Salmos 121:7 – O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma

Em meio aos problemas, pode ser difícil saber onde buscar ajuda e perder o foco sobre o local de onde vem nosso verdadeiro socorro. Saiba que nenhum mal pode te atingir quando você mantém seu olhar para o lugar certo.

salmos 121 1024x512 - Salmos 121:7 - O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma
Salmos 121:7 – O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma

A insegurança e o medo são emoções comuns em nossa natureza humana, ajudam a perceber os perigos ao redor e ter mais atenção. Porém, não podemos deixar que elas dominem a nossa vida, principalmente porque temos um Deus que nos guarda de todo o mal.

Essa é a declaração do salmista, sobre o quanto o Senhor nos guarda do mal e guarda a nossa alma. E para entender por completo a mensagem do Salmo 121.7, vamos ter atenção também para os demais versículos, também ricos em esperança sobre o nosso socorro, o qual encontramos apenas em Deus.

“O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.” 

Salmos 121:7

De onde vem o nosso socorro?

“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.”

Salmos 121:1,2

O Salmo 121 começa com um questionamento sobre o socorro e de onde ele, de fato, vem. O motivo é que as aflições despertam em nós a necessidade de pedir ajuda, um direcionamento sobre o que fazer para resolver o problema ou sobreviver a uma situação muito difícil.

Por outro lado, é um grande problema quando você pensa que está sozinho, ou ainda, que a fase difícil não vai passar. Normalmente isso acontece quando estamos longe de Deus ou com dúvidas sobre nosso relacionamento com Ele. Por isso o salmista levanta seus olhos para os montes.

Nesse caso, o olhar elevado representa o local de onde vem o socorro no momento de angústia, que é no alto. Sendo assim, é do Senhor, o criador dos céus e da terra, que obtemos a resposta para essa dificuldade, de quem recebemos a tão esperada ajuda.

Você jamais está sozinho!

“Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.” 

Salmos 121:3,4

A seguir, o salmista apresenta que Deus, o criador, jamais deixará os seus pés vacilarem. Em outras palavras, dará força para que você não caia, os pés que vacilam podem vir antes de uma queda. O salmo, portanto, traz em uma forma de petição, de desejo, que não haja um pé que vacila, ou ainda, que faz cair.

Além de fornecer esse suporte, o criador também é aquele que jamais dorme. Essa ideia de comparação com um guarda de Israel ajuda a compreender que, diferente de um ser humano, o Senhor nunca descansa, não precisa. Dessa forma, está sempre atento às necessidades de seus filhos.

Se um homem pode dormir enquanto vigia uma cidade, pode colocar todos em risco na presença de um ataque do inimigo. Porém, se jamais dorme, tem a chance de garantir que nenhum mal jamais entrará na cidade, ela permanece protegida.

A nossa proteção vem do Senhor

“O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.” 

Salmos 121:5,6

Em um local onde o sol é escaldante, a sombra é, além de um alívio, uma forma de proteção. A luz é benéfica, bem como o calor, porém, em altas doses de exposição é capaz de provocar problemas em nossa pele, bem como prejuízos para a saúde de maneira geral, como desidratação.

Por isso, o Senhor é a nossa sombra, ele protege do sol e não permite que o calor nos faça esse mal. Essa é a ideia do salmista, de apresentar o criador como alguém que nos mantém salvos do sol e da lua e das suas representações, porque podem trazer também a ideia de outros problemas da vida e do que ainda acontecerá nos últimos dias.

Outro ponto importante é sobre a sombra produzida pelo Senhor em nosso caminho. O motivo é a proteção também vem com a presença de Deus. Afinal, para surgir uma sombra é necessário que alguém esteja ao nosso lado, o que ajuda a reforçar a ideia de conforto junto à segurança.

“O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma” Salmos 121:7

Agora chegamos ao texto que dá nome ao nosso artigo e que fez você desejar mais conhecimento sobre o assunto. Saiba que uma vez que identificamos de onde vem o nosso socorro e o que o nosso Deus é capaz, encontramos a resposta para isso.

É Deus quem nos guarda de todo e qualquer mal, não importa se falamos sobre aflições, sobre problemas de saúde, ou ainda, da própria morte, porque Ele nos deu vida eterna por meio de Cristo. A nossa vida e a nossa alma estão perfeitamente guardadas e protegidas por esse guarda que jamais descansa.

O Senhor te guarda para sempre

“O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”. 

Salmos 121:8

O conhecido salmo termina com a promessa de que estamos guardados onde estivermos, na entrada e na saída, além de a todo o momento, agora e para sempre. O motivo para isso não é que estamos livres dos perigos, porque estamos debaixo do propósito de Deus.

Porém, existe uma garantia de vida eterna, uma promessa que vai além da morte. Além de nos manter protegidos dos males deste mundo, o Senhor também garante que depois da morte física teremos vida eterna ao lado dele nos céus, a maior promessa em sua palavra.

Não tenha medo

Encontramos o socorro em Deus, porque é Ele quem sabe sobre todas as coisas, quem criou os céus e a terra. Então, sabe exatamente do que precisamos e quando necessitamos de uma resposta. Assim como o salmista, procure ter esperança ao olhar para os montes.

Porque é de lá que vem o nosso socorro, Deus é quem providencia o escape em meio aos problemas. Você jamais estará sozinho, porque ele não dorme, permanece vigilante. Com isso, nenhum mal deste mundo ou no plano espiritual pode te atingir.

Aproveite para ler outros conteúdos como este lendo outros artigos ou seguindo as nossas redes sociais!

Recomendo para você:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

3 Comentários:

  • Obrigada

  • Assim Seja 🙌 Amém 🙏🏻

  • Sim! Deus nunca abandona os seus filhos, pode ate vir muitas tribulações mas Deus os livra de todos eles.

Deixe seu comentário: