Por que os jovens sentem vergonha em assumir o seu amor por Deus?

A juventude é uma das melhores fases da nossa vida, repletas de escolhas difíceis e pressões, mas com Deus tudo flui. Mas por que os jovens sentem vergonha em assumir o seu amor por Deus? Entenda.

jovens - Por que os jovens sentem vergonha em assumir o seu amor por Deus?
Por que os jovens sentem vergonha em assumir o seu amor por Deus?

Você jovem, sentiu vergonha de assumir o seu amor por Deus? A juventude nos traz muitos aprendizados e é uma fase em que precisamos estar atentos para não fazermos escolhas erradas.

Em muitas famílias, a palavra de Deus é algo que costuma ser presente. Muitos costumam ir à igreja e incentivam os filhos a fazerem o mesmo, falam de Deus durante as refeições e isso ajuda muito no desenvolvimento do jovem crente. 

Porém, até mesmo por vergonha do que os amigos vão dizer, muitos jovens preferem manter a sua religiosidade em sigilo. Afinal, como mudar isso e falar de Deus sem medo? 

Deus está falando para você nesse momento.

Afinal, os jovens sentem vergonha em assumir o seu amor por Deus?

Infelizmente, sim. Alguns simplesmente porque não cresceram encorajados em falar abertamente sobre Deus. 

Até mesmo falar de amor é algo difícil para os jovens, agora imagine falar sobre o amor por Deus? Embora a juventude seja uma das melhores fases da vida, ela é cercada de muitos desafios e inseguranças.

Quando entram na adolescência, considerada uma fase de rebeldia, muitos jovens sofrem bullying, uma prática repetitiva que consiste em violência física e xingamentos verbais, o que é muito desagradável. Além de colocar os jovens em uma condição limitadora, o bullying acarreta traumas que, se não forem curados, irão prejudicar esses mesmos jovens na vida adulta. 

Como um adolescente lida com toda essa questão de se sentir parte de algo e ser principalmente bem visto pelos amigos ou pelo meio em que vive, falar de Deus é quase como se fosse um tabu.

Por exemplo: vamos imaginar um jovem que cresceu em um ambiente de violência, com negligência dos pais, falta de apoio, mas que por um acaso encontrou na palavra de Deus o conforto que ele precisava.

Esse jovem, para poder se sentir confiante em assumir o seu amor por Deus, vai precisar de tempo. Portanto, é normal que a maioria guarde para si mesmo os seus afetos a respeito do Senhor. 

Amigos consideram “chato” e “careta” 

Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”; Eclesiastes 12:1.

Esse ensinamento que vimos em Eclesiastes 12:1 é primordial e muito pontual para falar sobre por que os jovens sentem vergonha em assumir o seu amor por Deus.

Antes de tudo, é importante a gente ressaltar que há sim muitas exceções entre os jovens e alguns deles conseguem falar abertamente sobre o que sentem em relação a Deus, sobretudo aqueles jovens que têm alma mais madura e que não se deixam levar pelos comentários das outras pessoas. Assim como aqueles jovens com autoestima equilibrada, eles buscam cada vez mais autoconhecimento e sabem que a opinião alheia não pode lhes definir. 

Eles costumam se respeitar muito, se colocam em primeiro lugar, assim como lidam muito bem com críticas que possam vir a receber. São os tipos de jovens muito admirados e que merecem um lugar de liderança, seja na igreja ou na comunidade em que costumam atuar. 

Porém, sabemos que há outros tipos de jovens que se deixam levar pela insegurança. Em outras palavras, esses jovens menos confiantes acabam se redimindo em meio aos amigos.

O ambiente externo ainda é um fator muito decisivo na educação e formação dos jovens, portanto, ao tentarem falar sobre o amor que sentem por Deus, caso eles sejam ridicularizados pelos amigos, vão se fechar. 

Muitos amigos consideram chato e careta falar sobre religião e Deus, tornando o processo mais difícil para que jovens crentes se posicionem. 

Como mudar isso e assumir o seu amor por Deus? 

Não se engane, Deus tem uma missão ainda maior com a juventude e há um chamado dele para com os jovens. Eles são vistos como um dos grandes atores da expansão do Reino de Deus na terra.

Agora, ficou até mais fácil encontrar jovens cristãos para que você possa acompanhar e não se sentir sozinho (a) nessa empreitada. Através das redes sociais, procure por influenciadores cristãos e observe o quanto eles não temem em assumir o seu amor por Deus.

Pelo contrário, eles usam as redes sociais para se comunicarem com outros jovens, multiplicando os ensinamentos e levando a palavra de Deus. Se inspire neles e você vai começar a sentir vontade de falar também sobre o quanto o amor de Deus mudou a sua vida. 

Encontre a sua tribo 

Atualmente, muitas igrejas e congregações realizam cultos voltados para jovens, ao passo que isso é de extrema importância para fortalecer a união dos cristãos mais jovens. Você pode fazer a sua parte procurando uma tribo que tenha a sua cara. Se você tem tentado falar de Deus com seus amigos, mas eles ignoram, se questione se não está no lugar errado.

Algumas amizades podem funcionar para nós até em uma determinada fase de nossa vida, para que a gente possa aprender e evoluir. Posteriormente, novas empreitadas irão surgir e você precisa se desapegar.

Vá em busca da sua tribo, das pessoas que mais combinam com a tua energia. Nela, você jamais terá vergonha em assumir o seu amor por Deus, pelo contrário, sentirá vontade de falar o tempo todo sobre isso.

Esse pode ser o seu propósito 

Às vezes, Deus nos prega algumas peças para que a gente seja testado e principalmente estimulado e evoluir. É preciso caminhar para frente, então, reflita se esse não é o seu propósito: falar e convencer outros jovens a assumirem o seu amor por Deus. 

Encare como missão de vida fazer o bem. Falar de amor sempre será algo bom a humanidade. Espalhe e assuma a sua adoração em Deus abertamente!

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ajudar outras pessoas fazendo essa mensagem chegar para mais pessoas! Compartilhe nas suas redes sociais.

Leia mais:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: