Qual é o principal dom de Cristo?

Na palavra fala-se muito de dons e principalmente dos dons espiritual. Mas qual é o principal dom do Senhor Jesus Cristo? Descubra

qual e o principal dom de cristo 20181109121313.jpg - Qual é o principal dom de Cristo?
Qual é o principal dom de Cristo?

Quando falamos em dom de Cristo logo nos vem à mente os dons espirituais. Estamos em parte certos, pois os dons nos foram dados para servirmos a Deus como Paulo nos mostra em Efésios 4:11-13. Nos versículos anteriores (7-10) Paulo também nos mostra que foi Jesus quem conquistou na cruz a graça que nos foi dada para sermos mensageiros de Cristo, levando as boas novas ao mundo em Seu nome usando os dons que Ele mesmo repartiu entre os seus. 

Hoje conhecemos esses dons como dons do Espírito, pois o Espírito Santo foi dado a nós por Cristo como nosso Consolador até a Sua volta. Por isso, quando aceitamos a Cristo recebemos Seu Espírito: para que sejamos edificados dia após dia a fim de crescer no conhecimento e no amor de Cristo.

Os dons do Espírito

Há dois textos principais na Bíblia que podemos usar para compreender melhor a questão dos dons que nos são dados para servir a Deus: Efésios 4 e 1 Coríntios 12. No texto aos Coríntios a lista (do versículo 7 ao 11) é um pouco mais específica do que no texto da carta aos Efésios (versículos de 11 a 13). Mas devemos lembrar que os dons não se limitam apenas aos exemplos dados por Paulo nessas cartas. 

A lista feita pelo apóstolo não tem como objetivo delimitar os dons, mas exemplificar quão variados eles podem ser além de ressaltar sua importância para a comunidade cristã e o serviço a Deus. Porém, nos dois textos encontramos uma observação a respeito da importância da unidade do corpo de Cristo, ou seja, unidade da igreja. No texto de Efésios, Paulo diz que “todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza sua função”.

Podemos entender então que o amor é que faz o dom de Cristo na sua vida atuar de forma eficaz no corpo de Cristo. Vale lembrar que o dom de Cristo não é para nós mesmos. Em 1 Coríntios 12:7 Paulo diz que “a cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.” Os dons espirituais que nos são dados por Cristo são para o outro, são para servir ao nosso próximo. Por isso em 1 Coríntios 12:12 Paulo começa a explicar a importância da unidade do corpo para que os dons sejam usados da melhor forma para edificação da igreja e do Reino de Deus. 

O dom de Cristo

Em 1 Coríntios 12:31 Paulo diz à igreja em Corinto que eles devem buscar com dedicação os melhores dons e que os mostrará um caminho ainda melhor. Esse versículo nos conduz a um texto muito conhecido cujo assunto principal é o amor. O texto de 1 Coríntios 13 diz claramente que podemos ser dotados dos mais impressionantes dons, mas não seremos nada sem amor. 

Quando não há amor, não há união e não há o bom uso dos dons dados pelo espírito. Em 1 Coríntios 13:8 está escrito que as línguas e as profecias passarão, mas o amor jamais acabará. Para entendermos a importância que é dada ao amor podemos ler o texto de 1 João 4 a partir do versículo 7. Nesse texto vemos que há uma lógica simples para entender porque o principal dom de Cristo é o amor. João diz no versículo 8 que “quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 

E no versículo 12 João diz que “se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós.” Vemos nesse texto de João a importância dada ao amor por foi por amor que Cristo se entregou por nós. O principal dom de Cristo é o amor, pois sempre que Ele realizava milagres oferecia perdão ainda que a pessoa não pedisse isso, pois muitos chegavam a Cristo buscando apenas um milagre, uma solução momentânea. 

Mas Cristo veio nos dar uma solução eterna. Veio nos dar salvação eterna pelo Seu amor. O principal dom de Cristo para nós é nos mostrar que amarmos uns aos outros é muito mais importante do que curar ou profetizar.

Recomendamos para você:

Siga-nos no Instagram e receba mais abençoadas mensagens, deixe o seu precioso comentário logo abaixo e compartilhe essa mensagem em suas redes sociais.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: