Estudo bíblico: Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?

Saiba como fazer um Estudo Bíblico para que você se aproxime mais de Deus e também te ajude a pregar e disseminar a palavra de Deus.

Estudo bíblico Como fazer o estudo da Palavra e aproximar se de Deus 3 1024x536 - Estudo bíblico: Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?
Estudo bíblico: Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?

Estudo bíblico – Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?

Todos nós nos esforçamos para passar um tempo com Deus e em Sua Palavra, mas às vezes a vida pode tirar o melhor de nós, especialmente quando fazemos malabarismos com o trabalho e uma família. Separar um tempo para falar com nosso Criador se torna outro item na extensa lista de afazeres. Então, antes mesmo de nos darmos conta, nosso relacionamento com Deus tornou-se algo que nos preocupamos apenas em ocasiões especiais ou então até que uma tragédia nos atinja e precisamos que Ele intervenha.

A boa notícia é que passar tempo com Deus não é ciência de foguetes. Você não precisa de um monte de livros ou tempo para se preparar; não há equação exata que seja necessária para fazer com que você tenha uma interação melhor e mais significativa com nosso Pai Celestial. Tudo o que você precisa é de um coração disposto e aberto. Esse é o primeiro passo que abre a porta para melhorar e ir mais fundo com Deus.

Esse é o primeiro passo, mas não é o último. Assim como nossos relacionamentos aqui na terra, um relacionamento com Deus leva tempo para se desenvolver e isso requer algum trabalho. Tudo que é bom na vida leva tempo e, não vale a pena no final, especialmente quando se trata de seu relacionamento com o nosso Criador? Pode não haver uma fórmula mágica que possa fornecer a você o caminho exato para atingir seu objetivo de melhorar seu relacionamento com Deus, mas essas coisas são apenas algumas das várias maneiras pelas quais você pode começar a construir e desenvolver esse relacionamento.

A intimidade com Deus está disponível para você. É tão acessível a você quanto as promessas de Deus. E o convite de Deus para que você desfrute de comunhão íntima com ele é aquilo que está colocando sua fé em teste mais do que qualquer outra coisa (Tiago 1: 2–4).

O coração da intimidade

Intimidade é o que chamamos de experiência de realmente conhecer e ser conhecido por outra pessoa. Um amigo íntimo é alguém com quem nos sentimos muito próximos; eles nos conhecem em um nível profundo. Se algo acontece que prejudica a intimidade com o nosso amigo, eles se sentem distantes de nós. Ou uma pessoa que não nos conhece intimamente nos conhece em um nível superficial.

Mas é claro que a intimidade não é espacial, mas relacional. Todos nós sabemos o que é estar sentado ao lado de uma pessoa com quem nos sentimos distantes e podemos nos sentir próximos de uma pessoa que está a quatro mil milhas de distância.

O que nos faz sentir íntimo de outra pessoa? Embora existam muitos ingredientes para a intimidade e cada relacionamento íntimo que temos tem uma receita diferente, comum a todos eles é a confiança. Não podemos ter intimidade com uma pessoa em quem não confiamos.

A confiança está no coração da intimidade. Quanto mais confiamos em alguém, mais perto nos deixamos chegar até nós. O grau em que a confiança é comprometida em um relacionamento é o grau em que a intimidade se evapora.

O coração da intimidade com Deus

Isso é tão verdadeiro em nosso relacionamento com Deus quanto em nossos relacionamentos com outros seres humanos. Nossa experiência da proximidade ou distância de Deus não é uma descrição de sua proximidade real a nós, mas de nossa experiência de intimidade com ele. As escrituras nos mostram que Deus é íntimo daqueles que confiam nele.

Quanto mais confiamos em Deus, mais intimamente chegamos a conhecê-lo. Uma distância sentida de Deus é muitas vezes devido a uma ruptura na confiança, como um pecado ou desapontamento.

Essa realidade é de vital importância para entender. Como cristãos, queremos experimentar intimidade com Deus. Com o salmista dizemos: “para mim é bom estar perto de Deus” (Salmos 73:28). E queremos prestar atenção à exortação de Tiago e realizar sua promessa: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês” (Tiago 4: 8). Mas podemos buscar essa proximidade de diversas maneiras, começando pelo estudo bíblico de sua palavra.

Intimidade é mais que conhecimento

Um erro comum é pensar que a proximidade de Deus pode ser alcançada através da acumulação de conhecimento. Agora, é claro, para conhecer intimamente a Deus, precisamos conhecer as coisas cruciais sobre Ele. Jesus disse: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32) e ele apontou que muitos adoram o que não sabem (João 4:22).

Mas nunca na história da igreja cristã há tanto conhecimento teológico disponível para tantas pessoas quanto é hoje. Estamos repletos de material de estudo bíblico, são traduções da Bíblia, bons livros, artigos perspicazes, sermões gravados, entrevistas, filmes, documentários, música e muito mais.

No entanto, poucas pessoas criam uma relação próxima a nosso Criador. Por quê? Porque o conhecimento não é sinônimo de confiança. É por isso que Jesus disse aos líderes religiosos de sua época, alguns que possuíam um conhecimento enciclopédico das Escrituras,
“Você examina as Escrituras porque pensa que nelas você tem a vida eterna; e são eles que testificam de mim, mas você se recusa a vir a mim para que tenha vida. ”(João 5: 39–40)

O conhecimento bíblico é muito melhor do que o ouro quando alimenta nossa confiança em Deus, porque alimenta nossa intimidade com Deus (Salmos 19:10). Mas quando o conhecimento bíblico substitui nossa confiança em Deus, isso apenas alimenta nosso orgulho (1 Coríntios 8: 1).

Por que as experiências estéticas falham?

Outro erro comum é tentar alcançar a intimidade com Deus através de experiências estéticas subjetivas. Podemos chamar isso de abordagem “Campo dos Sonhos”: se construirmos o ambiente certo, Deus “virá”.

Alguns buscam isso em ambientes litúrgicos elevados, projetados para inspirar uma experiência de transcendência e mistério. Outros o perseguem em eventos de adoração contemporâneos projetados para inspirar uma experiência de imanência.

Outros perseguem avivamentos, pensando que a proximidade com o poder de Deus resultará na proximidade de Deus. Se verdadeiramente confiamos em Deus, tais ambientes podem incentivar nossa intimidade com Deus. Mas nenhum deles possui inerentemente o poder de conjurar a proximidade de Deus para conosco.

Pense assim: um jantar à luz de velas com música romântica pode encorajar um momento doce de intimidade relacional entre marido e mulher, mas apenas na medida em que o ambiente incentiva e aprofunda sua confiança e amor mútuos. Se existe uma distância relacional entre eles devido à falta de confiança, a própria estética não tem poder para encurtar a distância. Apenas restaurar a confiança fará isso.

Como nos aproximamos de Deus

Estudo bíblico Como fazer o estudo da Palavra e aproximar se de Deus 1 1024x536 - Estudo bíblico: Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?
Estudo bíblico: Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?

O segredo de nos aproximarmos de Deus e de nos aproximarmos de nós é revelado claramente na Bíblia: aproximamo-nos de Deus pela fé em Cristo, o único que nos dá acesso a ele (Hebreus 4: 14-16 ; 7:25 ; Filipenses 3: 9), e colocamos a nossa confiança em todas as “suas preciosas e grandes promessas”, que encontram o seu Sim para nós em Cristo (2 Pedro 1: 4 ; 2 Coríntios 1:20).

Deus está impressionado com a nossa fé, não com os nossos feitos. Onde falta a fé, ele não está satisfeito com a quantidade de nosso conhecimento ou com a qualidade de nossos eventos estéticos.

E sem fé é impossível agradá-lo, pois quem quer que se aproxime de Deus deve acreditar que ele existe e que ele recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11: 6)

Quando Deus vê alguém cujo coração confia plenamente em suas promessas e vive por elas, Deus apoia fortemente esse santo (2 Crônicas 16: 9) e se manifesta a ele:

“Quem tem os meus mandamentos e os guarda, esse é quem me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai e eu o amarei e me manifestarei a ele ”(João 14:21).

O convite de Deus à aproximação

Estudo bíblico Como fazer o estudo da Palavra e aproximar se de Deus 2 1024x536 - Estudo bíblico: Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?
Estudo bíblico: Como fazer o estudo da Palavra e aproximar-se de Deus?

Deus quer intimidade com você. Cristo fez todo o trabalho duro na cruz para tornar isso possível. Tudo o que ele exige é que você acredite nele (João 14: 1). Ele quer que você confie nele de todo o coração (Provérbios 3: 5).

O que significa que seu convite para você desfrutar da intimidade com ele é as providências em sua vida que estão testando sua fé mais do que qualquer outra coisa.

É provavelmente um convite que sua carne quer declinar. Mas, ao estudar sua Bíblia, a grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12: 1) não concorda com Tiago e com Pedro que a maior provação da fé é o caminho para a maior alegria (Tiago 1: 2–4 ; 1 Pedro 1). : 8–9) E eles não concordam com Paulo que não vale a pena comparar com a alegria de conhecer a Cristo e a glória vindoura (Filipenses 3: 8 ; Romanos 8:18)?

A intimidade com Deus frequentemente ocorre nos lugares em que devemos confiar mais nele. O céu na terra é a alegria inexprimível e a paz que ultrapassa o entendimento que vem da confiança total em Deus (Filipenses 4: 6-7). Pois, como disse o velho escritor de hinos, “aqueles que confiam nele, o acham inteiramente verdadeiro”.

Agradeça a Deus. Pare e pense em muitas das bênçãos e benefícios que Deus lhe deu e faça uma lista deles. Você provavelmente ficará agradavelmente surpreso com quantas você lembrará imediatamente. E Deus ficará bem satisfeito por você ter imediatamente dado este maravilhoso passo adiante!

Para aprender mais sobre como construir seu relacionamento com Deus, assine nosso newsletter! Clique aqui e inscreva-se.

Conheça o Curso Formação em Teologia

Como Servir Melhor e exercer com excelência um Ministério? Estude Teologia em Casa com o Curso Bacharel Livre em Teologia da Universidade da Bíblia. Agora Você Pode Aprender Teologia Com Qualidade, No Seu Ritmo e Sem Mensalidades! A Formação Espiritual Madura Pode ser o Diferencial de Um Obreiro Aprovado por Deus. Estude Teologia em casa e entenda os grandes temas da Bíblia! Clique aqui e saiba mais

COMPARTILHE ABAIXO E DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Obrigado missionário por me proporcionar esse documentário sobre aproximação de Deus

Deixe seu comentário: