Como devo começar uma oração?

A oração é nossa conversa com Deus. Mas existe jeito certo de orar? Saiba aqui como você deve começar uma oração para que ela seja um momento único de conexão com o nosso Pai.

orar orar - Como devo começar uma oração?
Como devo começar uma oração?

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.

Filipenses 4:6

O momento da oração é nosso momento de intimidade com Deus. Nessa hora, podemos deixar todos os receios e vergonha de lado para nos aproximar ainda mais do nosso Pai. Mas será que existe momento certo para começar uma oração? E como podemos orar? Há uma forma certa de começar?

Intimidade

Como dissemos antes, a oração é nosso momento de intimidade com deus. Por isso, não há uma fórmula precisa para começar esse momento. Em Mateus 6:7-8, podemos ler:

“E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem”.

Ou seja, para o momento de oração é preciso ter clareza com o que conversamos com Deus. Ele não se agrada de palavras vazias e vangloriosas.

Mesmo que não haja uma fórmula para começar a orar, uma dica é entender a oração como uma conversa com nosso querido Pai. Procure um lugar calmo onde sua atenção esteja plenamente voltada para esse momento. Dirija-se a Ele nominalmente, como “Amado Pai”, “Querido Deus”, ou outro modo que seu coração desejar.

Abra seu coração

Deus nos diz na Bíblia que é necessário que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade. Portanto, para começar uma oração, apesar de não termos palavras certas, o ideal é estamos sempre com o coração aberto para Deus, só assim seremos capazes de ouvir o que ele tem a nos dizer.

Lembre-se que Deus sabe de todas as coisas, incluindo nossas falhas, mas devemos ser humildes e reconhecer o que nos falta também. Podemos falar das nossas falhas e do nosso caráter, pedindo a Deus que nos ajude a mudar o que não for do seu agrado.

Em Tiago 1:5-8 podemos ler a confirmação do que falamos acima:

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”.

Quando devo orar?

Muitas pessoas têm o hábito de orar durante a noite, ao final do dia, depois de cumprir com afazeres de casa e do trabalho. Mas sabia que a Bíblia nos ensina que há um momento especial para orar? Em Salmos 55:17, podemos ler uma passagem que o Rei Davi nos diz seus horários para horar: de manhã, ao meio-dia e a tarde. Podemos entender, então, que a oração se torna ainda mais especial nos primeiros momentos do dia.

Dessa forma, passamos a mensagem de que Deus é nossa prioridade, ele vem antes de todas as outras coisas, sendo o nosso primeiro compromisso após acordar. Porém, é importante que, como em qualquer encontro, você se prepare e esteja atento: levante, escove os dentes e se apronte para essa conversa. Mas claro, como a oração é um momento de intimidade com Deus, você pode realizar durante todo o dia, e Deus ficara contente com sua continuidade.

Orando continuamente

“Orem continuamente”.

1 Tessalonicenses 5:17

Na Bíblia, Jesus nos fala que devemos orar sempre e nunca desanimar. Ele conta em uma parábola, descrita em Lucas 18:1-8, que em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’.

“Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar’ “. E o Senhor continuou: “Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?”

Essa passagem é muito esclarecedora, pois muitas vezes, diante de nossos anseios e vontade de que tudo seja atendido em nosso tempo, nos pegamos desanimados e fraquejando em nossa fé. Mas Deus, em sua infinita bondade, sabe o momento certo de nos atender, afinal, tudo sai conforme os seus planos, que, muitas vezes, são diferentes dos nossos. Cabe a nós, portanto, continuar sempre em oração, sempre e em todos os momentos.

E você, como tem colocado a oração no seu dia a dia? Esse momento tem tido a verdadeira prioridade em sua rotina? Como podemos ver, não há uma forma considerada certa e única para começar uma oração, o mais importante é que ela seja contínua e presente em nossas vidas. Deus se alegra quando tiramos momentos do nosso dia para agradecer ou suplicar; tudo o que for feito de coração é do agrado de Deus.

E se você gostou desse texto, não esqueça de acessar o nosso blog para mais conteúdos de fé e esclarecedores como esse. Temos certeza de que podemos ajudar em sua caminhada de crescimento espiritual. Compartilhe também com sua família e amigos.

E para ter acesso a todas as novidades, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube. Os links estão disponíveis no canto superior direito da sua tela. Basta clicar e você será redirecionado.

Combinado?! Aguardamos a sua audiência em nossas próximas publicações. Fiquem na companhia de Deus e até lá.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Olá missionário, a Paz, muito boa sua matéria, certa vez eu dei uma aula a respeito de oração e tem muito a ver com o que foi dito aqui 👏🙏

Deixe seu comentário: