Saiba o que a bíblia diz sobre o arrependimento

Você sabe exatamente o que a Bíblia diz sobre o arrependimento verdadeiro? Não? Se deseja descobrir, basta conferir este artigo especial agora mesmo.

arrependase - Saiba o que a bíblia diz sobre o arrependimento
Saiba o que a bíblia diz sobre o arrependimento

Todo cristão é chamado a buscar pelo perdão de seus pecados, o que nos foi dado de forma totalmente gratuita através da morte do Senhor Jesus Cristo na cruz. Arrepender-se é um ato essencial para a vida dos que seguem o Pai. Aliás, este é um assunto muito abordado nas escrituras. 

Em sua essência, o arrependimento é algo que deve ocorrer todos os dias, quando admitimos nossos erros e nos comprometemos a sermos diferentes. Sermos novas criaturas. 

Mas, afinal, o que a Bíblia diz sobre o arrependimento? Como posso utilizar a Palavra de Deus como base para me tornar uma pessoa melhor? Se você está curioso com este assunto, basta continuar com a gente até o final deste conteúdo especial. Combinado? 

O que é arrependimento?

Antes de falarmos sobre o que a Bíblia diz sobre o arrependimento, precisamos entender o real significado desta palavra. A palavra grega onde o arrependimento é usado como substantivo é “metanoia”, que significa “mudança de mente”. 

Quando Jesus iniciou o seu Ministério, Ele disse: 

“Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

Mateus 4:17

Neste caso, Cristo usou a forma verbal de arrependimento, que significa “mudar de ideia” ou “remediar-se” de modo sincero, com total aversão aos pecados. Assim, vemos que o arrependimento não é apenas uma mudança de mente, mas também de intenção e uma transformação profunda no coração. 

Arrepender-se é uma mudança intencional, é o afastamento do pecado e o retorno a Deus. 

O que Jesus disse sobre o arrependimento?

Em diversos momentos na Palavra Jesus deixou claro que o arrependimento é fundamental, exortando as pessoas a se voltarem para o Pai e pedirem perdão pelos seus pecados: 

“Desde então começou Jesus a pregar: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”.

Mateus 4:17

Do mesmo modo que Jesus, João Batista também alertou que o fim se aproximava e que, portanto, era essencial se arrepender: 

“Naqueles dias apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia, dizendo: ‘Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus'”

Mateus 3:1-3

O que a Bíblia fala sobre se arrepender todos os dias?

A Bíblia também diz muito sobre o arrepende sincero e sobre a importância de não esconder os próprios pecados, observando que admitir uma transgressão pode ajudar as pessoas a encontrar “misericórdia”: 

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”

Provérbios 28:13

“Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”

Lucas 15:7

Ou seja, o arrependimento é realmente precioso para Deus e para a vida de cada um de seus filhos. 

Passagens importantes da Bíblia sobre o arrependimento

Abaixo, separamos alguns versículos importantes que podem lhe ajudar a entender melhor o que a bíblia diz sobre o arrependimento. Acompanhe: 

  1. Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Mateus 3:2);
  2. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mateus 4:17);
  3. Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniquidade não vos servirá de tropeço.” (Ezequiel 18:30);
  4. Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.” (Lucas 3:8);
  5. Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.” (Lucas 5:32);
  6. Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lucas 13:3-5);
  7. E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (Marcos 1:15);
  8. Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos” (Isaías 57:15).

Deus é fiel e justo para lhe perdoar

O arrependimento e o perdão mostram o amor de Deus por nós. Afinal, Ele escolheu nos purificar ao invés de nos condenar: 

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

2 Crônicas 7:14

Por fim, o verdadeiro arrependimento vem não apenas pela compreensão de que somos pecadores, mas pela compreensão da natureza Daquele com quem nós nos relacionamos. Ou seja, quanto mais vemos Deus como glorioso e santo acima de todas as coisas, mais veremos o pecado como algo ruim.

Dessa forma, percebemos que o arrependimento é menos sobre sentir-se mal por causa do nosso comportamento, e mais sobre sentir admiração e deleite em relação a Pai. Quanto mais somos capazes de ver a glória de Deus, mais lamentamos por desprezá-la, fazendo coisas mundanas.

Quando lemos as Escrituras, percebemos que Deus preparou um caminho para a salvação através do perdão. Esse caminho é construído com atos de arrependimento. Não por medo, mas por amor ao Seu nome. 

Se você gostou deste conteúdo especial, não perca tempo, acesse nosso blog e leia mais artigos repleto de esperança e fé. Aproveite também para nos seguir em todas as redes sociais.

Recomendo para você:

Se você quer estudar a bíblia mais profundamente não deixe de fazer de adquirir esse estudo tão abençoado que é o “Como Ler e Entender a Bíblia Mais Facilmente” Clique aqui e saiba mais.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: