Qual o papel do marido e da esposa no casamento

Descubra qual é o papel bíblico do marido e da esposa no casamento e fortaleça seu relacionamento com base nas Escrituras Sagradas.

marido e mulher - Qual o papel do marido e da esposa no casamento
Qual o papel do marido e da esposa no casamento

O mundo moderno criou muita confusão em relação aos papeis da esposa e do marido dentro do casamento, até porque a sociedade mudou muito.

A maioria deles, hoje, são considerados ultrapassados e não está mais claro quem faz o quê. Essa confusão compeliu muitos casais cristãos a querer saber o que a Bíblia diz sobre o casamento e os papéis da esposa e do marido em um casamento bíblico. Felizmente, as escrituras são claras sobre isso.

Aqui estão dicas bíblicas que ajudarão os maridos a voltarem a amar e guiar suas esposas no caminho de Deus, assim como as esposas para com eles. A lei suprema de amar a Deus sobre todas as coisas, e de amar ao próximo como a si mesmo também devem ser repercutidas na vida a dois.

O papel bíblico de um marido

casal orando - Qual o papel do marido e da esposa no casamento
Papel da esposa e do marido, segundo a Bíblia

1. Um marido precisa crescer em Cristo

(2 Pe. 1:3-11) – A Bíblia ensina a continuar crescendo em Cristo, para que “Ele faça morada em seus corações, conforme vocês confiam nele” (Efésios 3: 17, NLT). A força do marido vem da força que ele recebe ao crescer no amor de Deus (Ex. 34:6; Deut. 30:6; Neh. 9:32)! Se um homem não está crescendo em sua fé, então ele é incapaz de edificar a fé de sua esposa e família.

2. Um marido precisa amar sua esposa

(Efésios 5:25-33) – A Bíblia ensina “os maridos a amarem suas esposas como Cristo amou a igreja e se entregou por ela” (Efésios 5:25). A palavra “amor” usada aqui é “ágape”, referindo-se ao amor de Deus (1Jo 4:8), e ao amor que Ele demonstrou no Calvário (Jo 3:16). Este é o mesmo amor que o Espírito Santo derrama sobre nós (Gl 5:22).

3. Um marido não deve ser amargo com sua esposa

(Cl 3:18) – Paulo lembra aos maridos “não serem amargos” para com sua esposa (Cl 3:18). Um marido que ama sua esposa perdoa sua esposa. Em outro lugar, Pedro ordena que os maridos “habitem com sua mulher em entendimento” e “lhe deem honra” (1 Pe 3:7).

Mais uma vez, é responsabilidade do marido manter as linhas de comunicação abertas e sempre garantir que ele honre sua esposa (não importa o que aconteça!).

4. Um marido deve ensinar a sua esposa a Palavra de Deus

(Efésios 5:26) – Paulo escreve que os maridos devem “santificar”, “purificar” e “lavar” suas esposas na Palavra de Deus. Isso quer dizer que a principal responsabilidade do marido é apresentar sua esposa santa diante de Deus (Efésios 5:27).

5.Um marido deve liderar, proteger e sustentar sua esposa

(1 Coríntios 11:3) – O Senhor colocou o marido como o cabeça do lar (1 Coríntios 11:3). Assim, dentro dessa liderança, o marido tem o papel principal de prover o sustento de sua família (1 Tm 5:8), ensinar e instruir seus filhos (Ef 6:4) e dar o exemplo para sua esposa e filhos seguirem. (1 Cor. 4:15; 2 Tim. 2:2).

É claro que temos que ver também que a sociedade mudou e hoje, socialmente, a mulher pode trabalhar e ajudar no sustento do lar. Então, temos um significado ainda mais amplo sobre o sustento, que não diz respeito apenas ao sustento financeiro: o marido e a esposa devem ser os alicerces do lar, um sustentando ao outro também física e emocionalmente.

O papel bíblico de uma esposa

1. A esposa deve ser piedosa diante do marido

(1Tm 2:10) – O primeiro papel da esposa é colocar Cristo em primeiro lugar em seu casamento. Nada deve ficar entre ela e seu relacionamento com seu Salvador. A Bíblia ensina que as mulheres devem ser: “controladas” (1 Tm 2:9, 15), “piedosas” (1 Tm 2:10), “santas” (1 Tm 2:15), “submissas” (Efésios 5:21, 22; Colossenses 3:18; 1 Pe. 3:1), “reverente” (Tt 2:3) e “puro” (Tt 2:5). Este é um chamado para ser como seu Salvador. É por isso que quando as esposas se submetem a seus maridos, é um reflexo de sua submissão e santidade a Cristo.

2. A esposa deve respeitar o marido

(Efésios 5:22-24, 33) – A esposa deve ter como objetivo “submeter-se” à liderança do marido no lar. Isso não quer dizer que ela seja de segunda categoria (Gálatas 3:28; Efésios 5:21). A palavra “submeter” significa “alinhar embaixo”. Literalmente, a esposa deve assumir sua posição sob o abrigo e a liderança de seu marido.

Mas também carrega a ideia (termo militar) da esposa cumprindo o papel de conselheira sênior no lar, pois ama o marido (Tt 2:4), permanece fiel no casamento (Rm 7:2, 3), e cuida dos filhos (Pro. 31:26-29), assim como o homem também deve o fazer.

A conduta “submissa” de uma esposa piedosa, não é obedecer a qualquer custo: é um testemunho extremamente poderoso porque agrada ao Senhor (1 Pe 3:4, 5), influencia o marido (1 Pe 3:1, 2), ensina e apresenta a verdade (Tt. 2:3, 5), treina mulheres mais jovens (Tt 2:4) e realiza boas obras (1 Tm 2:10). Assim, a família é o lugar principal para as esposas viverem sua submissão a Deus como esposa e mãe (Cl 3:18).

3. A esposa deve ser uma companheira para o marido

(Gn 2:18) – Você já ouviu o ditado: “Os cães são os melhores amigos do homem”. Mas de acordo com Gênesis 2:18, o melhor amigo de um homem é na verdade sua esposa. Ela é sua “companheira”.

Este termo, “ajudante”, só é usado em outros lugares quando se refere a Deus como nossa ajuda. Essa é uma ajuda poderosa vinda da esposa! Seu papel é fazer de seu marido o melhor homem de Deus possível.

4. Uma esposa deve amar seu marido

(Tt 2:4)

Paulo escreve: “As mulheres amam seus maridos” (Tt 2:4). Esse amor mencionado tem a ver com “aceitação incondicional”. Com demasiada frequência, as esposas reclamam e reclamam de seus maridos, em vez de amá-los por quem eles são.

A esposa não deve ver o marido como um projeto. Ela deve vê-lo como o amor de sua vida. Quando um marido é amado e respeitado por sua esposa, ele sente que pode fazer qualquer coisa! Mas quando não é amado, permanece derrotado.

A Queda corrompeu o projeto original de Deus para o marido e a esposa. Por causa do pecado, o marido naturalmente tende a tentar dominar sua esposa ou tornar-se um capacho para sua esposa. A tendência para a esposa é a mesma.

No entanto, o plano de Deus é que o marido ame e sirva sua esposa e que a esposa se submeta a essa proteção. Ambos têm a responsabilidade de criar os filhos na admoestação do Senhor. Mas, em última análise, o marido será responsabilizado perante Deus por sua liderança ou falta de liderança, respeito e amor sobre sua família.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: