A oração é parte importante do relacionamento entre os cristãos e Deus. São nesses momentos que conseguimos falar diretamente com Ele e ouvir o que Deus espera de nós. Por isso mesmo, o hábito de orar precisa ser cultivado desde cedo. Nesse texto vamos explicar como ensinar seu filho a orar.
Mas por que ensinar seu filho a orar é algo importante? Primeiro, porque as crianças pertencem ao Reino dos Céus. Em Lucas 18:16, Jesus deixa claro a importância das crianças para Deus:
“Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: ‘Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.’”
Em segundo lugar, a criança aprende desde cedo a confiar e seguir as palavras do Senhor. Dessa forma, o relacionamento com Deus será mais profundo quando chegar a vida adulta.
Sendo assim, separamos algumas dicas para ensinar seu filho a orar. São elas:
Comece orando pelo seu filho
O relacionamento com Deus deve ser cultivado desde o nascimento. Entretanto, sabemos que a criança pode demorar alguns anos para conseguir orar por si mesma. Nesse sentido, essa passa a ser uma responsabilidade dos pais.
Ensinar seu filho a orar, não quer dizer fazer com que ele decore um conjunto de frases, agradecimentos e pedidos. Mas sim, criar um espaço onde ele se sinta seguro para entrar em contato com o Senhor.
Quando oramos em nome de uma criança, indicamos a Deus que ela é um de seus filhos. Pedimos que Ele olhe por ela e aponte os melhores caminhos. Assim, o relacionamento entre a criança e Nosso Senhor começa a ser construído.
Ensinar seu filho a orar através do exemplo
À medida que vão crescendo, as crianças passam a imitar o comportamento dos adultos à sua volta. Ou seja, elas aprendem a se relacionar com o mundo de acordo com os exemplos dados pelos pais.
Sendo assim, para ensinar seu filho a orar, você precisa dar o exemplo. Deixe que ele faça parte dos momentos de oração. No início, é possível que ele não compreenda a importância do momento, mas lembre-se de ter paciência, seja o exemplo que seu filho precisa.
Crianças são curiosas por natureza. Chegará o momento em que elas vão perguntar o porquê da oração e é nessa hora que os pais devem estar prontos para introduzir os primeiros ensinamentos sobre Deus.
Como uma criança deve orar?
Os pais e familiares precisam estar atentos a um ponto importante, crianças não são pequenos adultos. Elas ainda não sabem rezar por si mesmas e não sabem como se comportar nesses momentos de reflexão.
Por isso, na hora de ensinar seu filho a orar não o force a rezar como um adulto varia. Isso pode afastar a criança em vez de construir um hábito saudável de oração.
Nesse sentido, ensinar seu filho a orar envolve adaptar as orações à sua capacidade. Por exemplo, começa com orações curtas e frases mais simples. Além disso, usar ferramentas lúdicas é uma ótima forma de atrair a atenção das crianças e ensiná-las algo novo. Como exemplo podemos citar músicas e desenhos infantis.
Entretanto, o maior desafio pode ser ensinar a criança como se comportar nos momentos de oração. Quando oramos para Deus, precisamos estar concentrados, o que é complicado para uma criança muito pequena.
Primeiro ensine pelo exemplo: durante as orações com as crianças feche os olhos e junte as mãos, peça que a criança realize o mesmo. Reze com ela dessa forma e mostre a importância dessa reverência.
No início, pode ser que a criança se distraia com outras coisas, principalmente se as orações demoram algum tempo. Seja paciente, chame a atenção do seu filho novamente para a oração e continue rezando.
Pelo que as crianças devem orar?
Ensinar seu filho a orar também envolve mostrar pelo que a criança deve rezar. Qualquer filho de Deus deve ter a liberdade de abrir seu coração para o Senhor e isso inclui as crianças. Sendo assim, os pais precisam guiar os filhos durante os momentos de oração e apontar sobre o que a criança deve orar.
É normal que crianças peçam em suas orações por itens materiais ou algo que a Palavra do Senhor condena. Nessas horas, os pais precisam estar atentos para corrigir seus filhos e ensiná-los os dogmas cristãos.
Para ensinar seu filho a orar da forma correta, você pode usar uma analogia com a mão da criança e os motivos pelos quais ela deve rezar. Pegue a mão da criança, cada dedo representa um dos motivos de oração. Por exemplo:
- Polegar: louvar a Deus — analogia: Deus é o número 1
- Indicador: agradecer as bênçãos de Deus — analogia: tudo que é bom vem de Deus.
- Médio: pedir perdão pelos pecados — analogia: dedo das asneiras.
- Anelar: orar pela família e amigos — analogia: dedo do relacionamento.
- Mínimo: orar por si mesmo — analogia: o menor dedo faz referência ao membro mais novo da família.
Em que momentos as crianças devem orar?
Ensinar seu filho a orar não é algo que vai acontecer do dia para a noite. Esse é um trabalho que exige tempo e prática. Sendo assim, é importante criar uma rotina de oração diária para a criança.
Por exemplo, a criança pode orar quando acorda, antes das refeições e na hora de dormir. Os horários determinados para as orações podem variar de acordo com a realidade de cada família. O importante é que a criança aprenda que em determinada hora do dia é destinada ao Senhor.
Algumas crianças podem aprender mais rápido que outras, isso é normal. Tenha em mente que ensinar seu filho a orar não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona que leva ao amor do Pai.
Siga nossas redes sociais e acesse nosso blog para mais conteúdos sobre a Palavra de Deus e suas reflexões
Olá abençoado(a), se você chegou até aqui é porque algo ainda maior Deus tem pra tua vida! Sou o Missionário Fael Mendes e trago uma recomendação maravilhosa para o teu crescimentos espiritual. Você já pensou em fazer um curso de Teologia 100% à distância e sem mensalidades? Chegou a orar de você aprofundar seus conhecimentos. Clique aqui e conheça o curso de formação em Teologia.
Recomendo para você:
- 10 versículos para ensinar as crianças o amor de Deus
- Como ensinar seus filhos a rezarem?
- Histórias da Bíblia Para Crianças: Conheça 4 História Inspiradoras
- Ensina ao Teu Filho o Caminho que Deve Andar
Jesus te ama muito.
Deixe seu comentário: