Como atingir os jovens na nova era tecnológica?

Apesar do desenvolvimento tecnológico na atualidade, ainda é possível alcançar jovens e mostrá-los a palavra de Deus de maneira eficiente.

tecnologicamente - Como atingir os jovens na nova era tecnológica?
Como atingir os jovens na nova era tecnológica?

Em razão do crescente desenvolvimento tecnológico na atualidade, podemos perceber o surgimento de ferramentas e dispositivos cada vez mais elaborados, a fim de trazer ainda mais modernidade e otimização para o nosso dia a dia. Para os mais jovens, essas novidades são um presente, pois incluem o surgimento de novos jogos, aparelhos de celular, novos processos, acessibilidade, entre outros.

Com isso, percebemos uma certa distração referente a processos relacionados ao crescimento dos jovens com Deus, uma vez que estão sempre distraídos em entretenimento fácil, jogos e memes. Não que isso não seja importante, pois todos nós precisamos nos divertir. 

Porém, o excesso pode acabar atrapalhando, especialmente a nossa relação com Cristo. Como já estão com a mente mais evoluída em relação à modernidade, ainda assim precisamos alcançar esses jovens, a fim de que a palavra de Deus continue crescendo em seus corações.

Quer saber como? Nesse post iremos te mostrar 5 dicas para atingir os jovens na era tecnológica, e como fazer isso de maneira eficiente e estratégica. Boa leitura! Deus os abençoe. 

1. Incentive o consumo da leitura bíblica online 

Se a tecnologia está crescendo e evoluindo, não é de se esperar que as atividades e processos cristãos se aproveitem dessa era tecnológica para estabelecer ainda mais facilidade aos fiéis — especialmente os jovens. Ao invés das famosas e tradicionais bíblias impressas, agora é possível tê-las através de aplicativos, que, além de mostrarem todos os livros, capítulos e versículos da bíblia, ainda oferecem recomendações de leitura diária e devocional.

Por isso, incentivar a prática da leitura bíblica online é uma das melhores estratégicas da era tecnológica, uma vez que estão mais engajados nas aplicações e sabem mexer em quaisquer botões para fazer a atividade funcionar. 

2. Mostre os cultos online que acontecem 

Assim como o crescimento de aplicativos, também temos visto um crescimento massivo de transmissões ao vivo e gravações de cultos e palestras cristãs na internet, especialmente na plataforma YouTube. 

Se você deseja alcançar jovens que estão mergulhados na tecnologia e em processos online, mostre-lhes os cultos online que acontecem em igrejas mais famosas, ou aquela que ele costumava frequentar. Assim, ele pode assistir a um culto sem sair de casa, e garantir intimidade com Cristo, a fim de estimular a fé e esperança. 

3. Os podcasts estão em alta 

Você já ouviu falar nas plataformas de streaming, como é o caso do Spotify? Muitas pessoas têm investido nesse formato de conteúdo para alcançar ouvintes através de suas propostas de mensagens. 

Se tratando do meio gospel, não é diferente. De maneira prática, um podcast funciona em diversos aspectos, desde a leitura falada da Bíblia, de um livro específico, até a cultos e bate papos cristão especiais com convidados incríveis para falar sobre Deus, a vida e tudo que gira em torno da Fé.

Pode ser uma excelente oportunidade para incentivar os jovens a ouvir algo de valor antes de dormir, ao acordar ou enquanto caminha até a escola ou faculdade. De acordo com pesquisas recentes, milhares de jovens já acessam a plataforma Spotify — que originalmente foi designada para músicas, mas que apagou se expandindo e tornando possível o acesso a outros tipos de formatos de áudios. 

4. Separar tempo para investir em momentos reais e físicos

Tudo bem que seja importante investir em tecnologia como propósito para realizar ações pessoais, profissionais e atividades que incentivem um relacionamento mais íntimo com Deus. No entanto, também devemos separar um tempo para orarmos e fazermos o nosso devocional. E isso nenhuma tecnologia pode oferecer. 

Sabemos que a oração é muito importante na vida de um cristão e deve ser preservada sempre que possível. Por isso, separe algumas uma hora ou alguns minutos do seu dia para fazer suas orações e leituras bíblicas. Geralmente, o mais indicado é fazer pela manhã, que é quando o dia está começando. 

No entanto, se a sua rotina for mais intensa, você poderá priorizar esse tempinho assim que terminar tudo, ou simplesmente quando estiver perto de ir dormir. Não se esqueça de que a oração é a chave para a nossa salvação, para o crescimento de nossa sabedoria em relação a Cristo e a sua intimidade com Ele. 

5. Eventos cristãos online

Se você é parte de um ministério de resgate de jovens na igreja, ou é um pai que deseja usar a tecnologia para trazer cristo na vida de um filho ou é simplesmente uma pessoa que não consegue ir à igreja por falta de tempo, mas que percebe o poder que a tecnologia tem para otimizar o nosso tempo e nossas demandas, apostar nos eventos online pode ser uma excelente escolha. 

Afinal de contas, a situação pós pandemia acabou gerando tendência ao mercado de eventos, fazendo com que muitos deles ocorram apenas de maneira online. 

Você pode encontrar um evento que promova um festival de louvor e Adoração, uma pregação especial de uma grande influência do meio gospel, ou até mesmo uma reunião com várias influências para o público cristão jovem, no intuito de realizar debates, brincadeiras, jogos, networking, e entre outros benefícios. 

Existem milhares de eventos acontecendo continuamente. Basta acessar aplicativos como o Sympla ou até mesmo o site da prefeitura da sua cidade e conferir as principais atrações. 

Sem dúvida, o crescimento tecnológico, querendo ou não, acaba nos distanciando do nosso propósito inicial, que é servir a Deus e estimular um relacionamento cada vez mais limpo e íntimo com o Pai. São centenas de distrações diárias — redes sociais, músicas, games, jogos e outros tipos de entretenimentos — que nos dispersam e nos deixam cada vez mais distantes de Deus. 

Os jovens, que tendem a possuir uma mente mais aventureira e curiosa em relação às novidades atuais, são os mais afetados, pois frequentemente são bombardeados de novas possibilidades e atrações.

Por esse motivo, é crucial usar a tecnologia a favor da intimidade com Deus para os jovens, pois assim obteremos resultados eficientes, e o melhor de tudo, não deixaremos que a era digital nos afaste daquilo que é mais importante: nossa comunhão com o Pai.

Portanto, se você deseja ampliar o seu conhecimento sobre o assunto e ler conteúdos como este, acesse agora mesmo o nosso blog e fique por dentro das nossas novidades.

Se você quer estudar a bíblia mais profundamente não deixe de fazer de adquirir esse estudo tão abençoado que é o “Como Ler e Entender a Bíblia Mais Facilmente” Clique aqui e saiba mais.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: