Gênesis: quais lições desse livro podemos tirar para os dias atuais?

Origem, princípio. Este é o significado da palavra Gênesis , primeiro livro da Bíblia Cristã e Hebraica. A história é uma das mais intrigantes da fé Cristã e remonta a narrativa da criação até a busca pela Terra Prometida.

genesis - Gênesis: quais lições desse livro podemos tirar para os dias atuais?
Gênesis: quais lições desse livro podemos tirar para os dias atuais?

Mas o que estes ensinamentos bíblicos podem trazer de lições para os dias de hoje? Podemos chegar a grandes conclusões com as passagens de Gênesis . Confira algumas.

Adão e Eva nos ensinam a aprender com os erros 

No início uma relação pura e perfeita, mas no fim pensamentos ruins, desrespeitosos e a consequência do pecado. A relação entre o primeiro casal da Bíblia em Gênesis nos ensina muito.

Entre as lições, podemos aprender a como tratar as relações humanas, a fugir da desobediência, que foi o maior problema de  Adão e Eva 

O ponto positivo de toda esta história é que agora, com o aprendizado, temos a chance de evitarmos os erros.

Adão e Eva nos ensinam a sermos mais críticos 

Na história de Gênesis , a serpente contou a Eva que, se ela e o marido comessem do fruto proibido, os seus olhos se teriam mais visão e seriam como deuses. Enganada pela serpente, Eva colocou tudo a perder e despertou a ira de Deus.

Atualmente, muita gente ainda cai em meias verdades contadas pelas pessoas e não procura entender e refletir nas coisas a fundo. Hoje, temos opções para não sermos vítimas de fake news, afinal, devemos sempre propagar a palavra da verdade.

Noé nos ensina a manter o foco nos objetivos 

Os demais habitantes da cidade de Enoque achavam mesmo que Noé e sua família eram muito estranhos. Eles não faziam festas e ainda concentravam seus esforços em construir uma arca em um lugar que mal chovia.

Esquisito? Não para quem tinha a missão de se manter fiel a Deus, afinal, Noé recebeu instruções para construir a arca sete dias antes do dilúvio de acordo com Gênesis 

Ele tinha a certeza do que aconteceria e que teria muito trabalho pela frente, ou seja, não se deixou levar pelo que os outros falavam.

Caim e Abel nos ensinam que podemos controlar sentimentos ruins 

Quando nos sentimos irados por algo que aconteceu, podemos deixar o sentimento ruim nos dominar ou não. Caim e Abel nos mostram que ódio, raiva podem sim ser dominados.

O problema é que queremos colocar este sentimento para fora em forma de terríveis atitudes. O resultado? Acabamos piorando as coisas e chegando a consequências terríveis. A arrogância e a ira podem chegar a atitudes inimagináveis.

A Torre de Babel nos ensina sobre união 

A união precisa transformar algo para o bem comum, ou seja, para beneficiar seu semelhante. A Torre de Babel fazia crescer uma união irreal. Ao contrário do que era defendido, foi construída para dominar o mundo. 

Assim como Babel, no mundo muitas uniões, amizades ou relacionamentos acabam separando as pessoas e lhes fazendo mal.

Nas redes sociais, por exemplo, interagimos com indivíduos de vários cantos do planeta, mas nos afastamos das pessoas queridas que nos conhecem mais e nos amam independente das circunstâncias.

As histórias bíblicas de Gênesis nos trazem muitos aprendizados e uma riqueza de interpretações. É importante sempre meditarmos nelas e mantermos nossa fé em dia.

Para receber em seu e-mail mensagens diárias de edificação Inscreva-se agora

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Alleluia amem sinhor Jesus Christ peco que ouve ESTAS pidido amem sinhor Jesus Christ peco que acaba com esta doenca panomeia porque so sinhor Jesus Christ qué tem forca poder amem alleluia sinhor Jesus Christ qué me de saude Paz alegria paz saude meus filhos amigos meus irmaos todos aqueles qué Tao contra MIM de Paz saude amen

  • Amei a lição. Precisamos aprender com os erros de Adão e Eva.

Deixe seu comentário: