
Embora o segundo mandamento de Deus nos ensine que não devemos tomar Seu santo nome em vão, muitas pessoas aparecem se autoproclamando salvadoras e detentoras da palavra divina. No entanto, a Bíblia nos alerta sobre isso, e Mateus registrou os ensinamentos de Jesus sobre esses falsários. Veja o que o apóstolo diz em seu Evangelho sobre os falsos profetas.
O apóstolo Mateus
Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus e autor de um dos quatro evangelhos canônicos, registrados no Novo Testamento. Nascido na Galileia, era filho de Alfeu e trabalhava como coletor de impostos do rei Antipas. Ele também foi uma das testemunhas da ressurreição e ascensão de Cristo.
Após esse episódio, Mateus foi um dos principais seguidores a levar os ensinamentos de Jesus, tendo sucedido Pedro como líder da comunidade de Jerusalém. Pouco se sabe sobre sua morte, mas a Igreja Católica afirma que ele foi martirizado na Etiópia e faleceu em decorrência de um ferimento de espada.
O momento em que Mateus é chamado por Jesus para segui-lo está registrado na Bíblia e ficou conhecido como a “Vocação de Mateus”: “Depois, indo adiante, Jesus viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria, e lhe disse: ‘Seja meu seguidor’. Então ele se levantou e o seguiu” (Mateus 9:9).
Os falsos profetas
Em seu Evangelho, Mateus registrou o momento em que o filho de Deus nos previne de possíveis enganadores. Ao ser questionado no Monte das Oliveiras sobre os sinais de sua vinda, Jesus, em resposta, lhes disse: “Cuidado para que ninguém os engane, pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’, e enganarão a muitos” (Mateus 24:4-5).
De tempos em tempos, homens e mulheres surgem entre nós se autoproclamando detentoras da palavra de Deus, “(…)que se chegam a vocês em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos vocês os reconhecerão. Será que se colhem uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto bom, mas toda árvore ruim produz fruto imprestável”. (Mateus 7:15-17).
Jesus nos ensina também que “surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a muitos; e, por causa do aumento do que é contra a lei, o amor da maioria esfriará” (Mateus 24:11-12). Muitas pessoas também vão tropeçar, assim como trairão uns aos outros e também se odiarão nesse ínterim, “mas quem perseverar até o fim será salvo. E estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:13-14).
E como os pseudoprofetas vão tentar nos enganar? No livro de Mateus, Cristo nos avisa que essas pessoas “(…) farão grandes sinais e milagres a fim de enganar, se possível, até mesmo os escolhidos” (Mateus 24:24). No entanto, devemos, como bons cristãos, prestar atenção em sua mensagem, e somente a leitura e o estudo da Bíblia podem nos proteger contra os ensinamentos errados desses ditos profetas.
Quer conhecer a palavra de Deus e entender sua mensagem? Baixe agora o e-book da teologia e estude conosco os ensinamentos divinos. Você também pode se inscrever e receber outros assuntos sobre teologia.
Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.
Leia mais:
- Como identificar um falso profeta?
- Os Sinais da Volta de Jesus Cristo Que Estão Acontecendo
- Tudo Posso Naquele que Me Fortalece – Filipenses 4:13
- Oração para afastar a Falsidade
- Os maiores sinais da Segunda Vinda de Cristo para a Terra
- Deus é Justo – Aqui se Faz Aqui se Paga
- Sinais da Volta de Jesus Cristo – MENSAGEM DE ALERTA
Jesus te ama muito.
1 comentário:
Amém