Tentações: saiba como resistir

Vivemos em um mundo de provas e expiações, por isso somos desafiados todos os dias a não cair em tentações. Saiba mais.

tentacoes saiba como resistir 20211209141916.jpg - Tentações: saiba como resistir
Tentações: saiba como resistir

Você que é cristão e segue os ensinamentos de Deus, certamente já teve momentos em que caiu em tentações. É difícil resistir, mesmos aqueles que estão há anos na igreja.

A tentação é como se fosse uma prova que nos colocada, é um convite para pecarmos e testar a nossa força. De acordo com os ensinamentos bíblicos, a tentação é como um estímulo, geralmente dado por espíritos que vivem na sombra.

Como se manter firme e ser um bom Cristão e não transgredir as leis do divino? A seguir, vamos abordar esse tema importante que é a tentação e como resistir.

Afinal, o que são as tentações?

Quando Jesus foi se isolar no deserto para passar 40 dias em jejum, ele foi tentado pelo diabo. A tentação é uma provação e faz parte da vida aqui na Terra. Somos induzidos a ter vontades e desejos que, na maioria das vezes, pode nos levar ao pecado.

No deserto, Jesus passou fome, claro, mas se manteve firme e não deu ouvidos ao Diabo que havia lhe provocado dizendo: “se você é filho de Deus, transforme essa pedra em pão”. Essa ficou conhecida como a primeira tentação de Jesus no deserto. Depois, a segunda tentação, o demônio diz a Jesus que daria a ele todo poder e glória sobre o mundo se Jesus o adorasse.

Na terceira tentação, Jesus foi levado ao ponto mais alto de Jerusalém e o diabo lhe disse: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem.

Jesus rebateu dizendo que está escrito também: “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Dt 6,16). Esses são exemplos do quanto Jesus foi forte e resistiu às tentações, porque, antes de tudo, ele tinha conhecimento. E é exatamente o conhecimento que pode nos fazer resistir as ciladas que somos induzidos, até mesmo para que possamos evoluir.

Somos humanos e devemos nos acolher

Jesus Cristo foi um homem divino e que veio para nos ensinar. Podemos e devemos tentar, ao máximo, seguir seus ensinamentos, mas, é importante reconhecer a nossa ignorância diante do filho de Deus.

Somos seres humanos, passíveis de erros e de cometer pecados. Não é fácil resistir a tentações diárias, como:

  • Evitar a gula;
  • Não invejar o próximo;
  • Não sermos soberbos e orgulhosos;
  • Não ter apego excessivo aos bens materiais;
  • Não sentir raiva;
  • Não resistir aos pecados da luxúria;
  • Se entregar a preguiça.

Esses são apenas alguns exemplos de tentações e pecados que somos submetidos apenas por sermos seres humanos.

São pecados apontados pela Bíblia, porém, você mesmo deve saber que existem outros milhares de tentações que podem não ser consideradas pecado, mas que são prejudiciais para a nossa evolução.

Os ensinamentos bíblicos nos dizem também que, Jesus morreu na cruz como um sacrifício para limpar nossos pecados. Mas, e como fica a nossa vida? Isso não significa que não seremos testados e o que devemos fazer é honrar o nome e o sacrifício de Jesus Cristo.

As tentações não são dadas por Deus

Pode acontecer, principalmente em dias em que você se sente triste, achando que o fardo está pesado demais, em cair no erro de pensar que as tentações são castigos de Deus.

Mas a verdade é que Deus não castiga ninguém. Você sabia que, na maioria das vezes, somos nós mesmos que nos castigamos com a nossa mente? A tentação existe, é fato, e ela até acontece naqueles momentos em que a gente não aguenta mais e acha que precisa se anestesiar de alguma forma.

Comprar algo para suprir uma carência, descontar no excesso de comida a falta de afeto e amor em nossa vida, cair na tentação de fazer fofocas da vida alheia por tédio, ou por não querer enxergar nossos próprios erros?

Quem nunca cometeu alguns desses erros que atire a primeira pedra, não é mesmo? Até o mais devoto Cristão pode ser tentado a cair em ilusões que levarão ao erro.

Mas então, de onde vem a tentação?

Nas versões da bíblia, todas elas mencionam que a tentação é algo que faz parte da vida humana. Sendo assim, todos serão tentados e passarão por tentações enquanto estiverem em vida.

Você pode começar a olhar a tentação de maneira diferente, tirando um pouco do peso e principalmente da culpa quando ceder a algo que considera um pecado ou erro.

Como falamos anteriormente, as tentações vêm principalmente de dentro de nós, da nossa mente ansiosa, caótica e cheia de desejos e medo. Você deseja um carro, consegue o carro, mas logo vai desejar outro carro ainda mais potente.

Será tentado, pela sua própria mente, a se esforçar ainda mais e cairá na tentação de adquirir uma dívida só para satisfazer esse desejo de ter o outro carro.

A tentação vem também de outras pessoas, mas veja, a escolha é sempre nossa de fazer algo ou não quando somos tentados pelo outro. Já ouviu aquele ditado, né, digamos com quem andas que eu te direis quem és?

Observe bem o seu ciclo de amizade e avalie se eles são bons ou se estão o tempo todo levando você ao erro. Será impossível não cair em tentação se não mudarmos o ambiente tóxico e perverso em que vivemos.

O que devo fazer para resistir à tentação?

Primeiro, você deve se observar e identificar o que para você é mais tentador. É o seu maior erro que deve ser trabalhado, esse deve ser o seu foco caso queira, de verdade, se tornar um Cristão melhor e não cair em tentação o tempo todo.

Busque orar quando notar que está se sentindo fraco e prestes a cair em tentação. Peça ajuda a Deus, abra a bíblia e veja a palavra que chega para ti nesse momento.

E mais importante de tudo: não tenha medo ou culpa de dizer não, mesmo que seja para as pessoas que você gosta. Muitas vezes elas não se dão conta que estão induzindo os outros à tentação. Deus sempre te acolherá, tenha isso em mente!

Nos siga também em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) e receba diariamente o encorajamento para seguir firme com Jesus.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: