A boca fala do que o coração está cheio – Mateus 12.34

O que falamos é um reflexo do que se pensa e sente, logo, devemos vigiar nossas mentes para que possamos dizer apenas coisas boas, edificando a nossa vida e a daqueles que nos cercam.

coracao - A boca fala do que o coração está cheio - Mateus 12.34
A boca fala do que o coração está cheio – Mateus 12.34

Em várias passagens da Bíblia, podemos achar orientações sobre a nossa fala e nossos pensamentos. Somos orientados a nos portar de maneira que agrade nosso Deus, e que transpareça nossa fé. Por isso, o que dizemos está relacionado com que pensamos e sentimos. 

No livro de Mateus, no capítulo 12, Jesus passa por diversas situações em que os fariseus o acusam por curar no sábado. A intenção destes era humilhá-lo e tentar provar que Ele não seguia as regras da escritura sagrada. 

Porém, Jesus em sua grande sabedoria utiliza dessa situação para ensiná-los que apesar de conhecerem a lei, seus corações eram sujos, porque havia uma má intenção por trás das palavras que proferiram, fruto de pensamentos e planos para gerar contenda. 

Logo, em Mateus 12:30, Ele diz: ‘’Raça de víboras, como podeis falar cousas boas sendo maus? porque a boca fala do que está cheio o coração.’’ Cristo sabia o que eles pensavam e, principalmente, como seu exterior não condizia com o interior.

Esta palavra dirigida aos fariseus pode se aplicar a nós a partir do momento em que nossos pensamentos não são fiéis aos nossos comportamentos e palavras. 

Nossas vivências são o nosso testemunho

O nosso dia-a-dia é repleto de acontecimentos, que muitas vezes não estão de acordo com a vontade de Deus para as nossas vidas. É normal que acabemos por nos encontrar em ambientes desfavoráveis à nossa fé e prática. 

Porém, sabemos que a fé deve ser praticada e demonstrada aonde quer que vamos, para que possamos ser sal e luz nesta terra. 

Já que geralmente não temos a opção de não frequentar certos lugares, ou não estar em certas companhias, nossa permanência em certos locais deve ser usada como um instrumento de evangelização.

Seja no trabalho, ou qualquer outro lugar, nada nos impede de nos conservar edificados e centrados na palavra do Senhor Jesus. 

Além de estarmos sujeitos a provações, o que vivemos pode servir como fortalecimento do espírito. Para aquele que conhece a palavra da salvação: não tenha medo! Confie em Deus para que Ele te dê forças para enfrentar toda luta.

O Espírito Santo deve fazer morada em nós

boca - A boca fala do que o coração está cheio - Mateus 12.34
A boca fala do que o coração está cheio – Mateus 12.34

Nós somos seres humanos frágeis e fracos, e principalmente, pecadores. Não há força ou bondade em nós que não seja concedida e inspirada por Deus. Ele nos deu a companhia do consolador, o Espírito Santo, para que possamos ser guiados por meio de nossa caminhada, protegidos e alertados. 

Em Efésios 6:18-19, a palavra nos diz: “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido mistério do evangelho”.

Esta passagem, conhecida por nos instruir sobre a armadura de Deus, nos ensina que apenas através da oração fervorosa a palavra divina pode nos ser dada. Por isso, devemos buscar a Deus intensamente para que ele nos guie em tudo o que falarmos, porque até mesmo a partir da mais simples frase podemos servir de testemunho. 

O Espírito Santo é consolador, e nos auxilia nas nossas dificuldades, nos dando coragem e determinação. Quando ele faz morada em nós, muda nosso ser. Gálatas 5:22-23 nos ensina: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”.

Observe que todas essas características são positivas, e podem ser adquiridas a partir do momento que o Espírito Santo habita em nós. Logo, se possuímos essas qualidades, estaremos cheios de bons pensamentos, o que terá influência sobre o que dizemos.

Sendo imitadores de Cristo

A Bíblia é a nossa regra de fé e prática, e nos mune contra ciladas, mentiras e confusões. Lê-la é o meio que nos permite conhecer a palavra de Deus. 

Além disso, por meio do novo testamento podemos conhecer mais do Filho do Homem, Jesus Cristo, aquele que foi capaz de vencer o pecado e a morte. Devemos ser imitadores de Jesus todos os dias, praticando aquilo que Ele nos ensinou e vivendo no cento de sua vontade. 

Por isso, a Bíblia nos instrui a andar em amor, assim como Ele nos amou, para que possamos imitá-lo como filhos amados. Não devemos nos inspirar em homens, mas sim, em Jesus, para que possamos viver de acordo com a vontade do nosso Pai.

Protegendo nossos corações

Se a nossa boca fala sobre o que sentimos, devemos então buscar proteger nossos sentimentos. Essa pode ser uma tarefa complicada quando nós nos achamos perdidos ou ansiosos. Portanto, buscar a presença de Deus é essencial para obter paz e bons pensamentos em nossos corações. 

Além do mais, devemos estudar a sua lei, e nos alimentar espiritualmente todos os dias através da palavra, de louvores e da oração, que nos conecta diretamente ao nosso Deus. Lembre-se, Ele é presente e alcançável para todos aqueles que O buscam em espírito e em verdade!

Vigiar e orar é a chave para estarmos firmes na nossa fé

Devemos lembrar sempre do pedido de Davi em Salmos 51:10: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável”. Esse personagem bíblico é conhecido como aquele que foi um homem segundo o coração de Deus. 

Davi não era isento de pecados, mas ele reconheceu as suas faltas e suplicou pela misericórdia de Deus, achando graça perante Ele. Uma relação íntima com Deus é essencial para que Ele possa agir nas nossas vidas, abrindo nossos olhos espirituais e cuidando dos nossos caminhos. 

Ele é o único que conhece o que é melhor para nós, e Ele deseja que sejamos felizes em sua presença. Busque a Deus intensamente e peça para que Ele o guie em todos os seus caminhos, atividades e atitudes. 

O Espírito Santo agirá em sua vida para que você entenda o que deve fazer nas suas maiores dificuldades, e Jesus será o seu amigo na sua caminhada da Fé.

Se você precisa de palavras de acolhimento e ânimo, temos em nosso blog várias reflexões que podem te ajudar a compreender a vida, os propósitos de Deus ou algum momento específico pelo qual esteja passando. Siga-nos em nossas redes sociais para receber mais mensagens!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

Deixe seu comentário: