O que Josué 1:9 nos ensina?

"Seja forte e corajoso", foram as palavras de Deus para Josué e para você hoje. Então, se você está passando por uma grande luta, confira este texto.

É tão comum vermos pessoas envolvidas em seus medos. Olhe ao redor. Quantos você conhece que deixaram de sonhar, pararam suas vidas ou simplesmente entraram em uma tristeza profunda por temerem o que pode acontecer? Talvez, esse seja o seu caso.

Muitas vezes, quando estamos com medo, tentamos esconder esse sentimento dos nossos familiares, amigos e até mesmo de Deus (como se isso fosse possível). Afinal, a Palavra não diz “seja forte e corajoso”? Então, como posso temer algo? O que acontece em seguida é um sentimento de culpa que toma o nosso ser.

Se você já se sentiu ou se sente com frequência assim, que tal refletirmos juntos sobre o que Josué 1:9 nos ensina? Gostou da ideia, então, sente-se em um lugar confortável e medite sobre cada uma dessas palavras. Vamos começar?

Como tudo começou

Não podemos pensar nessas palavras de força e coragem sem pensarmos antes em Josué. Os filhos de Israel vagavam no deserto por longos 40 anos e coube a ele levá-los até a Terra Prometida, onde emanava leite e mel.

No entanto, Josué teria que reivindicar essa terra de seus atuais moradores. Ou seja, ele teria que lutar e liderar diversas batalhas, fornecendo também uma forte liderança espiritual para o seu povo durante o processo.

Mas, claro, como ser humano, feito de carne e pecador, esse bravo homem sentiu o peso de sua responsabilidade. Foi aí que o Senhor lhe disse, como forma de incentivo:

“Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Tais palavras foram realmente reconfortantes, como podemos imaginar.

Seja forte!

Sem dúvidas, esse é um dos maiores ensinamentos de Josué, capítulo 1. Parte de ser forte e de ter coragem significa que devemos confiar no Senhor. Afinal, é Ele a nossa verdadeira força. Se olharmos para Josué, por exemplo, veremos que ele não tinha todas as respostas para o que surgia em sua frente. Entretanto, ele seguiu em frente, agindo sempre pela fé.

Bem, isso não é exatamente o que acontece conosco? Raramente temos todas as respostas que gostaríamos. Mas, devemos lembrar que Deus promete que, quando buscarmos por Ele, pedindo direção, teremos sucesso.

Deus é o mesmo de antes e sempre será. Se Ele esteve com Josué, Ele estará com você. Acredite!

Seja corajoso!

Para ter coragem é preciso tomar certas decisões. É preciso, de forma clara, acreditar em Deus. Acreditar que Ele está no comando e que nos guiará onde quer que andemos.

Mas não se engane. Para ser corajoso, é necessário conhecer a Cristo e, para isso, devemos meditar na Sua palavra, buscá-lo em oração e seguirmos Seu exemplo. A coragem surge quando a nossa confiança no Pai é maior que os nossos medos.

Como posso ser forte e corajoso?

Abaixo, listamos alguns passos para que você seja capaz de criar força e coragem no Pai, mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis. Vamos conferir?

  • Tenha em mente que foi Deus quem nos ordenou para sermos fortes e corajosos: isso mesmo. Devemos ser fortes e corajosos simplesmente porque essa é uma ordem de Deus. Sempre que algo não correr bem, é preciso respirar fundo e se lembrar de quem nos disse como agir;
  • Saiba que Deus lhe recompensará: no livro de Tiago lemos que “bem-aventurado o homem que permanece firme na provação”. Pode ser difícil suportar a pressão do dia a dia, mas Deus promete nos recompensar se o fizermos;
  • Tenha a Palavra de Deus como um guia de vida: “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”. Quando a dúvida ou o medo surgirem, medite na Bíblia e lembre-se das promessas do nosso Senhor e Salvador. Acredite, elas o encorajarão;
  • Lembre-se que Jesus já venceu o mundo: Jesus morreu e ressuscitou. Ele venceu a morte. Portanto, podemos e devemos reivindicar essa vitória em Seu nome. Já vencemos;
  • Entenda que Deus estará conosco em meio a dificuldade: o medo pode nos fazer questionar nossas decisões ou nos fazer duvidar de nossa determinação. Quando estamos desanimados, podemos ser tentados a voltar atrás ou abaixar a cabeça, admitindo a derrota. Esta não é a vida que Deus quer para nós. Ele quer que saibamos que sempre estará conosco, nos ajudando e nos fortalecendo;
  • Deus pode ser um refúgio em meio aos problemas: “deixo-vos a paz; Minha paz eu vos dou. Não como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemoriza”. Quando tudo parecer perdido, podemos encontrar momentos de calma e tranquilidade nos braços do nosso Senhor;
  • É Ele quem nos redime e nos chama pelo nome: quando duvidamos do poder de Deus, sentimos que não somos dignos de sermos chamados de filhos. No entanto, quando isso acontecer, lembre-se que lemos em Isaías 43:1 que “não temas, porque eu te remi. Eu te chamei pelo nome. Você é meu”. Ele não te deixará. Ele acalmará o teu coração e fará as tempestades sessarem.

Guarde isso em seu coração

Quando estamos com medo, ler que devemos ser fortes e corajosos pode parecer assustador. No entanto, saiba que coragem não é ausência de medo, mas é fazer a coisa certa mesmo quando sentimos esse medo.

Força, por outro lado, não é algo que podemos desenvolver magicamente. Ela vem do treinamento, da paciência e, principalmente, da prática. Todos nós passamos por situações de medo e está tudo bem. Afinal, quando Deus nos diz para não termos medo, Ele não está ordenando algo, mas sim nos confortando.

Lembre-se que Ele nos ama e quer o melhor para cada um de nós. Descanse nEle.

Esse conteúdo mexeu com o seu coração e com a sua alma? Se sim, nos visite mais vezes. Aproveite para ler outros textos do nosso blog e fique de olho em todas as nossas redes sociais. Por lá, você fica sabendo sempre que algo novo é publicado.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • DEUS lhe abençoe sempre 🙏🙏🙏🙏

Deixe seu comentário: