O dízimo faz parte da vida dos cristãos desde os tempos da Bíblia. Mas, você saberia dizer qual o seu propósito ou objetivo? Ou melhor, você entende o porquê de devolvê-lo periodicamente ou apenas o faz por costume, porque foi ensinado assim?
Ao todo, a Palavra menciona o dinheiro mais de 800 vezes. O motivo? Deus sabia que os seres humanos se apegariam a ele e dariam muita importância ao seu valor. Logo, abrirmos mão de uma determinada quantia é um ato de desapego e amor ao Senhor.
Vamos descobrir mais sobre o que a Bíblia nos ensina sobre o dízimo e o que ele significa para quem crê no Pai? Para isso, é só continuar conosco até o final deste conteúdo especial!
Mas, o que é exatamente o dízimo?
Devolver o dízimo é o ato de dar uma determinada porcentagem de tudo o que você ganha para a igreja que você frequenta. Na Bíblia, o dízimo era devolvido quando os cristãos ofertavam 10% de sua renda a Deus.
Logo, podemos dizer que o significado bíblico do dízimo é que nós sejamos doadores, entregando ao Senhor com alegria aquilo que Ele mesmo nos deu.
Como a devolução do dízimo deve ser feita?
O dízimo não deve ser tido como uma obrigação. Afinal, ele é a devolução de tudo o que recebemos de Deus. Assim, os cristãos devem ofertá-lo da seguinte maneira:
Com generosidade
Jesus disse aos seus seguidores para darem de graça o que receberem de graça. A Palavra também nos diz, através de Paulo, que tudo aquilo que semeamos, havemos de colher. Desta maneira, não devemos ser avarentos, mas entregarmos o dízimo de forma generosa.
Com humildade
Devolvemos 10% de tudo o que ganhamos em forma de dízimo. Mas isso não significa que esses 10% são de Deus e todo o resto é nosso. Inclusive, Jesus repreendia com frequência os fariseus por agirem de tal modo.
Portanto, seja humilde e lembre-se que tudo o que você recebe, hoje, veio do alto.
Com vontade
Para oferecer o dízimo da maneira certa, devemos nos perguntar “como esse valor irá auxiliar na obra de Deus?”. Pensar em tudo o que será feito com essa oferta pode aumentar a sua vontade de contribuir, trazendo alegria ao seu coração.
O dízimo segundo a Palavra
Abaixo, separamos alguns trechos que nos mostram, de forma clara, o que a Bíblia ensina sobre o dízimo. Acompanhe conosco:
- O primeiro dízimo
- A lei de Moisés
- Todos os dízimos pertencem ao Senhor
- Devemos amar a Deus, não o dinheiro
- Seu dízimo mostra o que é realmente importante para você
- Deus nos retribui de acordo com a forma como damos
No final das contas, entendemos que o dízimo, além de bíblico, demonstra onde está o nosso coração: em Deus ou no dinheiro. Se recebemos algo do Pai, nada mais justo que demonstrarmos nosso agradecimento e reconhecimento através da devolução de uma parte.
Se você gostou deste conteúdo e se ele falou ao seu coração, acesse hoje mesmo nosso blog e leia mais artigos como esse. Tire ainda alguns minutos e aproveite para nos seguir em todas as redes sociais! (Facebook, Instagram, Youtube)
Escolha uns dos textos abaixo para ler mais:
1 comentário:
Gostei da explicação sobre os dízimos e a forma de os doar.