O poder do perdão nas nossas vidas

O perdão é poderoso. Contudo, sabemos que pode ser difícil perdoar aqueles que nos fazem mal. Saiba como perdoar com a palavra de Deus.

poder - O poder do perdão nas nossas vidas
O poder do perdão nas nossas vidas

Sabemos o poder do perdão nas nossas vidas, não é à toa que ensinamos desde pequenas as crianças a pedirem desculpas para os amiguinhos. Nesse sentido, precisamos levar esse precioso ensinamento por toda a vida, mesmo quando passamos pelas mais duras situações.

Afinal, todos estamos sujeitos a errar uns com os outros por causa do pecado que habita em nós. Precisamos, assim, pedir ajuda ao Senhor para que ele nos capacite a perdoar assim como fomos perdoados por ele na cruz. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o perdão, a visão bíblica e como fazer para perdoar verdadeiramente:

O poder do perdão nas nossas vidas

“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”

Mateus 6:12-15. 

Na oração conhecida como a “Oração do Pai Nosso”, Jesus nos mostra o modelo ideal de comunicação com Deus. Nela temos declarada a nossa necessidade de perdoar aqueles que nos fizeram algum tipo de mal. Afinal, fomos perdoados por aquele que nos amou primeiro.

Portanto, precisamos perdoar também, visto que não podemos exigir algo de outras pessoas se não conseguimos fazer isso também. Bem como o Senhor perdoa os nossos pecados, precisamos perdoar o nosso próximo, liberando o nosso coração de guardar sentimentos ruins.

Podemos ter muitos problemas se não perdoamos

É um fato que guardar mágoas faz com que tenhamos problemas emocionais, porque é como se carregássemos um fardo conosco o tempo todo. Em nossa mente, temos o comportamento de alerta o tempo todo, como se o nosso cérebro estivesse sempre preparado para combater o perigo.

Isso acontece quando guardamos mágoas, fazemos com que o corpo sinta fisicamente os impactos desse rancor. Pensando nisso, a falta de perdão pode trazer mais problemas do que podemos imaginar, visto que produz impacto física e emocionalmente.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”

Provérbios 4:23. 

O conhecimento encontrado na palavra de Deus já nos mostra que precisamos proteger e guardar o nosso coração, já que dele saem as fontes de vida. Em outras palavras, preservar os nossos sentimentos bons, porque os maus podem trazer muito prejuízo.

Perdoar nem sempre é esquecer

Quando pequenos erros do dia a dia acontecem e pedimos perdão por eles, rapidamente seguimos em frente e sabemos que tudo foi esquecido, deixado de lado. Porém, há erros que se tornam grandes desafios em nossa vida, feridas que são difíceis de ser curadas.

Então, mesmo quando perdoamos alguém, podemos não esquecer por um tempo do quanto fomos machucados. Dessa forma, as nossas emoções são parecidas com uma ferida, elas permanecem doendo por um tempo, até que cicatrizam e reduzem as dores se transformando em um incômodo.

Apenas o tempo é capaz de fazer com que a dor reduza e que o perdão seja verdadeiro. Bem como aprendemos com Jesus na oração citada antes, temos a chance de pedir para que sejamos perdoados e possamos perdoar aqueles que nos fizeram algum mal.

Ainda que o erro não seja esquecido, precisamos trabalhar para que tenhamos um caráter segundo a vontade de Deus, capaz de perdoar o próximo. Assim, andando com fé e guardando o nosso coração, conseguimos aprender com o Senhor a perdoar e seguir em frente.

Deus nos perdoa

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.”

Isaías 43:25.

O próprio Deus declara em sua palavra que apaga, que esquece os nossos pecados. Sabemos que pela sua onisciência isso não seria possível, afinal, ele sabe de todas as coisas. Porém, o que deseja trazer para nós aqui é a ideia de que ele não considera mais nossos pecados perdoados, nos vê dessa forma.

Com isso, o ato de perdoar é mostrado como esquecer, seja a atitude ou a palavra dita que nos feriu. Isso porque é muito comum que o perdão seja lançado, porém, logo quando uma discussão surge lá está o erro apontado novamente, trazendo à tona a mágoa.

Isso é uma prova de que o perdão não foi verdadeiro, porque não esquecemos, trazemos novamente aquela cicatriz. Precisamos, assim, aprender com o Senhor a ver o próximo como ele nos vê, com amor, esquecendo de fato os erros que foram perdoados.

O perdão faz bem

O perdão traz benefícios para nosso corpo e mente, tornando a nossa vida mais leve. Afinal, conseguimos deixar de lado a mágoa carregada. As consequências são mais saúde física e mental, porque deixamos de lado aquele sentimento ruim e focamos no que é melhor para nossas vidas.

Além disso, o nosso relacionamento com Deus também é impactado, porque ficamos mais perto da vontade dele. Temos liberdade para louvar, ler sua palavra e orar, sabendo que estamos obedecendo seus ensinos, em busca de um caráter segundo o coração do Pai.

Por fim, o relacionamento com as pessoas melhora, socialmente ficamos mais saudáveis. Passamos a ver os outros com um olhar de amor, de entender que estamos todos sendo vistos da mesma forma por Deus. Além do mais, amamos o próximo verdadeiramente quando aprendemos a perdoar seus erros.

Esse é o poder do perdão nas nossas vidas, o perdão que nos salvou da condenação eterna, por meio de Cristo Jesus, é o maior exemplo disso. A partir dessa graça, sabemos que perdoar o próximo é a chave para deixar a mágoa de lado, de esquecer o passado e seguir em frente.

Por mais que seja difícil esquecer uma ferida que ainda está cicatrizando, conseguimos buscar em nossa fé a capacidade de perdoar. Precisamos pedir a Deus que nos ajude a perdoar aqueles que nos fizeram mal, a fim de que possamos também desfrutar de perdão.

Gostou deste texto? Leia mais conteúdos edificantes como este vendo outros artigos ou seguindo nossas redes sociais (Facebook e Youtube)!

Leia mais essas mensagem que eu recomendo para tua vida agora:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Agradeço sua colaboração, é muito bom quando recebemos de alguém que está no mesmo Espírito, algo que nos faz lembrar o quão importante é vivermos dentro das orientações que Jesus deixou para nosso próprio bem. muito obrigado amigo e irmão.

Deixe seu comentário: