Romanos 12:21 – Vencer o mal com o bem

Vencer o mal com o bem é sua missão como filho de Deus e não importa se outras pessoas farão o mesmo que você. Enquanto o bem existir, o mal não irá prevalecer, enquanto um ungido de Deus resistir, ainda haverá luz.

vencer mal com bem - Romanos 12:21 - Vencer o mal com o bem
Romanos 12.21 – Vencer o mal com o bem

“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” 1 João 5:19. Com esse trecho bíblico e com toda a realidade que vivemos em nossos dias, uma constatação triste precisa ser aceita: o mal está presente em todos os lugares e de diversas formas.

Ele se manifesta nas relações humanas, através das doenças, nas tragédias, na criminalidade e em tudo o que nos rodeia. E o fato é que estamos sujeitos a, mais cedo ou mais tarde, termos que encará-lo de alguma maneira.

Também não podemos negar que, apesar de normalmente acharmos que o mal está entre nós, muitas vezes ele está dentro de nós, ou seja, consciente ou inconscientemente, nos é quem o praticamos. E é preciso muita sabedoria, posicionamento, persistência e coragem para vencer o mal, seja ele o de fora ou o de dentro.

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

Romanos 12:21

Teorias do bem e do mal

Existem muitas teorias a respeito do mal e do bem. Filósofos de todo o mundo, assim como sociólogos e outros estudiosos lançam suas teses sobre o assunto e muitos até se divergem.

Uma das teorias mais citadas é a do filósofo Jean-Jacques Rosseau, que afirmou que o homem nasce bom, e é a sociedade que o corrompe. Mas as teorias e discussões não tratam apenas da essência do homem com relação à maldade, mas também sobre o que deve ser considerado bem e mal.

Para nortear esse entendimento, a sociedade considera elementos como ética e moral, que de toda forma podem ser contestáveis, já que dependendo da cultura, o que moralmente pode ser aceito em alguns lugares, em outros, é inadmissível. Cria-se novamente um impasse que na realidade, para quem segue preceitos cristãos, não deveria existir.

Ora, se a bíblia nos ensina o caminho por onde devemos andar e quais posturas e condutas devemos adotar como cristãos, a questão do mal e do bem em nossa cabeça é absolutamente bem definida.

Jesus andou sobre a terra com várias missões e uma delas era nos ensinar a respeito desses dois conceitos. Ser bom e ser mal para o cristão é uma questão clara, o que nos atrapalha não é a falta de esclarecimento, mas sim, a tendência a praticar o mal, que foi estabelecido através do diabo e está o tempo inteiro ao nosso redor querendo nos influenciar.

Mas afinal, como vencer o mal com o bem?

É muito claro que a forma mais eficiente de vencer o mal, seja o que nos rodeia, seja o que tende a estar dentro de nós, é através do bem. Mas como exatamente isso deve ocorrer? Quais são as nossas armas para lutar contra o mal e o que isso pode gerar em nossas vidas e a nossa volta?

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”

Romanos 12:21

Antes de qualquer coisa é preciso entender que essa não é uma missão fácil. O tempo inteiro estamos nos relacionando com pessoas que sentem prazer em praticar o mal, assim como com aquelas que fazem o mal de uma forma natural e nem sempre intencional. Além disso, somos bombardeados o tempo inteiro com notícias sobre tragédias, doenças, crimes, violência, miséria e dor.

É difícil diante de toda essa realidade não sermos levados a duas situações: nos contaminar ou desanimar. É preciso ser muito forte e resistente, ter coragem e entender que como filhos de Deus temos um propósito e uma missão muito especial que é ser luz.

Muitas pessoas até mesmo se questionam se fazer sempre o bem vale mesmo a pena, uma vez que pessoas que não têm essa mesma conduta, frequentemente conseguem conquistar seus objetivos e alcançar grandes realizações na vida. A questão é se realmente vale a pena fazer o bem enquanto que muitos não estão se importando com isso.

É preciso entender que como cristão fomos chamados para fazer a diferença, estamos nesse mundo, mas não somos dele e isso nos faz saber que não devemos andar segundo o curso deste mundo.

Vencer o mal com o bem é sua missão como filho de Deus e não importa se outras pessoas farão o mesmo que você. Enquanto o bem existir, o mal não irá prevalecer, enquanto um ungido de Deus resistir, ainda haverá luz.

Parece uma missão muito difícil e por muitas vezes vai dar a impressão de que estamos lutando sozinhos, mas saiba, existem muitas pessoas que como você estão dispostas a semear o bem na terra, custe o que custar. Mas acima de tudo, temos uma certeza, ninguém luta para fazer o bem sem ter Deus como o grande ajudador e isso já é motivo suficiente para você não desanimar.

De que forma devo fazer o bem?

Existem diversas maneiras de vencer o mal com o bem. Você pode praticar boas ações com as pessoas com as quais você convive, seja no seio familiar, no trabalho, na vizinhança, escola, faculdade e muito mais. Mesmo no contato com desconhecidos você pode levar algo de bom, tudo irá depender das circunstâncias e oportunidades.

Mostrar o amor de Deus para as pessoas também é uma forma de praticar o bem, assim como orar pelo seu semelhante ou pelas situações difíceis do mundo, fazer uma caridade, oferecer auxílio quando alguém estiver em dificuldade ou apenas um bom conselho etc.

Considere ainda trabalhar como voluntário em alguma causa, ser doador de sangue, visitar doentes, crianças abandonadas ou idosos. E que tal doar o que não serve mais para você ou o que você até usaria, mas alguém pode ser mais útil para outra pessoa?

Ser um apaziguador em situações de conflito também é praticar o bem, assim como mostrar a uma pessoa que ela pode ser alguém melhor. O que não faltam são oportunidades de praticar o bem e mudar o cenário à sua volta. Ficar quieto em uma situação de discórdia também pode evitar conflitos desnecessários.

Saiba que pequenos e grandes gestos que você tenha talvez não mudem o mundo, mas se você os pratica, estará contribuindo com o Reino de Deus e mudando nem que seja um pouquinho a vida de pessoas que precisam de você e da sua bondade.

Para outras mensagens de edificação e fortalecimento, acesse nosso blog. Aproveite e nos siga nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) para ter acesso a outros conteúdos que irão transformar a sua vida.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Que eu venha ser uma pessoa melhor a cada dia sempre fazendo o bem em nm de Jesus Cristo🙏

Deixe seu comentário: