Muitos cristãos recorrem ao livro de Jó quando estão passando por alguma dificuldade e não é para menos. O servo Jó mostrou quão grande era a sua fé e como ele dependia apenas de Deus. Você já deve ter ouvido o versículo “O Senhor deu, o Senhor tirou”, encontrado em Jó 1.21.
O nosso personagem passa por um momento de intenso sofrimento vindo de todas as esferas da sua vida. Acaba perdendo sua família, seus bens e até a sua saúde. O mais impressionante é a postura dele, que em momento nenhum nega a sua fé ou questiona os planos divinos para sua vida.
Temos muito o que aprender sobre a vida de Jó, especificamente sobre essa passagem bíblica, então continue acompanhando para entender melhor!
Somos apresentados à integridade de Jó
O capítulo 1 de Jó nos apresenta o personagem como alguém íntegro, que temia a Deus e que evitada fazer o mal. Muito abençoado com filhos e filhas, também muitas posses em bens materiais, sendo o homem mais rico do Oriente naquela época.
“Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.”
Jó 1:1
Quantas pessoas conhecemos que possuem vidas íntegras, mas que isso não impede que vivam aflições, não é mesmo? Isso porque somos abençoados pela graça de Deus, não porque somos merecedores. O próprio Cristo nos advertiu sobre as dores do mundo.
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”
João 16.33
Jó amava seus filhos e oferecia holocaustos por eles
O amor de Jó por seus filhos também era muito grande, a palavra traz a informação de que muitos banquetes eram realizados para a família. O servo fiel também fazia com que seus filhos se purificassem nessas ocasiões, mostrando para nós sua influência na obediência a Deus.
Como se não bastasse, oferecia sempre holocaustos para os seus filhos, caso algum deles cometesse pecado. O seu cuidado com a família, sobretudo a sua fidelidade a Deus, é notado neste primeiro capítulo. A prática constante tinha a intenção de manter seus filhos em comunhão com Deus.
Satanás apresenta uma proposta
A palavra conta que Satanás junto a um grupo de anjos que se apresentavam a Deus. Conversando sobre o servo Jó, Satanás diz que ele apenas se mantém fiel por conta de sua vida, que um simples toque o faria negar a sua fé e questionar as ações divinas.
“Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face.”
Jó 1:10,11
Deus permite, então, que Satanás toque em tudo o que está ao redor de Jó, menos em sua vida. A intenção era ver Jó amaldiçoando a Deus, então, o inimigo começa a trazer problemas, acidentes e muita destruição para família, bens e para a saúde de Jó.
Jó passou pelo dia de dores
O chamado dia de dores é o dia em que as aflições de fato começam na vida de Jó e ele começa a receber vários mensageiros com péssimas notícias. Entre elas estavam a perda da sua família, de posses, bois, jumentos, ovelhas e tudo o que ele possuía.
“Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar!”
Jó 1:18,19
A tristeza toda chega em um mesmo dia, notícia ruim que é seguida de uma pior ainda. O grande diferencial que encontramos na história é que Jó passa por tudo isso. Não é a perda de um ente querido, mas de toda a sua família. Não perde alguns animais, perde todas as suas posses.
“O Senhor deu, o Senhor tirou.” Jó 1:21
Por fim chegamos ao fim deste primeiro capítulo e a postura de Jó que tanto nos edifica. Ao saber de tudo o que aconteceu ele tem uma atitude de submissão e tristeza, que na época dizia respeito a rasgar as próprias vestes e raspar a cabeça.
“Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “. Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.”
Jó 1:20-22
A partir desse ponto vemos a postura de Jó diante de tantos motivos para sofrer. Ele vive esse luto e sofre as dores de sua doença e perdas, mas em nenhum momento questiona ou amaldiçoa a Deus. Mostra que Deus é suficiente para sua vida, a sua satisfação é somente por meio dele.
Pensando nisso, é comum ver que as pessoas procuram a Deus em seus momentos de sofrimento apenas, a fim de encontrar consolo no momento. Por outro lado, outras pessoas se afastam da fé por conta de dúvidas, geradas a partir de sofrimentos vividos.
O fato é que não vivemos por nosso merecimento, é a graça de Deus que nos basta. Por isso Jó afirma que Deus deu e tomou tudo o que ele tinha, reconhecendo a sua posição de ser humano, falho e menor. Precisamos estar prontos para viver períodos de bênçãos e períodos de sofrimento.
E essas fases não podem determinar a nossa fé, nos mantemos firmes apesar do que acontece, afinal, não sabemos o propósito, apenas Deus. Como vimos na vida de Jó, no futuro Deus restaurou muito mais do que ele tinha, restabelecendo a vida de seu servo fiel.
Gostou? Entre em nossas redes sociais, Facebook, Instagram, Youtube, para conferir mais materiais como este!
Leia mais…
- História de Jó – Estudo Bíblico
- Jó: exemplo de que o sofrimento faz parte da nossa vida
- Mandamento 9 – Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
- Jornada de Abraão: um grande exemplo de fé e das escolhas de Deus!
- Palavra de Deus Para Quem Está em Depressão
- Deus é Fiel Sempre Fiel – Mensagem de Fé e Confiança em Deus
Nos ajude nessa evangelização apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais.
Jesus te ama muito.
1 comentário:
Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja em cada coração Amém, meus amados irmãos lembramos sempre das experiência do nosso irmão irmão Jó o quanto que ele sofreu mais nunca reclamou por tudo que ele passou na sua vida aqui na mais reclamou mais sim nos encorajou a enfrentar as dificuldade aqui na terra e numas de suas mensagens Bíblicas ele nos fala no Capítulo 1:21 O Senhor deu, o Senhor tirou.
Vocês podem dizer Amém 🙏🙏🙏, irmão Sebastiao Filho.