Teofania: conheça essa forma de manifestação de Deus

A teofania pode ser definida como um encontro pessoal com Deus. Várias pessoas já descreveram aparições de nosso Pai, veja o que é teofania.

aparicao - Teofania: conheça essa forma de manifestação de Deus
Teofania: conheça essa forma de manifestação de Deus

O estudo da teologia apresenta várias explicações paras as revelações feitas por Deus ao decorrer da Bíblia, e nesse estudo existe a presença do termo conhecido como: teofania. 

Antes de tudo, você já deve ter ouvido falar ou lido na bíblia a respeito das manifestações visíveis de Deus, sendo estas aparições conhecidas pelo nome “teofania”. 

Mas o que significa esta palavra? No idioma grego, teofania advém das palavras “theos” e “phainein”, e elas significam respectivamente: “Deus” e “manifestar”. Desta forma, entende-se que teofania é a “manifestação de Deus”.

Estas manifestações aconteceram em momentos específicos da bíblia, onde Deus não comunica sua vontade para outra pessoa, Ele realmente se mostra através de uma manifestação divina.

Definitivamente, a teofania nos possibilita compreender essa forma de manifestação de Deus, de uma maneira mais clara e real. Para que nós possamos saber como Ele se manifesta para o ser humano. Desta forma, viemos esclarecer o que é a teofania, possibilitando que você conheça essa forma de manifestação de Deus, e a entenda da melhor forma possível! 

O que é teofania?

A Teofania é uma palavra utilizada na teologia em que descreve quando Deus faz alguma aparição visível, independente da forma em que Ele quiser aparecer. 

Essa palavra deriva do vocábulo theophnaia em Grego, que por sua vez significa em palavras literais, manifestação de Deus. Desta forma, a Teofania é uma palavra utilizada para nomear qualquer aparição temporária de Deus. No entanto, é necessário que todos saibam diferenciar teofania e encarnação, ambas são coisas totalmente distintas. 

Teofania como já falamos, é uma manifestação temporária, já no caso da Encarnação, é uma manifestação permanente, visto que no antigo testamento, grande parte das teofanias eram Cristofania (aparições de Jesus pré-encarnado).

Tipos de manifestação de Deus na Bíblia

Deus através de uma mensagem direta

Deus aparece como Ele mesmo, trazendo uma mensagem específica, um exemplo disso, é quando não só Moisés, como todos os presentes, ouviram a própria voz de Deus na entrega dos 10 mandamentos, em Êxodo 19:9. A voz D’Ele soou de uma forma tão poderosa, que as pessoas ficaram com medo e pediram que Moisés falasse com Deus e depois contasse a eles. E este foi um momento poderoso de teofania. 

Deus através de sonhos

Essa manifestação é muito mencionada na Bíblia, um exemplo disso é em Gênesis 28:12, quando Jacó relata seu sonho com Deus, onde o mesmo está próximo a ele e anjos estão subindo e descendo do céu para terra através de uma escada. Esta forma de manifestação de Deus se mostra através de uma profecia para a pessoa.

Deus através de uma visão

Essa teofania é diferente da manifestação feita através do sonho, nesta situação a pessoa está acordada e têm uma visão. Exemplo disso é em Isaías 6:1 e 8, quando houve o chamado de Deus para o profeta através de uma visão. Nesta teofania, Deus está sentado em um trono enorme e é nesse momento em que Isaías recebe sua mensagem.

Manifestação através do Anjo do Senhor

No Antigo Testamento, em diversos momento é citado o Anjo do Senhor, que se manifesta a várias pessoas, onde Ele revela a sua vontade e também permite que conheçam quem Ele é.

Algumas pessoas compreendem que o “Anjo do Senhor” seja uma teofania, em que Jesus Cristo se manifestava de uma maneira especial através da obra Divina para o povo de Israel.

Como podemos entender a teofania?

O motivo pelo qual ocorriam as teofanias, não está relacionada a satisfazer o interesse humano em relação as manifestações divinas. 

O real motivo que ocasionou os eventos de teofania, foi que Deus precisava convocar a atenção dos homens para os anúncios que iriam acompanhar a sua manifestação. 

Independentemente, de quanto estudemos esses eventos, o que possui verdadeira importância são as mensagens que estão sendo transmitidas. Nunca foi a intenção de Deus, que os humanos atentassem para sua aparência, mas sim para os seus anúncios. 

E isso pode ser um conforto para quem anseia tanto por sua aparição. Sendo assim, é importante lembrar, que Deus através de sua sabedoria, escolheu por não se revelar em sua real forma à nós humanos, e sim através de incríveis manifestações ou teofania.

Deus não está presente para satisfazer nossas vontades, mas sim, para que lembremos de suas palavras e entendamos sua mensagem, guardando e a registrando com o único propósito, que como é retratado em 2 Timóteo 3:15, de que o homem se tornasse sábio e se preparasse para sua salvação através da fé em Jesus Cristo.

5 passagens que comprovam a teofania na Bíblia

  1. O Senhor apareceu a Abrão em Gênesis 12:7-9 e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido. 
  2. Em Gênesis 18:1-33, é mostrado um episódio de manifestação divina, desta forma, Deus aparece para a Abraão em sua forma visível: “O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia”. 
  3. Em Deuteronômio 31:14, Deus aparece para Moisés e disse: “Aproxima-se o dia de tua morte. Chama Josué e apresentai-vos na tenda de reunião, para que eu lhe dê minhas ordens”, e desta forma, Moisés e Josué foram até a tenda de reunião para ouvir as ordens de Deus. 
  4. Em Êxodo 3:2, Deus aparece para Moisés no formato de uma sarça ardente e disse à ele o que teria que ser feito: “E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia”. 
  5. Deus aparece para Moisés, com os 70 anciãos, Arão e seus filhos em Êxodo 24:9-11: “E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam”. 

Entre em nosso site e encontre outros textos que podem ajudar a fortalecer a sua fé em Deus.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

Deixe seu comentário: