A Sagrada Família é representada pela dedicação à família de Jesus de Nazaré, sendo esta composta por Jesus, Maria e José. Dessa forma, se tornou um exemplo de família a ser seguido por todos os cristãos. O seu objetivo é sempre fazer e seguir as vontades de Deus.
A devoção à Sagrada Família reflete nos aspectos de cada lar, assim, a bondade e uma boa conduta paira sobre todos os integrantes da família, assim como, ajuda a suportar momentos difíceis que serão amenizados e mais toleráveis seguindo os exemplos da família de Jesus.
Essa devoção começa a se espalhar aproximadamente a partir do século XVII, ao se atentar a algumas particularidades da vida de Jesus Cristo na Terra. Este nasceu e foi criado em uma família simples, com pais trabalhadores e honestos como muitas famílias que estão no mundo.
A família é caracterizada por Maria, uma dona de casa devota, José, um carpinteiro, e Jesus, o filho obediente. Essa formação e princípios foram propagados pela Europa e, posteriormente, ao continente americano.
O dia de comemoração da Sagrada Família é realizado no primeiro domingo após o Natal, e a sua festa foi estabelecida pelo papa Leão XIII e continuada para todos os integrantes da igreja pelo Papa Francisco.
Integrantes da Sagrada Família
Iremos apresentar separadamente os integrantes da Sagrada Família para se compreender a importância do papel de cada um na construção da família.
Virgem Maria
Maria, mãe de Jesus, dedicou toda sua vida a seu filho, sempre ao seu lado lhe preparando para todos os obstáculos que iriam surgir em sua caminhada.
Essa sempre seguiu o caminho do Pai e não se desviou da sua estrada, mesmo quando teve de presenciar a perda do seu filho, sabia que tudo que estava acontecendo era da vontade de Deus.
Maria é considerada um exemplo de mãe perfeita para ser seguido. Esteve presente em todos os momentos, como o milagre das Bodas de Caná.
Através do seu pedido para que todos ouçam seu filho, pois este sabe o que faz, devemos segui-lo até os dias atuais para a encontrarmos a salvação.
A mãe de Jesus está na Igreja desde o início, presente e distribuindo para todos aqueles que aceitam o Sagrado Coração de Jesus.
São José
José, pai de Jesus, era pai, fiel, honesto, trabalhador e seguia todas as ordens de Deus. Em sua jornada, é um anjo que aparece em sua presença para avisá-lo que o filho que Maria carregava era abençoado e ele não deveria temer nada.
Era um pai protetor e sempre esteve ao lado de Maria e Jesus, e com seu trabalho de carpinteiro conseguia o sustento de sua família. Era extremamente devoto, ao ponto de quando foi ordenado a deixar sua casa e todos os seus pertences para fugir ao Egito, seguiu sem discordar em nenhum momento.
Pelo seu exemplo de integridade e respeito aos princípios de Deus, foi designado como santo.
Jesus Cristo
Jesus, filho de Deus, espalhou o amor através das suas palavras e gestos, assim como, não hesitou em entregar seu corpo para salvar a todos. Este é o símbolo do amor de Deus por nós, enviou seu filho que se apresentou como humano e igual.
A vida de Jesus foi humilde e simples, até o momento que se destacou perante o mundo. Era um filho que respeitava e obedecia a seus pais, viveu como um humano que necessitava do apoio e orientação da família.
Formação da Sagrada Família
A Sagrada Família tem sua origem nas narrações de Lucas e Mateus, os dois que são responsáveis pela descrição do nascimento e infância de Cristo nos capítulos iniciais de seu Evangelho, assim temos menção a Sagrada Família.
A história tem início com Maria e José, noivos e prestes a casar seguiam os princípios de Deus. Após uma visita do anjo Gabriel, Maria é comunicada que foi a escolhida para carregar o Salvador.
Ao perceber os indícios de gravidez de Maria, José decide pôr um fim no noivado com descrição. Isso se deve a lei da época, em que, nos casos de adultério a mulher seria apedrejada, como José sabia que Maria era uma boa pessoa, preferiu manter a integridade da amada.
No entanto, José também recebe a visita do anjo que lhe avisa e pede que não deixe Maria neste momento, este como bom devoto a Deus, casa-se com Maria e assume a responsabilidade de ser pai de Jesus.
As dificuldades se iniciam quando o Imperador Romano ordena que todos retornem a suas cidades natais. Assim, como José era nascido em Belém, o casal inicia uma jornada de volta a sua terra natal.
Entretanto, a situação de Maria não era favorável a uma viagem longa e difícil, prestes a quase dar à luz ao menino Jesus, e a falta de locais para hospedagem, estes se abrigam em um presépio e a mãe tem seu filho no meio da noite.
Após conseguirem um local para se alojarem em Belém, a família leva Jesus ao templo de Jerusalém para que purifiquem e apresentem a criança diante o Senhor. É neste momento, que o Profeta Simeão divulga que Jesus é o salvador e avisa Maria que ela terá grandes sofrimentos devido a isso.
No palácio, o Rei Herodes recebe a visita dos reis magos que procuram pelo recém-nascido destinado a ser o salvador, este tenta enganar os reis para que ao encontrarem Jesus lhe avisem da sua localização.
Os três reis magos percebem as más intenções de Herodes e vão a busca do menino, mas ao encontrá-lo não retornam para dar notícias. A visita dos reis magos é acompanhada de presentes, que foram: ouro, incenso e mirra. Esses que simbolizam a realeza, divindade e o sofrimento.
Dessa forma, Herodes solicita aos seus soldados que vão a busca de todas as crianças menores de 2 anos e as matem, em Belém.
Neste momento, José tem um sonho que lhe ordena que fuja para o Egito, assim, a família permanece no Egito por quatro anos até receberem novamente a visita de um anjo que lhes avisa sobre a morte de Herodes e a família retorna a viver sua vida pacata em Nazaré.
Essa é só uma parte da inspiradora história da Sagrada Família de Jesus, mas ao longo a Bíblia Sagrada tem diversos relatos interessantes.
Gostou do nosso artigo? Você pode ler outros textos em nosso blog e para ficar por dentro de tudo que postamos nos seguir nas redes sociais.
Jesus te ama muito.
Deixe seu comentário: