Adorar a Deus é uma das maneiras mais simples e verdadeiras para se chegar até a Sua presença. Aliás, o Senhor muito se agrada de nossas adorações e busca em meio aos Seus filhos os que o fazem de todo o coração.
No entanto, em meio a uma vida tão corrida, por vezes podemos negligenciar estes momentos, deixando-os apenas para quando estamos na igreja ou em companhia de outras pessoas.
Por isso, é fundamental criar uma rotina de adoração e segui-la todos os dias. Assim, nos aproximamos do Pai e mostramos nossa imensa gratidão e amor para com Ele. Você deseja descobrir como fazer isso? Então, continue lendo este artigo especial.
Afinal, qual o real significado de adoração?
Antes de falarmos sobre como criar uma rotina de adoração, vamos dar um passo atrás e lembrar o que significa adoração exatamente.
A palavra de origem grega “proskuneo” é utilizada 61 vezes ao longo das Escrituras para se referir ao ato de “adoração”. Tal expressão vêm de duas outras palavras que podem ser traduzidas como “aproximar-se para tocar”.
E é exatamente essa a essência da nossa adoração: nos aproximarmos do Senhor para dar-lhe louvor em total privacidade.
Como crentes, costumamos fazer isso, geralmente, nos templos e comunidades. Mas, como aconteceu no decorrer dos últimos anos, através da pandemia recente, por vezes simplesmente não podemos encontrar nossos irmãos na fé.
É verdadeiramente incrível quando temos a oportunidades de cantar e de louvar a o Pai com outras pessoas. No entanto, estamos perdendo coisas importantes caso este seja o único “tempinho” na semana que nos aproximamos para adorar a Deus, não acha?
Aprenda a adorar no dia a dia
Devemos compreender a importância da adoração em nossas vidas e em nossa relação com Deus. Afinal, o mundo pode ser cruel e ruim, e é muito importante se conectar com o Pai através destes momentos.
Assim, podemos manter Sua presença fluindo em nós. Lembre-se que adorar não é somente cantar, é aproximar-se Dele. Paulo, na Palavra, ora:
“Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que o Pai habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor”
Efésios 3:16 e 17
Com isso em mente, aqui estão alguns exemplos bastante práticos para criar uma rotina de adoração:
- Adore pela manhã
Às vezes, dedicar algum tempo a Deus simplesmente fazer uma pequena pausa logo que o dia começa, antes mesmo de mergulhar nas demandas do trabalho e da família. Você acha que pode tirar dez ou quinze minutos apenas para estar somente com Deus?
Martinho Lutero certa vez disse as seguintes palavras:
“Tenho tanto para fazer hoje que passarei três horas do meu dia em oração”.
Muitas vezes, o simples ato de nos aproximarmos do Senhor antes de fazermos outras coisas é capaz acalmar uma tempestade em nosso interior. Acredite, até mesmo poucos minutos em Sua presença permitirão que todas as coisas se ajustem, no final das contas.
- Inclua Deus em suas tarefas diárias
O Salmo 24, versículo primeiro, nos lembra que “do Senhor é a terra e tudo o que nela existe”. Podemos transformar absolutamente tudo o que fazemos em uma atitude de verdadeira adoração.
Quer alguns bons exemplos? Adore enquanto caminho, se exercita na academia, prepara o café das crianças ou pega o ônibus até o trabalho. Adorar não precisa ser barulhento. Basta estar em espírito.
- Tudo aquilo que fizer, o faça para Deus
Adorar é chegar diante de Deus, você se lembra? Falamos sobre isso logo no início deste conteúdo. Nosso dia a dia é repleto de atividades. Então, que tal dedicá-las através da adoração ao Senhor.
Assim, você garante mais tempo na presença Dele. Quer estejamos fazendo um café ou varrendo a casa, podemos fazer para Deus.
Acredite, Ele está perto de nós. Às vezes precisamos de um empurrãozinho para nos lembrarmos que podemos convidá-lo para estar conosco o tempo todo!
Que tal fazer isso agora, aliás?
- Faça uma mudança
Por vezes conversamos com Deus no dia a dia, mas em outros momentos precisamos transformar nossa adoração em algo mais profundo. Nesses momentos, apenas se sentar e ouvir canções de adoração, por exemplo, pode acalmar nossa alma.
A pressa do nosso mundo pode esperar. Ou seja, simplesmente pare. Permaneça parado e faça algo diferente.
- Termine o seu dia na presença de Deus
Finalmente, quando o dia terminar, aproxime-se de Deus. Agradeça a Ele por todas as bênçãos e coloque diante Dele todas as suas preocupações. Tenha certeza de que Ele vê você e sabe tudo o que você deve fazer.
Nessas horas, lembre-se de que:
“Você sabe quando me sento e quando me levanto; mesmo à distância você lê meus pensamentos”
Salmos 139:2
O que a Bíblia fala sobre a adoração?
Abaixo, listamos alguns versículos bíblicos para você meditar antes de criar uma rotina de adoração. Acompanhe:
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”
João 4:23-24
“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”
Mateus 4:10
“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”
Apocalipse 4:11
“Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade”
Salmos 29:2
“Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”
Salmos 95:6
“Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo”
Mateus 2:2
Conclusão
Por fim, tenha em mente que manter um diário pode ser muito útil nessas horas, pois nos lembra da fidelidade de Deus. Ali, escreva as suas orações e as preocupações que você possui naquele dia ou naquele momento. Isso lhe ajudará a entender como a adoração fez a diferença no seu ano.
Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler mais textos do nosso blog e nos seguir em todas as redes sociais.
Recomendo para você:
1 comentário:
Óh Glória a Deus 🙌 Amém 🙏🏻