Saiba o que a bíblia diz sobre amizades

A bíblia exalta as amizades e diz que ter um bom amigo é algo precioso, logo, precisamos amá-lo e ter comunhão com ele, pois isto agrada o nosso Deus.

amigas - Saiba o que a bíblia diz sobre amizades
Saiba o que a bíblia diz sobre amizades

Durante nossa vida nesta terra conhecemos várias pessoas, e estas podem ter um impacto muito profundo em nossos corações, ao ponto de considerarmos estas pessoas como parte da nossa família. 

Um amigo é muito mais do que alguém para compartilhar nossas alegrias, pois ele pode ser também um auxílio nos dias ruins. Logo, ter um amigo é contar com a companhia de alguém para todas as horas. 

A bíblia nos instrui muito sobre as amizades, e para que você entenda como as escrituras sagradas falam sobre este tipo de relacionamento, preparamos este artigo. Acompanhe!

Sozinho não se pode caminhar

Quantas vezes você se sentiu triste, desanimado, ou até mesmo com raiva? Todos esses sentimentos podem nos colocar para baixo. E assim, podemos querer nos isolar e passar pelas dificuldades sozinhos. É claro que o Espírito Santo sempre nos acompanha nos momentos de dor, porém, a vontade de Deus é que tenhamos pessoas amadas ao nosso lado.

Observe o que nos diz Eclesiastes 4:9-11: 

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”. 

A passagem é bem clara: estar acompanhado é muito mais vantajoso, independente da situação.

Isso é bem dito em Provérbios 17:17 “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” 

Pense nos amigos que tem: com certeza você se lembrará de situações onde tê-los ao seu lado lhe ajudou, ou até mesmo situações onde você foi quem ajudou. Amigos são dádivas de Deus, por isso devemos mantê-los por perto e zelar por suas vidas. 

Amigos mais chegados que irmãos

Existem amigos de longa data e amigos que fazemos conforme o decorrer da nossa vida, mas a verdade é que independente do caso, podemos criar tal intimidade ao ponto de ficarmos confortáveis com eles para compartilhar os sentimentos e acontecimentos mais íntimos.

Sabemos que a família é a base da nossa vida, por isso, sempre contamos com aqueles com quem temos este vínculo tão forte. A bíblia nos diz que em alguns casos, nossos amigos podem ser mais chegados que irmãos.

Provérbios 18:24: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” 

Imagine tal coisa: alguém que não tem o mesmo sangue que você, mas que o ama e o respeita como um irmão. Uma amizade assim é benção para nós. Acredite que Deus escolhe e separa pessoas para entrar e fazer a diferença em sua vida! 

A importância de ter amigos cristãos

Você sabe que ter amigos é importante, mas já se perguntou como ter um amigo cristão pode edificar sua vida? As amizades podem surgir de qualquer local, porém, uma amizade baseada nos princípios da bíblia pode fortalecer nossa fé.

Pense bem, um amigo de verdade quer o nosso bem. E qual é a melhor coisa que podemos ter em nossa vida? Com certeza a nossa fé e salvação em Jesus Cristo. Ter um amigo cristão é essencial, pois assim temos a oportunidade de discutir assuntos espirituais e buscar a Deus juntos. 

Provérbios 13:20 nos diz: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” Logo, ter uma amizade com um cristão te ajudará a alcançar lugares mais altos, pois você e seu amigo terão o mesmo objetivo: amar e temer a Deus.

Não podemos nos esquecer também da instrução que achamos em Salmos 1:1.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” 

Reflita sobre esta passagem. Você como filho de Deus deve ser separado, sal nesta terra, por isso, algumas amizades podem ser prejudiciais à sua fé. Peça a Deus sabedoria para fazer amizades, e identifique aquelas que agregam a sua vida espiritual.

Amar o seu amigo é amar o próximo

Sabemos que uma das coisas mais importantes que devemos fazer como cristãos é amar o próximo. Quando temos um amigo, o amamos de todo o coração e assim, cumprimos a vontade de Deus.

Sabemos que o amor vai muito além de palavras, mas se demonstra através de atitudes. Sendo assim, amar o seu amigo é uma forma de pregar o evangelho. Servir o seu amigo, ajudar o seu amigo e orar por ele são meios de agir como um verdadeiro cristão.

Lembre-se: o melhor exemplo de amigo é Jesus Cristo, que deu sua vida por nós para que tivéssemos a vida eterna. Pense em tudo que Ele fez e ensinou por amor aos seus filhos. É isso que ele também deseja de nós.

Veja que palavra poderosa a de João 15:12-15: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” 

Logo, além de cuidarmos dos nossos amigos terrenos, devemos também cultivar nossa amizade com Cristo, convidando-o para nossas vidas diariamente, partilhando com Ele nossas tristezas e alegrias, mostrando assim que O amamos e desejamos sua companhia.

Uma boa amizade vale ouro e alegra o coração do Pai. Esperamos que através deste texto você tenha entendido mais sobre o propósito dos amigos na nossa vida, além da nossa amizade com Jesus. Que você se sinta inspirado pelo Espírito Santo a amar seus amigos e agir de acordo com este sentimento tão puro.

O Conhecimentos do Pai deseja te ajudar a alimentar seu espírito através das nossas reflexões. Em nosso blog você encontra outros textos sobre diversos temas relacionados à fé. Para ter acesso a mais conteúdos, nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube!

Leia também…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Acredito que o grande amigo de nossa vida e,Deus.eu teabalhei 35 anos com vendas e em uma certa empresa eu fui ser supevisor de vendas,montei um equipe de vendas so com os amigos da epoca,nao coloquei vendedor com esperiencia,mais fui fazer os vendedores,trabalhamos 12 anos com a mesma equipe,completei 65 anos e tive que parar com as vendas,passei uma situacao muito dificil,e os amigos da epoca que montei a equipe de vendas,todas creceram,teve um que o ajudei muito,emprestei dinheiro pra comprar carro para ele trabalhar,emprestei dinheiro pra ele se manter,ajudei ate sair da empresa,na minha situacao dificil,ele foi o primeiro que quando soube que eu estava passando um momento dificil se afastou,hoje me encontro com ele,o mesmo diz que Deus me colocou na vida dele pra o ajudolo.nao queria nda dele,so o respeito da amizade.

Deixe seu comentário: