A importância do perdão na reta final do ano

Com o fim do ano chegando, muitas famílias voltam a se reunir para celebrar o Natal e o Ano Novo. Essa é uma época de renovação não só da fé, mas ainda é tempo de perdoar. Confira como abrir o coração para o perdão nesse tempo.

perdoa - A importância do perdão na reta final do ano
A importância do perdão na reta final do ano

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete”.

Mateus 18:21-22 

Com o fim do ano chegando, muitas famílias voltam a se reunir para o Natal e Ano Novo. Parentes que não se viam há muito tempo, ou mesmo colegas de trabalho que não conviviam muito… 

Por um lado, se nos reencontramos com aqueles que amamos, por outro também nos aproximamos daqueles que, de alguma forma, fizeram algum mal em nossas vidas. 

Mas se o fim do ano remete a renovação, não só da fé, mas ainda das relações que mantemos com aqueles que nos cercam, qual a importância do perdão nessa época?

O perdão no Natal

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. 

O Natal é a época perfeita para praticar o perdão. Isso porque Deus nos deu o maior exemplo de como amar o próximo, dando o seu filho para nos salvar. Se amamos o nosso próximo, também amamos a Deus, se Deus nos perdoou, também podemos perdoar o nosso irmão. 

Jesus, quando esteve pessoalmente entre nós, fez questão de levar em sua palavra a esperança e o amor. No Natal, quando celebramos o seu nascimento, quando perdoamos é uma forma de amar não só o nosso semelhante, mas também de demonstrar nosso amor a Deus. O perdão é como um remédio para a alma e, para que sejamos perdoados, também devemos perdoar. 

Outro ponto muito importante é que no Natal, em todo o mundo temos o hábito de trocar presentes, e talvez os melhores presentes durante todo o ano. O perdão não deveria estar entre esses presentes tão especiais? 

O oferecer o amor e o serviço, focando também no perdão verdadeiro ao nosso semelhante, é uma forma de celebrar esse momento tão único para aqueles que acreditam no Pai Celestial. 

“Assim também fará meu Pai celestial a vocês se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão.”

Mateus 18:35 

O desafio de perdoar

Deus, que sabe de tudo o que se passa em nosso coração, sabe também que para nós, enquanto pecadores, o perdão é algo muito difícil. Em Mateus, 18:21-22, vemos que Pedro perguntou a Jesus se temos um limite de perdão, que, em sua visão, seria até 7 vezes, mas Jesus lhe diz que devemos perdoar até 70 vezes 7. Essa pode parecer uma conta finita, afinal, temos um número que nos é dado. 

Mas o que Jesus nos ensina é que o perdão deve vir sempre, e sem medidas. Além disso, o perdão para com o outro é como algo que volta para nós mesmos, é o que lemos em Marcos 11:25-26: 

“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”. 

Seja exemplo de perdão e também será perdoado

“Se um de vocês tem causado tristeza, não a tem causado apenas a mim, mas também, em parte, para eu não ser demasiadamente severo com todos vocês. A punição que foi imposta pela maioria é suficiente. Agora, ao contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza. Portanto, eu recomendo que reafirmem o amor que têm por ele”.  

2 Coríntios 2:5-8

Como somos humanos e somos falhos, tendemos a acreditar que é o outro que precisa de perdão, mas acabamos esquecendo que nós também buscamos o perdão. 

Deus perdoa a cada um que se arrepende de seus pecados e, quando perdoamos, mostramos a Deus que entendemos o ensinamento que ele nos deixou. O perdão nos traz a libertação do rancor, algo que não devemos cultivar em nosso coração. 

Se preparando para o perdoar

“Não procurem vingança nem guar­dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.

Levítico 19:18 

Ainda que seja difícil, é preciso perdoar. Deus, em sua infinita misericórdia, nos perdoou primeiro e nos deu o grande exemplo de perdão. Existem passos que você pode seguir para que consiga perdoar alguém. Primeiro, é preciso refletir e abrir seu coração para que ele esteja disposto a perdoar. 

Claro, existem situações onde o outro te colocou em perigo e perdoar não é o mesmo que fechar os olhos para aquilo que te fez mal. Perdoar e deixar de lado a necessidade de retaliação ao mal que lhe foi causado. Você deve sempre se proteger e evitar situações que possam causar algum mal a sua integridade.

Depois de refletir, é preciso se perdoar. Muitas vezes o mundo julga aquele que perdoa quem o feriu, mas, como dissemos, Deus nos deu o exemplo maior de perdão. Busque apoio divino em oração para aliviar suas angústias e receios. Em oração, ofereça o perdão. 

“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. 

Efésios 4:31-32 

Que neste fim de ano, você possa exercer o perdão, abrindo seu coração para esta grande graça que deve ser compartilhada entre todos. 

Se você conhece alguém que precisa ler essa mensagem, compartilhe. Envie para seus amigos e familiares, pois como dissemos, quem perdoa, ama a Deus e também será perdoado. E se você quer mais conteúdos como esses, nos siga em nossas redes sociais.

Leia mais:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • sim 🙏 estamos chegando na reta final 2022 deixando TD que não foi dê bom perante a deus Pará traz,o perdão e muito? importante,eu de coração aberto QUERO aqui pedir perdão perante a deus se a magoei alguém ? como um amigo.familhares irmãos ou
    minha irmã!pesso lê perdão 👏 que um novo ano se inicia 2023 eu quero estar com meu coração 💗 aberto é leve !sem rancor.ódio.quero está feliz 🤩 sem nenhum pêso na consciência!! obrigado meu? Deus me perdoe por TD 🙏🙏

Deixe seu comentário: