A oração é uma parte fundamental na vida de um cristão. Mas, será que devemos falar com Deus em qualquer lugar, não importa onde estivermos? Aliás, em quais momentos devemos fechar os olhos e entrar em comunhão com o Senhor? Existe alguma regra para isso?
Muitas vezes, podemos nos perguntar se não estamos exagerando na quantidade de orações ou se, ao contrário, Deus está se agradando do modo como entramos em contato direto com Ele. E, acredite, isso é perfeitamente normal, até mesmo para Seus seguidores mais “experientes”.
Então, que tal nos aprofundarmos neste assunto no dia de hoje? Afinal, quando e onde devemos orar exatamente? Vamos entender melhor abaixo.
Há um limite de orações?
Em 1 Tessalonicenses 5:16 lemos uma excelente e direta resposta para essa pergunta:
“Orai sem cessar”.
Já, em Salmos 119:164 lemos:
“Sete vezes por dia te louvo, por causa das tuas justas ordenanças”.
Seguindo em frente, em Salmos 119:62 está escrito:
“À meia-noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos”.
Deste modo, podemos concluir que aquele que pertence ao Senhor pode se aproximar dEle com toda a confiança para orar por absolutamente tudo, de necessidades pessoais até pedir por força, agradecer ou simplesmente louvar Seu Santo nome.
Assim, não espere pelo melhor momento. Apenas ore, não importa onde você esteja e qual o motivo.
Quando devo orar exatamente?
Embora possamos orar sempre que sentirmos vontade, as Escrituras nos mostram alguns exemplos de pessoas que separaram momentos específicos para falar com Deus. Se você ainda se sente perdido quanto a esse assunto, tente falar com o Senhor sempre que:
Estiver triste
As horas sombrias e tristes chegam para todos nós, seja por doenças, morte, conflitos conjugais, problemas com os filhos, solidão ou qualquer outra coisa. Quando nossos corações estão pesados e devastados, devemos levantá-lo em oração a Deus.
Quando estamos felizes
Pouquíssimos de não esquecemos de orar durante os dias ruins, mas muitos de nós nos esquecemos de Jesus quando tudo está bem. Quando as coisas estão indo como gostaríamos na vida, devemos louvar a Deus e orar pedindo a Sua orientação providencial em nossas vidas.
Quando somos tentados
Nenhum de nós é tão perfeito que não seja tentado a pecar. Os desejos da carne residem em nosso corpo e coração, e através deles Satanás nos tenta. Quando as tentações dolorosas chegam até nós, devemos parar para orar. Jesus nos ensinou a orar para não cairmos em tentação.
Quando ensinou seus discípulos a orar, Ele disse:
“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”
(Mateus 6:13).
O Senhor não apenas nos livrará da tentação, mas também promete nos ajudar com um meio de escape quando a tentação vier. Paulo escreveu:
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que podeis suportá-lo.”
(1 Coríntios 10:13).
Quando estamos preocupados
Nós, cristãos, sempre fomos ensinados a lançar nossos fardos sobre o Senhor. Paulo escreveu:
“Não tenhais cuidado de nada, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, sejam conhecidos os vossos pedidos a Deus.”
(Filipenses 4:6).
Quando estamos preocupados com algum problema, façamos uma pausa para analisar e avaliar a situação. Se há algo que podemos fazer para resolver o problema, vamos fazendo isso. Se não há nada que possamos fazer para resolver o problema, vamos colocá-lo diante de Deus em oração e esperar, prontos para aceitar qualquer coisa que Ele responda.
Ao invés de permitir que a preocupação com possíveis problemas que podemos enfrentar amanhã arruíne hoje, apenas ore.
Quando temos uma grande decisão a tomar ou um problema a resolver
Um dia antes de Jesus escolher seus doze apóstolos, ele passou a noite inteira em oração, como lemos na Bíblia. Há momentos em que devemos tomar decisões importantes que afetarão o resto de nossas vidas. Nessas horas, precisamos de orientação divina.
Devemos nos voltar para a palavra de Deus para ver o que ela fala sobre o assunto, buscar o melhor conselho que puder encontrar. Em Provérbios 11:14, por exemplo, lemos:
“Onde não há conselho, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança.”
Tiago disse que:
“Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”
O Senhor nos ajudará a tomar essas decisões quando pedirmos sua orientação. Acredite em Sua promessa.
Quando pecamos
João nos instruiu a orar pelo perdão de nossos pecados. Ele disse:
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
(1 João 1:7 ao 9).
A conclusão é que devemos orar sempre. Não há limite.
E há algum lugar específico para orarmos?
Em Mateus 6, versículos 5 e 6, Jesus diz o seguinte:
“E quando você orar, não seja como os hipócritas, pois eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo que receberam integralmente a sua recompensa. Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que é invisível. Então teu Pai, que vê o que se faz em segredo, te recompensará.”
Claro, isso não deve ser interpretado de maneira totalmente literal. Afinal, o próprio Jesus também orava na frente das pessoas.
Os discípulos de Jesus também oraram na frente dos outros. Em Atos 1:14 e 2:1 ao 13, foi por causa do que a multidão viu acontecer em uma reunião de oração em Jerusalém que eles perguntaram a Pedro: “o que isso significa?”
Deus usou o sermão evangelístico que Pedro pregou em resposta à pergunta deles como uma ferramenta para converter cerca de 3.000 deles naquele mesmo dia. Tudo por causa de uma reunião pública de oração!
Ou seja, Cristo está muito mais preocupado com onde está o nosso coração do que onde estão os nossos corpos durante uma oração.
Se for necessário, encontre-se com Deus na intimidade. Apenas você e Ele. Mas não deixe de orar junto dos Seus, nas igrejas e células.
Ore sem cessar!
Você gostou deste texto? Se ele tocou o seu coração neste dia, aproveite para ler mais conteúdos do nosso blog e nos seguir nas redes sociais.
Deixe seu comentário: