Tenha esperança – 1 Pedro 5:10

Todo e qualquer sofrimento é passageiro, pois o Senhor nos dá a esperança de dias melhores. Para saber mais, venha conferir agora mesmo este conteúdo.

Se você costuma ler a Bíblia com frequência, é bem provável que já tenha se deparado com 1 Pedro 5, versículo 10, onde diz:

“e o Deus de toda a graça, que vos chamou para a glória eterna em Cristo, depois de sofrerdes um pouco, ele mesmo vos restaurará e vos tornará fortes, firmes e inabaláveis”.

Este versículo é impressionante, tanto por sua força quanto pela capacidade de transmitir algo que precisamos muito nos dias de hoje: esperança. Como Jesus nos disse, realmente teremos problemas neste mundo. Haverá doenças, empregos serão perdidos, pessoas serão rejeitadas e por aí vai. No entanto, não devemos desanimar.

Ele está ciente do nosso sofrimento e nossa esperança é que Ele mesmo nos restabeleça. Aquele que primeiro nos uniu, nos unirá novamente. Ele nos endireitará e fortalecerá a nossa fé. Então, que tal lermos um pouco mais sobre esta palavra gloriosa? É só ficar com a gente por mais alguns minutos!

Como ter esperança nos dias de hoje?

No versículo que citamos acima, Pedro encerra a seção principal de sua primeira epístola.

Neste encerramento, notamos que ele repete vários temas que apareceram anteriormente em sua carta a fim de lembrar seus leitores do poder de Deus e da natureza temporária de suas provações. Ou seja, Deus nos prova, mas essa provação tem data para terminar e nos fará mais fortes.

No versículo 9, ele deixa claro também que os crentes em todo o mundo enfrentam sofrimentos, mas logo isso passará.

Neste momento, o que precisamos é olhar para os problemas e para as provações do ponto de vista da eternidade. Isso porque, comparado com a glória que experimentaremos na eternidade, tudo o que nos acontece nesta vida, mesmo que suportemos dificuldades por todos os nossos dias, é de fato apenas por pouco de tempo.

Sabendo que isso é verdade, somos encorajados a suportar nosso qualquer momento ruim.

Esse encorajamento, de que nosso sofrimento é breve, também nos foi dado no início do livro de Pedro, no capítulo 1, versículos 6 e 7:

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo”.

Depois do nosso sofrimento, Deus nos “restaurará, confirmará, fortalecerá e estabelecerá”. Ele nos capacitará totalmente para permanecermos firmes por Ele em meio a todas as coisas deste mundo.

Por isso, não importa o que esteja acontecendo em sua vida: tenha esperança!

Entendendo a Palavra

Certo, mas como podemos entender exatamente o que é dito nesta palavra? Bem, não apenas servimos ao Deus de toda graça como lemos em 1 Pedro, como também temos a certeza das incontáveis virtudes de nosso Senhor tantas vezes ao longo das escrituras.

Então, vejamos o que cada trecho do versículo 10 nos diz:

  • O Deus de toda graça: aqui, lemos sobre um Deus compassivo, cheio de misericórdia e verdade, longânimo. Ele nos provê quietude e paz;
  • Ele nos chamou para Sua glória eterna por Cristo Jesus: o Salvador do mundo nos convidou pessoalmente para Sua glória eterna. Para por um minuto e reflita o quão incrível isso é;
  • Depois de ter sofrido um pouco: quando você aceita Jesus como seu Salvador, não tem garantia de uma vida sem dor ou sofrimento. Na verdade, mais do que nunca, os cristãos são perseguidos por aquilo em que acreditam. O sofrimento faz parte desta vida. Apenas lembre-se de que esta vida na terra é apenas o começo e haverá um galardão para todos nós no céu.

Portanto, mantenha a esperança em Deus

Às vezes, em meio às aflições e tensões comuns da vida diária, podemos clamar: “Até quando, ó Senhor? Não consigo ver além da dor de hoje. O que o amanhã trará? Você estará lá para me ajudar a passar por essa aflição também?”

Esta questão é extremamente urgente, porque Jesus disse em Marcos 13, versículo 13 que: “Quem perseverar até o fim será salvo”. Trememos ao pensar em estar entre “aqueles que retrocedem e são destruídos”, como lemos em Hebreus 10. Não estamos jogando. O sofrimento é uma terrível ameaça à fé.

Portanto, é maravilhoso ouvir Pedro prometer aos cristãos aflitos e cansados que o sofrimento passará.

A certeza de que Ele não demorará além do que podemos suportar, que ele cessará com os nossos erros e falhas e que ele estabelecerá para sempre o que deu errado por tanto tempo é algo que vem diretamente de Deus.

Deus não é o Deus de “alguma graça”. Ele é o Deus de toda a graça, incluindo os estoques infinitos e inesgotáveis da graça futura que precisamos para perseverar até o fim.

A fé nessa graça futura é a chave para perseverar no caminho estreito e difícil que leva à vida eterna, ao lado do nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.

Precisando de esperança? Apenas ore!

Nem sempre é fácil manter a fé na Palavra de Deus. Afinal, somos humanos e é da nossa natureza termos medo. Portanto, se você precisa de ajuda para sustentar a sua esperança e olhar apenas para o alto, aí vai uma oração poderosa. Acompanhe:

“Meu amado Pai e Deus altíssimo,

Restaurador da minha alma, reconstrói-me neste momento.

Mais uma vez, peço que me faça forte, firme e inabalável.

Que eu tenha uma força profunda em minha alma, que nada me coloque para baixo e que eu não me apavore frente aos problemas desta vida terrena.

Dirija os meus pensamentos e sentimentos para que eu permaneça firme em Ti.

Permita-me descansar sob Seus cuidados e Seu infinito amor.

Que a minha esperança esteja, hoje e sempre, apenas em Ti.

Amém”.

Acredite, há muito mais por vir do que você pode imaginar. Todo sofrimento é passageiro, pois o nosso Deus nos dá a esperança e a certeza de um futuro melhor.

Se este conteúdo tocou no seu coração, aproveite para ler mais textos em nosso blog hoje mesmo.

Remendado para você:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Minha esperança está em Deus Pai Todo Poderoso em nm de Jesus🙏🙏🙏

  • Amém 🙏🏻🙌

Deixe seu comentário: