Ao longo da Bíblia existem várias parábolas de Jesus, sendo que elas são essenciais para o entendimento dos ensinamentos que Ele desejava transmitir. Assim, conhecer as principais parábolas é importante para entender os fundamentos e se aprofundar na palavra do Senhor.
Por isso, este artigo trará algumas das principais parábolas de Jesus para que você possa analisar e ter uma compreensão mais profunda e facilitada a respeito do que Jesus estava querendo ensinar.
Boa leitura!
O que é uma parábola?
Parábola é uma história que Jesus Cristo costumava contar para poder explicar algo que era mais complexo para ser dito diretamente. Assim, é uma forma de transmitir ideias, conceitos, e verdades profundas, de uma maneira mais leve, simbólica e ilustrativa.
1. Parábola da Candeia
Dentre as parábolas de Jesus, a da Candeia é uma das principais e fala o seguinte: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador?
Através dessa pequena elaboração, o que o Senhor estava querendo dizer é que a candeia serve para iluminar o ambiente. Antigamente, a candeia era como um lampião e devia ser colocado sobre uma superfície, não sob a cama ou um móvel.
Diante disso, é uma reflexão para compreender um coração que brilha e é frutífero diante de todo o mundo para a glória do Senhor. Ademais, também pode ser interpretada no sentido de que os cristãos produzem o brilho que é a palavra de Deus e que ela deve ser mostrada a todos e não ser escondida sob uma superfície.
2. Parábola do bom samaritano
Na parábola do bom samaritano, Jesus fala: Amará ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Essa é uma parábola muito conhecida, e foi proferida pelo Senhor logo após ser questionado por um homem que interpretando a lei se ergueu tentando por Jesus à prova. Em resposta, Ele referiu a parábola acima.
Diante disso, se pode compreender que Jesus estava ensinando que a lei de Deus é sábia e deve ser seguida e obedecida para a obtenção da vida eterna.
3. Parábola do semeador
Além das parábolas mencionadas, a do semeador também é uma das principais. Nesse caso, Jesus falou para uma multidão sobre um semeador de sementes, que ao semear, várias sementes caiam em meio a pedras, e não germinavam, outras voavam com o vento e outras eram comidas por passarinhos.
Porém, as que caiam em solo fértil conseguiam germinam e proporcionavam ao semeadores bons resultados.
O significado, explicado por Jesus aos discípulos, é de que quando uma pessoa ouve as mensagens do reino de Deus, mas não as entende, elas são arrebatas pelo maligno. Mas a mensagem que foi ouvida com atenção e carinho e é atendida, produz frutos.
Portanto, as formas de comunicação que o Senhor utiliza são muitas vezes lúdicas, por parábolas, existindo mais de 40 ao longo da Bíblia. Assim, observe com atenção e colha os frutos de cada uma para aprofundar seu conhecimento sobre a Palavra do Senhor.
Conheça mais textos parecidos com esse em nosso blog e nos siga nas redes sociais para mais ensinamentos de Deus!
Deixe seu comentário: