História do Profeta Ezequiel um dos maiores profetas da bíblia
Ezequiel, cujo nome significa “Javé fortalece”, é considerado um dos maiores profetas bíblicos do Antigo Testamento. Tinha a missão de levar a mensagem de um Deus que fortalece, mesmo quando a nação estava em exílio e se opunha totalmente à sua glória.
Conheça um pouco mais sobre a história do profeta Ezequiel neste post e seja edificado com esse incrível exemplo de submissão à força e à glória de Deus!
Quem era Ezequiel
Ezequiel era filho de Buzi. Nasceu por volta de 622 a.C. em Jerusalém, durante o reinado de Josias, época em que o império assírio estava se desmanchando por conta do tamanho do poder da Babilônia.
O profeta Ezequiel foi levado ao exílio babilônico juntamente a Joaquim, rei de Judá, a família real e outros cidadãos habilidosos e da elite no ano de 597 a.C., após o rei Nabucodonosor tomar toda a Jerusalém.
Durante esse tempo, a comunidade israelita desfrutou de certa liberdade na Babilônia, nutrindo a certeza de que o exílio seria breve e que logo estariam de volta a Jerusalém. Porém, Deus usou Ezequiel para mostrar que Israel estava distante d’Ele e que seu pecado era profundo através de uma dolorosa disciplina.
Ezequiel testemunhou por 22 anos aos israelitas exilados como era terrível a separação de Israel da glória de Deus.
As visões de Ezequiel
Na missão dada a Ezequiel, ele demonstrou como a glória de Deus é revelada na humilhação, na contrição, na destruição e no cativeiro de Jerusalém devido à sua natureza rebelde e idólatra.
Para isso, Ezequiel teve diversas visões a respeito da glória de Javé e sinais que aconteceram na sua própria vida, como a morte da sua esposa simbolizando a queda de Jerusalém.
Por meio da sua linguagem simbólica dada através das visões, Ezequiel testemunhou como Israel poderia arrepender-se e voltar-se para Deus:
- Assumindo sua responsabilidade pelo fracasso da própria nação;
- Entendendo que era necessário mudar inteiramente o seu coração, pois uma mera reforma não corrigiria todos os danos causados pelo seu pecado;
- Convertendo-se totalmente a Deus e voltando sua fidelidade única e exclusiva a Ele.
Uma das visões mais conhecidas é a do Vale dos Ossos Secos, em que Ezequiel é levado a um vale cheio de ossos secos de pessoas que haviam morrido há muito tempo. Essa é uma metáfora para a morte espiritual que o povo de Israel estava sofrendo.
Contudo, Deus disse: “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz”
Ezequiel 37:14
A instrução de Deus dada a Ezequiel é para que o povo aceitasse o coração novo e o espírito novo que Ele mesmo estava dando, a fim de que a nação viva novamente de modo livre e completo para a Sua glória.
A manifestação da glória divina viria quando Jerusalém fosse humilhada com o cativeiro, e depois restaurada pelo próprio Deus para que Sua glória obtivesse uma habitação definitiva: o seu povo, o povo de Israel.
Gostou da História do Profeta Ezequiel? Veja mais histórias de outros profetas:
História do Profeta Jeremias – Clique Aqui
História do Profeta Isaías – Clique Aqui
História do Profeta Daniel – Clique Aqui
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO E COMPARTILHE
2 Comentários:
A chamada ao ministério se da no ano quinto de cativeiro, uma chamada maravilhosa: põe te em pé e Eu falarei contigo.
Uma profecia crucial é sobre os pastores infiéis de Israel. Conf. II Pedro 2
No capito 28 uma descrição de como se originou o tentador, satanás a antiga serpente.
E como já abordado o vale de ossos secos. Conf. Jesus disse: aquele que cre em mim ainda que esteja morto vivera.
Profeta que Deus revela a sua missão foi lhe dado contemplar a glória divina.
O que se referem a restauração,que pela visão dos ossos,anuncia a renovação que Deus sabe operar nas almas.