A Bíblia traz muitas histórias de profetas: pessoas que eram inspiradas por Deus para anunciarem os desígnios d’Ele antes que se cumprissem. Cada qual tem a sua própria história, a forma como foi chamado por Deus e a trajetória que percorreu depois disso. O profeta Isaías é um dos mais conhecidos, saiba agora a sua história de devoção.
Quem foi Isaías?
De acordo com as sagradas escrituras, Isaías teria nascido por volta de 760 a.C. e vivido até 680 a.C. É um dos autores do Antigo Testamento e, inclusive, o livro cuja escrita lhe é atribuída é o mais extenso dentre os proféticos. Isaías era o filho de Amós e, em hebraico, o seu nome significa “o Senhor é salvação”. Ele foi casado com uma mulher que, na Bíblia, é chamada de profetiza, ou seja, ela também profetizava.
Há quem diga que Isaías foi o maior profeta da história depois de Moisés. Ele profetizou o juízo e a libertação de Jerusalém e Judá, durante o reinado de quatro reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.
Isaías e sua esposa tiveram dois filhos e os dois receberam nomes que faziam referência às profecias de Deus. O primeiro se chamou Sear-Jasube, que significa “um remanescente voltará”. Na ocasião em que o reino de Judá foi ameaçado por conta da aliança Samaria-Síria, o Senhor se manifestou ao profeta e lhe disse: “Agora, sai tu com teu filho que se chama Sear-Jasube” (Is 7-12). O segundo filho foi Maher-Shalal-Hash-Baz, que significa “rapidamente até os despojos, agilmente até a pilhagem”, uma profecia de Deus sobre a pilhagem de Israel e Síria pelo povo assírio.
Quando o rei Uzias morreu, Isaías recebeu o chamado do Senhor para profetizar aos israelitas, após ter uma magnífica visão de Deus e sua glória, cercado por serafins. O profeta se considerava impuro, mas um serafim tocou em seu lábio e seus pecados foram perdoados, então, Isaías se ofereceu para falar ao povo de Deus.
Isaías aconselhava os reis de Judá, levando a eles a palavra do Senhor. Durante o governo do rei Acaz, o rei de Israel queria conquistar Judá e Deus enviou Isaías para dar coragem a Acaz. No entanto, o rei não acreditou na profecia e, por isso, foi avisado por Isaías que seu povo sofreria com os assírios e egípcios.
O herdeiro de Acaz, Ezequias, era mais temente a Deus e pediu ajuda a Ele quando os assírios atacaram Judá e cercaram Jerusalém. Os invasores disseram que o Senhor não poderia salvá-los, mas Isaías tranquilizou Ezequias, revelando que Deus estava com ele. Então, Deus atingiu mais de 180 mil soldados assírios e eles foram obrigados a recuar.
Isaías também profetizou sobre a chegada do Salvador: o Messias. Em seu livro bíblico, o profeta revela que o Messias viria ao mundo por meio de uma mulher virgem, seria descendente de Davi e iria sofrer e morrer pelos nossos pecados.
E o mais importante: Isaías honrou a sua aliança com Deus e profetizou sempre para ajudar o seu povo, sem nunca se preocupar em conquistar algum mérito por isso.
O que você achou da História do Profeta Isaías? Veja também outras histórias de mais profetas:
Clique aqui e leia a História do Profeta Jeremias
Clique aqui e leia a História do Profeta Ezequiel
Clique aqui e leia a História do Profeta Daniel
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO
5 Comentários:
Muito obrigado por passar o conhecimento.
É gratificante conhecer um pouco dos profetas, suas missões, e do quanto era fiel seu relacionamento com Deus
UMA BENÇÃO ESSES ESTUDOS .
MUITO EDIFICANTE
QUE DEUS TE ABENÇOE
ótimo estudo, missionário tenho acompanhado sempre.
Alem das profecias relacionadas ao povo de Israel, o profeta é o que mais tem inserido em seus oráculos a pessoa do Redentor o Messias. O reino milenar, entre outras.
Muito bom Missionário ,uma grande bênção esse estudo sobre os profetas e suas missões.