Melhores Planos de leitura da Bíblia

Você já leu a Bíblia inteira? Já pensou em fazer isso de um jeito organizado? Então, venha conhecer alguns dos melhores planos de leitura da Palavra.

plano - Melhores Planos de leitura da Bíblia
Melhores Planos de leitura da Bíblia

Você já tentou ler a Bíblia por completo, mas acabou desistindo no meio do caminho, seja por falta de tempo ou por falta de estímulo? Talvez esse não seja o seu caso, mas pode ser que você deixe essa tarefa de lado porque se perde com facilidade e não consegue acompanhar as histórias e passagens.

Independentemente do motivo, ler a Palavra é fundamental para conhecermos os planos de Deus para esse mundo e para a nossa vida. Ou seja, é algo realmente importante. Por isso, apostar em planos de leitura da Bíblia pode ser a melhor escolha para quem quer permanecer comprometido com essa missão.

Portanto, não deixe para depois os seus objetivos e descubra algumas excelentes maneiras de manter seu compromisso com o Senhor em dia neste texto. Pronto para começar hoje mesmo?

Por que fazer um plano de leitura da Palavra?

Fazer um plano de leitura das Escrituras garante que você não se prenda apenas às suas passagens bíblicas favoritas ou às mais famosas. Existem histórias na Bíblia prontas para lhe surpreender, mas antes você precisa encontrá-las.

Ao mesmo tempo, algumas passagens podem parecer confusas e alguns versículos intrigantes. E é justamente esse elemento surpresa ao ler a Bíblia inteira uma das grandes razões pelas quais você deve considerar um plano de leitura como hábito diário.

Conheça os benefícios de planejar a leitura da Bíblia

Com certeza, um dos maiores benefícios de iniciar um plano de leitura das Escrituras é a capacidade de escolhermos algo que atenda às nossas metas atuais ou o momento que estamos vivendo.

Você pode, por exemplo, encontrar planos que o ajudem a ler a Bíblia de forma cronológica. Ou seja, do começo ao fim e em ordem. Por outro lado, também é possível optar pelo Velho ou Novo testamento, ou ainda definir um prazo, como 90, 180 ou 365 dias.

O mais bacana dos planos de leitura é que eles nos encorajam a ler livros da Bíblia que não necessariamente gostaríamos ou pensaríamos.

Como posso escolher o melhor plano de leitura?

Você pode ter em mãos os melhores planos de leitura da Bíblia. Mas, se não souber identificar o que melhor se encaixa nas suas necessidades, é possível que acabe por desistir no meio do caminho.

Para que isso não aconteça, sugerimos que analise os seguintes pontos:

  • Quanto tempo do seu dia você pretende dedicar à leitura da Palavra?
  • É muito importante orar antes de escolher um plano, para que Deus lhe mostre o melhor caminho a se tomar e o que fará você crescer de acordo com a sua necessidade;
  • Peça a indicação de amigos e familiares. Pergunte como o plano funcionou na rotina deles e como se adaptaram aos problemas que surgiram no meio do caminho.

Sugestões de planos de leitura para seguir

A seguir, listamos alguns dos melhores planos de leitura da Bíblia. Basta escolher o que lhe parece mais interessante e organizar o seu tempo:

  1. Plano de 88 dias

O plano de leitura de 88 dias é realmente intenso. Tenha isso em mente. No entanto, ele é perfeito para quem tem tempo de sobra e não vê a hora de mergulhar na Palavra de Deus. Este plano o levará através das Escrituras em apenas três meses.

Com cerca de 30 minutos diários, você terá uma experiência profunda de contato total com a Palavra do Senhor. Mas, você precisa entender o que isso cobrará de você:

  • Menos tempo gasto assistindo TV;
  • Menos contato com o celular;
  • Maior concentração e foco.

Embora 30 minutos possa não parecer muito, acredite, você precisará de muita organização e foco para cumpri-lo.

  • Plano de 365 dias

Agora, vamos falar um pouco sobre o clássico plano anual de leitura da Bíblia. A ideia, neste caso, é ler todo o Antigo Testamento apenas uma vez, mas separar tempo para ler o Novo Testamento ao menos duas vezes.

Por ser um plano um pouco mais lento, você conseguirá observar bem cada história e cada passagem descrita ali, fixando-as em seu coração e mente e refletindo sobre elas com maior calma.

Ah, este é um dos melhores planos de leitura da Bíblia para se fazer em família!

  • Plano cronológico

Esse, sem dúvidas, está entre os planos mais seguidos. Chamamos ele de “plano cronológico”. Ou seja, a leitura dos livros e capítulos em sequência. Tal plano te levará através das grandes narrativas da Bíblia, para que você siga o enredo do começo ao fim.

Você já tentou ler a Palavra e ficou preso em certas partes, como os profetas? Este plano de leitura garante que você entenda onde todos os profetas se encaixam na história da Bíblia. Também coloca os Salmos em seu contexto, o que é maravilhoso!

Ele ajuda você a ver como a Bíblia se complementa para conseguir contar uma grande história que aponta para Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador.

Conselhos para quem vai iniciar um plano de leitura da Bíblia

Por fim, há algo importante que você precisa ter em mente antes de iniciar um plano de leitura da Bíblia: o mais importante não é conhecer cada livro, capítulo ou versículo. O mais importante é deixar que Deus fale ao seu coração durante a leitura.

Você não deve ler as Escrituras para obter “mais informação”, mas para obter “transformação”. Portanto, que o seu foco não esteja em números ou em prazos, mas na completa manifestação do Espírito Santo através das Escrituras.

Por fim, nunca desista. Você desanimará em alguns momentos ou será tentado a deixar a leitura de lado e fazer algo completamente desnecessário. Mas, não caia nesse jogo. Mantenha-se firme em seu plano!

Pronto para começar seu plano de leitura hoje mesmo?

Se você gostou deste texto e se ele foi útil para o seu crescimento e desenvolvimento espiritual, aproveite para acessar nosso blog e conferir outros conteúdos parecidos. Outra sugestão é que você nos siga em todas as redes sociais.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: