Uma das imagens mais conhecidas e marcantes relacionadas à fé é, sem dúvida, a Santa Ceia. Seja a descrição do evento na Bíblia, com as falas de Jesus, seja em representações artísticas sobre ela, o fato é que este momento é altamente conhecido.
Porém, será que você sabe o que significa a Santa Ceia? Verdadeiramente, o que é este momento icônico? Isso é o que mostraremos neste conteúdo, falando com mais detalhes sobre o tema.
Significado da Santa Ceia
Primeiro de tudo, não podemos esquecer que a Santa Ceia é, de certa forma, uma representação de algo fundamental relacionado à história descrita na Bíblia: a morte e a ressurreição de Jesus.
A cerimônia, com o pão e o vinho, representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente. Com isso, ao dividir o pão, Jesus dava seu corpo aos homens. O vinho, por sua vez, representaria uma união entre Deus e os humanos, representando salvação.
Ou seja, sempre que se faz a ceia, os seres humanos renovam a união e a celebração do sacrifício que Jesus fez pelo bem da humanidade. Assim, a Santa Ceia se torna uma verdadeira representação de fé das pessoas e da missão de Cristo na Terra.
É uma forma, também, de reafirmar a certeza dos homens na morte e na ressurreição de Jesus. E isso foi feito pelo bem de quem ficou vivo, com o sacrifício de Jesus pelos homens. Esse é um significado bastante importante da Santa Ceia.
Além disso, com a ressurreição de Cristo, se cristaliza a ideia de que ele venceu e prosperou, provando sua força e mostrando o caminho do bem a todos. Jesus salvou as pessoas e basta acreditar nele para que também possamos ser salvos.
Esta é uma premissa bastante importante da Bíblia e da religião. Pode-se dizer que a Santa Ceia traz este significado, mostrando de forma factual o que representa o poder de Cristo.
Importância da comunhão entre os homens
Considerando o que se passa no evento da Santa Ceia, também é possível abstrair o significado de que Jesus mostra a importância da comunhão entre todos. Não à toa, quando estamos na Igreja, fazemos processos que emulam esta situação e nos estimulam a comungar com os demais, em sinal de amor e bondade.
Recordação, sim. Repetição, não
Para concluir, vale uma diferenciação relevante: a Santa Ceia nos relembra o sacrifício feito por Jesus, como já dissemos ao longo deste conteúdo. Isso não significa, porém, que a cada realização dela que fazemos em nossos dias, seja feita uma repetição do sacrifício.
Ou seja: podemos falar em recordação, não em repetição do sacrifício. Assim, os homens, ao realizarem a Santa Ceia, mostram respeito e gratidão pelo que Jesus fez, não uma nova versão da situação.
Desta forma, portanto, podemos descrever a Santa Ceia. Seja sua origem ou as realizações que fazemos em nosso dia a dia, o importante é sempre lembrar como este fator é relevante para a história da humanidade e para a fé mundial.
Gostou deste conteúdo? Não perca tempo e leia outros textos de nosso blog, para ampliar o conhecimento sobre assuntos bíblicos.
Deixe seu comentário: