Estudo bíblico – O que Mateus diz sobre os falsos profetas?

Esse estudo bíblico vai te explicar sobre os falsos profetas que temos descritos na bíblia e também no dias de hoje. Veja esse estudo

estudo biblico – o que mateus diz sobre os falsos profetas 20181109121313.jpg - Estudo bíblico – O que Mateus diz sobre os falsos profetas?
Estudo bíblico – O que Mateus diz sobre os falsos profetas?

Embora o segundo mandamento de Deus nos ensine que não devemos tomar Seu santo nome em vão, muitas pessoas aparecem se autoproclamando salvadoras e detentoras da palavra divina. No entanto, a Bíblia nos alerta sobre isso, e Mateus registrou os ensinamentos de Jesus sobre esses falsários. Veja o que o apóstolo diz em seu Evangelho sobre os falsos profetas.

O apóstolo Mateus

Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus e autor de um dos quatro evangelhos canônicos, registrados no Novo Testamento. Nascido na Galileia, era filho de Alfeu e trabalhava como coletor de impostos do rei Antipas. Ele também foi uma das testemunhas da ressurreição e ascensão de Cristo. 

Após esse episódio, Mateus foi um dos principais seguidores a levar os ensinamentos de Jesus, tendo sucedido Pedro como líder da comunidade de Jerusalém. Pouco se sabe sobre sua morte, mas a Igreja Católica afirma que ele foi martirizado na Etiópia e faleceu em decorrência de um ferimento de espada.

O momento em que Mateus é chamado por Jesus para segui-lo está registrado na Bíblia e ficou conhecido como a “Vocação de Mateus”: “Depois, indo adiante, Jesus viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria, e lhe disse: ‘Seja meu seguidor’. Então ele se levantou e o seguiu” (Mateus 9:9).

Os falsos profetas

Em seu Evangelho, Mateus registrou o momento em que o filho de Deus nos previne de possíveis enganadores. Ao ser questionado no Monte das Oliveiras sobre os sinais de sua vinda, Jesus, em resposta, lhes disse: “Cuidado para que ninguém os engane, pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’, e enganarão a muitos” (Mateus 24:4-5).

De tempos em tempos, homens e mulheres surgem entre nós se autoproclamando detentoras da palavra de Deus, “(…)que se chegam a vocês em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos vocês os reconhecerão. Será que se colhem uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto bom, mas toda árvore ruim produz fruto imprestável”. (Mateus 7:15-17).

Jesus nos ensina também que “surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a muitos; e, por causa do aumento do que é contra a lei, o amor da maioria esfriará” (Mateus 24:11-12). Muitas pessoas também vão tropeçar, assim como trairão uns aos outros e também se odiarão nesse ínterim, “mas quem perseverar até o fim será salvo. E estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:13-14).

E como os pseudoprofetas vão tentar nos enganar? No livro de Mateus, Cristo nos avisa que essas pessoas “(…) farão grandes sinais e milagres a fim de enganar, se possível, até mesmo os escolhidos” (Mateus 24:24). No entanto, devemos, como bons cristãos, prestar atenção em sua mensagem, e somente a leitura e o estudo da Bíblia podem nos proteger contra os ensinamentos errados desses ditos profetas.

Quer conhecer a palavra de Deus e entender sua mensagem? Baixe agora o e-book da teologia e estude conosco os ensinamentos divinos. Você também pode se inscrever e receber outros assuntos sobre teologia.

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Leia mais:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

Deixe seu comentário: