Crianças cada vez mais se conectando com a palavra de Deus

Saiba que é possível ver crianças cada vez mais se conectando com a palavra de Deus, mas isso exige seu esforço e muita dedicação. Tanto para compreender as necessidades dos pequenos, quanto na hora de ser uma boa influência para eles.

criancas - Crianças cada vez mais se conectando com a palavra de Deus
Crianças cada vez mais se conectando com a palavra de Deus

Se o seu desejo é ver crianças cada vez mais se conectando com a palavra de Deus, precisa entender vários pontos importantes. Afinal, para criar relacionamentos devemos entender um pouco mais sobre o outro, nesse caso, compreender sobre o mundo infantil e suas necessidades.

Além do mais, somos a fonte de influência maior, precisamos ser coerentes com aquilo que ensinamos, vivendo a palavra em nossas vidas. Continue a leitura e saiba como criar essa conexão que se inicia desde cedo e impacta na salvação desses pequenos.

Aprenda sobre as novas gerações

As gerações que compreende a idade das crianças atualmente são geração Z e geração Alfa. Ambas nasceram imersas na tecnologia e apresentam comportamentos muito específicos do momento em que vivemos, o que é perfeitamente comum no decorrer de novas gerações.

Afinal, as crianças são indivíduos e possuem uma visão de mundo de acordo com várias circunstâncias, entre elas o momento em que nasceram e vivem. O seu jeito de falar, de interagir uns com os outros, de entender sobre os mais diversos assuntos, podem mudar conforme sua geração.

Imagine, por exemplo, a diferença de comportamento que existe entre aqueles nascidos em 1980 e os nascidos em 2000. Certamente a maneira de abordar essas pessoas pode mudar a fim de conseguir resultados que você deseja, por exemplo, na forma de evangelização.

As crianças precisam de relacionamento

Muitas pessoas gostam de manter a culpa pelas relações distantes apenas na tecnologia, mas o fato é que ela continua avançando, como sempre foi. A resposta para resolver esse problema não tem ligação com dispositivos ou aplicativos, está na criação de relacionamento.

Todos precisamos de afetividade, de conexão com outras pessoas e isso não muda na infância. Por isso que todos os que lidam com os pequenos, sejam seus pais, familiares e líderes, precisam criar laços verdadeiros, por meio da presença completa.

Isso quer dizer ouvir o que elas têm a dizer, responder suas perguntas, olhar nos olhos e dar atenção de maneira genuína. Portanto, se os olhos estão muito vidrados nas telas, pode estar faltando um momento em que todos estejam envolvidos, olhando uns nos olhos dos outros.

As suas ações precisam ter intenção

Na correria do dia a dia os momentos mais preciosos de aprendizado podem passar despercebidos. Bem como um exemplo que não seja tão positivo assim para a construção de um bom caráter nas crianças. Afinal, os pequenos estão sempre atentos aos adultos, no que falamos e fazemos.

E como as nossas ações são muitas vezes mais impactantes que as nossas palavras, é importante ter intenção em cada uma delas. Isso quer dizer pensar sobre a forma como agimos com as crianças e no nosso cotidiano.

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”

Provérbios 22:6.

Fica muito mais difícil para você incentivar as crianças na leitura da palavra, por exemplo, se elas nunca veem isso acontecendo com você. A compreensão sobre a importância dessa prática na vida cristão passa a ficar um tanto distorcida, já que suas ações não condizem com suas palavras.

Você precisa saber abordar o sobrenatural

O ser humano também tem anseio em sua alma pela presença de Deus, de contato com o sobrenatural. Claro que as crianças se encaixam nessa ideia. Por isso, precisamos apresentar o sobrenatural de Deus por meio de suas ações em nossas vidas e suas revelações nas escrituras.

Sabemos que as crianças são ótimas para imaginar e compreender questões que vão além do que podemos ver. Entendendo isso, não subestime a capacidade dos pequenos de entender o poder de Deus. Fale sobre o agir de Deus em histórias bíblicas e como isso pode se manifestar na vida delas.

Além do mais, abrindo seus olhos para o espiritual, consegue ver o agir de Deus na vida de cada criança. Então, busque cada vez mais a presença de Deus em sua vida para que consiga transmitir de maneira verdadeira como é esse relacionamento com o sobrenatural.

“E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.”

Marcos 10:13,14

Use recursos que enriqueçam o aprendizado da Bíblia

A internet nos aproximou de uma infinidade de recursos novos e facilmente encontrados, seja de forma gratuita ou paga. Assim, podemos dispor de muitos materiais na hora de falar de Deus para as crianças, contando histórias bíblicas, aplicando atividades ou fazendo perguntas.

Além disso, há vários conteúdos muito relevantes inclusive para os momentos de divertimento, aquela hora de sentar em frente à televisão para assistir o programa favorito. Isso porque você consegue encontrar canais no YouTube, por exemplo, com conteúdo ricos e que incentivam as crianças no caminho de Cristo.

Em outras palavras, separe o período adequado para um devocional com as crianças, mas aproveite também horas de brincadeiras para trazer conteúdo proveitoso. Brinquedos, televisão, livros, tudo isso pode trazer uma mensagem positiva quando analisamos bem.

Crianças cada vez mais se conectando com a palavra de Deus

Assim como nós adultos temos várias práticas para aproximação com Deus, os pequenos também precisam disso em sua rotina. A grande diferença é que na infância precisamos de ajuda para isso, de alguém que conduza as nossas ações para conteúdos e hábitos proveitosos.

Portanto, aproveite as dicas e construa maior conexão das crianças com Deus, seja na sua casa ou na igreja, junto a grupos de ensino infantil. Você verá que as crianças estão cada vez mais se conectando com a palavra de Deus quando elas passam a agir conforme o que foi ensinado.

Pois bem, fique de olho nas mudanças das novas gerações, entenda meios para criar relacionamento verdadeiro com as crianças. Também forneça conteúdos que agreguem na vida delas, inclusive no que diz respeito ao seu próprio comportamento, tão importante para servir de exemplo para os mais jovens.

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” João 13:15

Aproveite também para ler outros conteúdos como este e conferir as nossas redes sociais!

LEIA MAIS:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: