Existem vários mitos e verdades sobre anjos e arcanjos, como, por acaso, entender que eles não são a mesma coisa. Porém, não devemos citar apenas esse ponto, afinal, são muitos outros aspectos que acabam sendo enganosos em relação a esses seres espirituais.
E para te ajudar a entender o que é verdade e o que não se confirma em relação a esses seres, elaboramos este artigo. Aqui, você vai descobrir a resposta para as principais questões relacionadas aos anjos e arcanjos, desvendando os fatos por trás desses seres. Confira!
Verdade: anjos e arcanjos não são a mesma coisa
A primeira verdade sobre anjos e arcanjos é que eles não são a mesma coisa, como muitos estudiosos confirmam para as pessoas. Por mais que muitos entendam como sinônimo, é importante compreender que estamos tratando de coisas diferentes aqui.
Quando falamos sobre anjos, estamos falando sobre 4 tipos de anjos que estão dentro desse grande grupo. Os arcanjos são apenas um desses tipos, e não podem se apresentar como se fossem a totalidade de todos esses seres celestiais.
De maneira geral, podemos dizer que os anjos podem ser classificados como sendo de 4 tipos diferentes:
- Querubim: é apresentando como o tipo de menor “grau” dentro do ranking de seres celestes;
- Arcanjo: são mais próximos dos humanos, e alguns estudiosos afirmam que são eles os mensageiros do Senhor;
- Serafim: ficam em volta do trono de Deus, e são conhecidos por terem 3 pares de asas, cada um com uma função diferente;
- Ofanim: são eles os responsáveis por proteger o trono Dele, e são conhecidos por serem seres alados.
Mito: eles são seres onipotentes
Um mito sobre anjos e arcanjos que muitas pessoas insistem em compartilhar é o de que eles são seres onipotentes. Por mais que sejam muito poderosos, é errado afirmar isso, afinal, isso nunca foi dito em nenhuma passagem bíblica, e apenas Deus ocupa esse posto.
O poder de um anjo ou arcanjo está diretamente ligado ao propósito que aquele ser tem para o Senhor. Logo, existem aqueles que têm maior capacidade, e outros que não contam com tanto poder quanto alguns arcanjos poderosos, como é o caso de Miguel.
De toda forma, mesmo que não sejam onipresentes, os anjos em geral são seres extremamente poderosos. Em Gênesis, por exemplo, é por meio deles que se inicia a destruição de Sodoma e Gomorra, e, para destruir cidades, é preciso muita força.
Além disso, nem só à força física se refere o poder dos anjos, já que eles também podem influenciar em fenômenos da natureza. Em Apocalipse 7: 2-3, é possível verificar que isso é verdade, entretanto, mesmo com tanta força, ainda assim, não podem ser chamados de onipotentes.
Verdade: eles não são onipresentes iguais a Deus
Muitas pessoas têm a ideia de que anjos e arcanjos são onipresentes, assim como acontece com o Nosso Senhor. No entanto, é importante entender que apenas Deus é dessa forma, e outros seres espirituais não conseguem nem mesmo chegar perto de todo esse poder.
Anjos e arcanjos são espíritos, não contam com corpo físico, e nem mesmo são materiais. Porém, isso não significa dizer que eles possam estar em vários locais ao mesmo tempo, afinal, eles encontram limitações temporais e em relação à sua movimentação.
De toda forma, apesar dessas limitações, os anjos têm grande facilidade quando falamos sobre movimentação. Isso porque, a sua velocidade pode ser comparada à velocidade da luz, como fica evidente em Ezequiel 1:14 e 10:20, que trata sobre a sua rapidez.
No mais, por mais que sejam poderosos, arcanjos e anjos não chegam a contar com a habilidade de estar em vários locais ao mesmo tempo. Somente um espaço por vez pode ser ocupado, sendo necessário respeitar isso de qualquer forma.
Mito: todos os arcanjos têm asas
Por mais que muitos pensem que anjos e arcanjos contam com asas, isso não é bem verdade. Isso porque, não existe qualquer passagem que fale sobre os arcanjos terem asas, por mais que alguns trechos falam sobre alguns deles voarem.
Gabriel, por exemplo, aparece voando, mas, assim como em outros casos, nenhuma asa é citada. Por conta disso, para falar de maneira mais certeira, o certo é dizer que não existe certeza se os arcanjos realmente tinham asas, como os outros tipos de anjos.
Verdade: os anjos têm aparência diferenciada
Curiosidade que se tornou comum nos últimos anos, e que realmente é algo verdadeiro: os anjos têm aparência diferenciada. Cada uma das classes conta com seus próprios traços característicos, o que os tornam mais fáceis de serem identificados.
Alguns dos traços mais marcantes que podemos destacar sobre a aparência de anjos e arcanjos são os seguintes:
- Querubim: mistura de humano com várias raças de animais, esse tipo de anjo conta com 4 rostos, e por isso, é facilmente identificado;
- Arcanjo: são semelhantes aos seres humanos, porém, podem, ou não, possuírem asas, como já dissemos;
- Serafim: tem 6 asas, sendo que 4 cobrem o seu corpo, e apenas 2 são utilizadas para voar;
- Ofanim: são feitos de aros dourados, repleto de olhos, e que também contam com asas, para se movimentarem.
Mito: todos os anjos e arcanjos são bons
Por fim, para terminarmos os mitos e verdades sobre anjos e arcanjos, vamos falar sobre esses seres serem bons. Por mais que boa parte deles sirva ao Nosso Senhor, e portanto, sejam benevolentes, não podemos afirmar que essa é uma regra, afinal, existem outros exemplos.
O próprio Lúcifer é um anjo que não é bom, tornando-se o próprio diabo, para tentar acabar com a vida dos servos do Senhor. Com isso, já podemos notar que, infelizmente, nem todos aqueles que foram criados por Deus, acabam seguindo o exemplo de sua imagem.
Também podemos notar isso em algumas pessoas, que não seguem os mandamentos Dele, e por isso, agem contra a sua vontade. Assim como anjos e arcanjos, existem aqueles que são bons e outros que são ruins, não existindo um padrão definido.
No mais, esse é o nosso texto, e se você gostou, acesse nosso blog para conferir mais material, e não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais!
Deixe seu comentário: