Jó: exemplo de que o sofrimento faz parte da nossa vida

O sofrimento é algo inerente ao ser humano. Contudo, alguns exemplos nos mostram que é possível superar os mais aterradores. E, Jó, profeta do Velho Testamento, nos mostra isso com uma história incrível - como você confere no nosso artigo.

lepra de Jo - Jó: exemplo de que o sofrimento faz parte da nossa vida
Jó: exemplo de que o sofrimento faz parte da nossa vida

Hoje em dia é comum falarmos sobre a ‘paciência de Jó’. Mas, o que realmente temos a aprender com um homem que não perdeu a fé nos momentos mais terríveis?

Autor no Velho Testamento, Jó tornou-se uma das mais conhecidas figuras bíblicas. Apesar de cronologicamente sua obra vir após vários livros na Bíblia, ele viveu nos tempos mais remotos, em uma época posterior a Abraão.

O que chama a atenção de Jó é sua história: um homem de fé e temente a Deus, com muitas riquezas e a bênção de uma grande família. Porém, sofreu devastações, perdendo tudo – casa, mulher e filhos – e é o mais emblemático nome de sofrimento no Velho Testamento.

“Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal”, Jó 1:1. Ou seja, era amigo do Pai. Mas, tudo mudou quando o inimigo buscou provar ao Senhor que ninguém suportaria tanto sofrimento.

Jó perde tudo e todos

Em Jó 1:6-11, Satanás, o pai da dúvida e da mentira, aponta que Jó amaldiçoaria a face de Deus se perdesse o que tinha na Terra. O Senhor, então, disse que poderia ser feito o que quisesse com o que rondava seu servo, desde que o inimigo não tocasse em Jó.

Na sequência, Jó 1:13-26 nos mostra uma série de tragédias fizeram o homem temente a Deus perder tudo. Foram mortes pela espada, fogos do céu, uma ventania que matou todos seus filhos.

Mas, isso não fez com que Jó perdesse a sua fé, raspando sua cabeça, rasgando seu manto e, com adoração, colocou o rosto na terra. “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de alguma coisa”, Jó 1:21-22.

Uma fé inabalável

O profeta também foi acometido por doenças, como uma lepra que consumiu todo seu corpo, novamente após Satanás criar a dúvida sobre sua fidelidade a Deus. Sua mulher e amigos insistiam sobre essa integridade em relação a sua fé – colocando-o como o culpado das desgraças.

Assim, com as mentiras propagadas por estes homens que se diziam próximos a Jó, o profeta questionou se tudo isso era enviado pelo Senhor. Então, o jovem sábio Eliú, que ali ouvia a conversa, mostrou o erro do questionamento, como vemos em Jó, capítulos 32-37: o homem não sabe quais são os planos de Deus.

O exemplo que vem até nós

Por fim, no capítulo 42, Jó entendeu a estima que o Senhor lhe tinha, após Ele falar com o profeta na tempestade. Assim, este homem de fé teve outros filhos e filhas, vivendo mais 140 anos e vendo várias de suas gerações.

O que podemos tirar de mais precioso em Jó é que o sofrimento faz parte da nossa vida. Não basta a nós, mortais, entendermos os planos de Deus – e, muito menos, como vimos na história desse profeta, questionarmos se é Ele que está causando o sofrimento.

Aqueles que acreditam Nele, e superam os momentos difíceis, tem mais que a restituição de suas riquezas ou famílias: possuem a vida eterna. Por isso, nos desafios, precisamos lembrar não apenas da ‘paciência de Jó’: mas, na sua fé e coração voltados a Deus.

Que tal ter mensagens como essa diretamente no seu e-mail? Inscreva-se e tenho acesso a um amplo conteúdo: https://conhecimentosdopai.com.br/receba-nossa-mensagens-por-e-mail

Veja também: Jornada de Abraão: um grande exemplo de fé e das escolhas de Deus!

Veja também: História de Jó – Estudo Bíblico

Veja também: Mandamento 9 – Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Alleluia amem sinhor Jesus Christ peco que livrai me tudo Mal ivejas odios amem sinhor Jesus Christ peco que de me saude Paz alegria amor entre meus filhos amigos meus irmaos todos aqueles qué Tao contra MIM de eles Paz saude amen alleluia sinhor Jesus Christ peco que de saude meu Cunhado e de todos aqueles qué Tao nos hospitais amem alleluia

Deixe seu comentário: