Tenha a Mesma Fé de Noé

Noé foi o homem que Deus usou para salvar a humanidade do dilúvio. Ele construiu uma arca onde ficou com sua família e com muitos animais. Depois do dilúvio, a família de Noé repovoou a terra.

Noé foi o homem que Deus usou para salvar a humanidade do dilúvio. Ele construiu uma arca onde ficou com sua família e com muitos animais. Depois do dilúvio, a família de Noé repovoou a terra.

noé - Tenha a Mesma Fé de Noé
Tenha a Mesma Fé de Noé

Existem várias menções a Noé no Novo Testamento. Todas confirmam seu exemplo de retidão, fé e justiça. O próprio Jesus fez referência a Noé comparando os dias que antecederam o dilúvio e a civilização perversa daquela época com os dias da vinda do Filho do homem (Mateus 24:37,38; Lucas 17:26,27).

Na época de Noé a sociedade estava muito corrompida. As pessoas só queriam fazer o mal a todo momento. Deus se entristeceu com tudo que viu e decidiu destruir a humanidade e “lavar o mundo” (Gênesis 6:5-7). Mas Noé era um homem justo, que obedecia a Deus. Por isso, Deus decidiu salvar Noé e sua família. Ele caminhou com o verdadeiro Deus.

Qual foi o projeto em que Noé e sua família se envolveram, e quais foram alguns desafios que eles enfrentaram?

Noé corrigiu as costas, alongando os músculos doloridos. Imagine ele sentado numa grande viga de madeira, descansando um pouco do seu trabalho enquanto apreciava a gigante estrutura da arca. No ar havia um cheiro forte de alcatrão quente; de longe se podia ouvir o som de ferramentas de carpintaria. De onde estava sentado, Noé podia ver seus filhos trabalhando arduamente em várias partes da grande estrutura de madeira. Já fazia décadas que seus filhos, suas noras e sua querida esposa trabalhavam com ele nesse projeto. Eles tinham feito bastante coisa, mas ainda havia muito que fazer!

As pessoas da região achavam que eles eram loucos. Quanto mais a arca tomava forma, mais as pessoas riam da ideia de um dilúvio cobrir a Terra inteira. A catástrofe sobre a qual Noé os avisava parecia tão improvável, tão absurda! Eles mal podiam acreditar que um homem pudesse desperdiçar sua vida — e a vida de sua família — num trabalho tão sem sentido. Mas Jeová, o Deus de Noé, tinha uma opinião bem diferente a respeito desse homem.

Como Noé caminhou com Deus?

A Palavra de Deus na bíblia diz:

  • “Noé caminhou com o verdadeiro Deus (Gênesis 6:9.)” 

Isso quer dizer: “Não que Deus andou na Terra, nem que Noé de alguma forma foi para o céu.” Mas pelo contrário, Noé era tão obediente ao seu Deus e o amava tanto que era como se ele e Jesus andassem lado a lado como amigos. Milhares de anos depois, a Bíblia disse sobre Noé: “Por meio de suafé, ele condenou o mundo (Heb. 11:7)”.

O que nós podemos aprender sobre seu exemplo de fé?

Um homem sem defeito num mundo violento. O a situação do mundo piorou muito nos tempos de Noé.

Noé foi criado em um mundo que estava de repente ficando de mal a pior. Já estava mal nos dias de seu bisavô Enoque, outro homem justo que serviu e caminhou com Deus. Enoque tinha dito antes que um dia de julgamento estava para vir sobre os impiedosos daquele mundo. Agora, nos dias de Noé, a maldade estava ainda pior. De fato, do ponto de vista de Jesus, a Terra estava destruída, pois existia muita violência. (Gên. 5:22; 6:11; Judas 14, 15). 

Uma terrível tragédia havia acontecido entre os filhos espirituais de Deus, os anjos. Um deles já tinha se rebelado contra Jesus, tornando-se Satanás, o Diabo, por caluniar a Deus e induzir Adão e Eva ao pecado. Nos tempos de Noé, outros anjos começaram a se rebelar contra o governo justo de Jesus. Deixando a posição que Deus lhes tinha dado no céu, vieram para a Terra, assumiram forma humana e se casaram com belas mulheres. Aqueles anjos orgulhosos, egoístas e rebeldes eram uma influência maligna entre os humanos (Gên. 6:1, 2; Judas 6, 7)”

A influência que os nefilins tiveram sobre as circunstâncias do mundo, e o que Jesus determinou que faria:

  • Além disso, a união desnatural entre anjos materializados e mulheres produziu filhos híbridos de tamanho e força extraordinários. A Bíblia os chama de nefilins, que literalmente significa “derrubadores” — os que fazem outros cair. Os nefilins, que eram intimidadores cruéis, fizeram a maldade na Terra se tornar ainda pior. Não é de admirar que, do ponto de vista do Criador, “a maldade do homem era abundante na terra e que toda inclinação dos pensamentos do seu coração era só má, todo o tempo”. Jesus decretou que eliminaria aquela sociedade insensível em 120 anos (Gênesis 6:3-5).

O que Noé e sua esposa tiveram que passar para proteger seus filhos das más influências de seus tempos?

Pense como era complicado cuidar de uma família num mundo naquela situação!

E foi isso o que Noé fez. Noé encontrou uma ótima esposa e, quando ele tinha seus 500 anos, ela teve três filhos: 

  • Sem
  • Cã 
  • Jafé. 

Juntos, eles tinham que proteger seus filhos de influências malignas. Meninos costumam admirar “homens de fama”, homens fortes e os nefilins eram exatamente isso. Noé e sua esposa não podiam proteger seus filhos de todas as histórias sobre as façanhas daqueles gigantes, mas podiam ensinar a atraente verdade sobre Deus, aquele que odeia toda a maldade do mundo. Eles precisavam ajudar seus meninos ao ver que Jesus se sentia magoado em relação à violência e a rebelião no mundo (Gên. 6:6).

O que separou Noé dos outros homens da sua época? 

O fato que ele foi separado, santificado, diferente da maioria. Ele teve coragem e o mais importante, teve fé para fazer a vontade de Deus quando outros se rebelaram. Ele não foi conduzido pelos outros, pois tinha fé em dias melhores. Seguia a vontade de Deus em cada passo de sua vida. 

Noé não era perfeito, porém era um homem justo e honesto, usado e amado por Deus.

Não deixe sua fé se perder nunca, procure sempre se aproximar de Deus e assim não serás castigado. Veja AQUI outros conteúdos relacionados!!!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Amém

  • EuMarisa te agradeço muito por me proporcionar essa leitura todas as manhãs. Obrigada por permitir com a palavra de Deus, ficar mais próximo de Jesus.

Deixe seu comentário: