, notícia ruim que é seguida de uma pior ainda. O grande diferencial que encontramos na história é que Jó passa por tudo isso. Não é a perda de um ente querido, mas de toda a sua família. Não perde alguns animais, perde todas as suas posses.

“O Senhor deu, o Senhor tirou.” Jó 1:21

Por fim chegamos ao fim deste primeiro capítulo e a postura de Jó que tanto nos edifica. Ao saber de tudo o que aconteceu ele tem uma atitude de submissão e tristeza, que na época dizia respeito a rasgar as próprias vestes e raspar a cabeça.

“Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “. Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.”

Jó 1:20-22

A partir desse ponto vemos a postura de Jó diante de tantos motivos para sofrer. Ele vive esse luto e sofre as dores de sua doença e perdas, mas em nenhum momento questiona ou amaldiçoa a Deus. Mostra que Deus é suficiente para sua vida, a sua satisfação é somente por meio dele.

Pensando nisso, é comum ver que as pessoas procuram a Deus em seus momentos de sofrimento apenas, a fim de encontrar consolo no momento. Por outro lado, outras pessoas se afastam da fé por conta de dúvidas, geradas a partir de sofrimentos vividos.

O fato é que não vivemos por nosso merecimento, é a graça de Deus que nos basta. Por isso Jó afirma que Deus deu e tomou tudo o que ele tinha, reconhecendo a sua posição de ser humano, falho e menor. Precisamos estar prontos para viver períodos de bênçãos e períodos de sofrimento.

E essas fases não podem determinar a nossa fé, nos mantemos firmes apesar do que acontece, afinal, não sabemos o propósito, apenas Deus. Como vimos na vida de Jó, no futuro Deus restaurou muito mais do que ele tinha, restabelecendo a vida de seu servo fiel.

Gostou? Entre em nossas redes sociais, Facebook, Instagram, Youtube, para conferir mais materiais como este!

Leia mais…

Nos ajude nessa evangelização apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja em cada coração Amém, meus amados irmãos lembramos sempre das experiência do nosso irmão irmão Jó o quanto que ele sofreu mais nunca reclamou por tudo que ele passou na sua vida aqui na mais reclamou mais sim nos encorajou a enfrentar as dificuldade aqui na terra e numas de suas mensagens Bíblicas ele nos fala no Capítulo 1:21 O Senhor deu, o Senhor tirou.
    Vocês podem dizer Amém 🙏🙏🙏, irmão Sebastiao Filho.

Deixe seu comentário: