Noé é um dos grandes ícones da Bíblia, considerado um dos maiores exemplos de fé e justiça. Sua vida humilde e de gratidão para com Deus fez com que ele e sua família fossem salvos do terrível dilúvio. Naquele tempo, o mundo passava por uma fase muito sombria e tenebrosa.
A perversidade e os pecados estavam nas ruas como jamais havia acontecido. E então, Noé alcançou a graça diante do Senhor e a ele, uma nobre missão em prol do desenvolvimento terreno. Começa aqui um dos grandes clássicos bíblicos.
O que diz a Bíblia
(Gn 6.9). I – Quem foi Noé? Noé era filho de Lameque, o décimo descendente de Adão (Gn 5.28,29); o nome Noé vem de um termo hebraico que significa “alívio”, “descanso” ou “consolo”; teve três filhos: Sem, Cão e Jafé (Gn 5.32; 9.18,19); construiu uma arca por ordem divina (Gn 6.11-22); reuniu os animais na arca e entrou nela com sua família; após o dilúvio, saiu da arca com sua família, edificou um altar e ofereceu holocaustos a Deus (Gn 8. 16-20); tornou-se o segundo pai da raça humana (Gn 9.18,19); sua história é mencionada em Gn 5.28-10.32; é um dos integrantes da galeria dos heróis da fé (Hb 11.7); ele é mencionado nas Escrituras como pregador da justiça (II Pe 2.5).
Exemplo de justiça, integridade e muita fé
A história de Noé é famosa e já alcançou, inclusive as telonas da sétima arte. Mais que curiosa e interessante, a história intriga as pessoas, mas ao mesmo tempo, dá uma prova poderosa de fé. Nós, muitas vezes queremos abandonar a nossa barca, perdemos o rumo e não nos encontramos na vida. Apesar dos desafios constantes, navegar é preciso, seguindo a vontade de Deus que é justo e nunca falha.
Noé era um homem justo e humilde numa sociedade completamente corrompida. Assim, Deus vem até ele e diz que vai destruir toda a vida na terra. Assim, Deus entrega um decreto que revela que Ele vai destruir toda a Terra pela água, poupando apenas Noé e sua família. Como é dito no versículo 18: “Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo”.
Não é difícil comparar a história de Noé à nossa vida. Deus deu a cada um de nós a missão de fazer um trabalho de amor, caridade e oração. Apesar de todos os problemas que surgem na nossa vida, conquistamos novos horizontes e fazemos novas descobertas. O novo é chegado em nossas vidas assim como o planeta Terra foi renovado.
Jesus cita Noé no Novo Testamento
Existem também inúmeras referências a Noé no Novo Testamento. Todas elas afirmam seu exemplo de retidão, fé, humildade e justiça. Inclusive, Jesus Cristo em mais um de seus grandes ensinamentos fez referência a Noé comparando os dias que antecederam o dilúvio e a civilização perversa daquela época com os dias da vinda do Filho do homem. (Mateus 24:37,38; Lucas 17:26,27).
Noé acreditou em Deus, no trabalho e na tarefa que lhe foi dada. Com retidão, resignação e amor no coração, fez a vontade maior do Senhor e para ele entregou a sua obra. Foi humilhado por uma população corrupta e cada vez mais distante do bem. E Deus, com todo o seu amor e misericórdia, purificou a terra de todos os males, para que um começo mais próximo dos mandamentos divinos pudesse ser erguido pelos homens. Assim, devemos trabalhar o nosso desenvolvimento, em prol da obra maior.
Cadastre-se para receber mensagens incríveis com palavras de Fé
4 Comentários:
Amém 😭 Ore por mim 🙏
Eu amei!! Assisto Genesis muito bom conhecer os homens da bíblia que foram escolhidos por Deus e fizeram historia!
Alleluia amem o sinhor Jesus Christ peco que acaba com esta triste de corona que da no’s Paz alegria amor todos aqueles qué Tao no’s hospital qué me da saude meu Cunhado meus filhos amigos meus. Irmos de todos aqueles qué Tao contra MIM de Paz saude amen
Boa história de Noé. ele é um dos Pais da fé.
Hosana Hosana