Conheça a oração da serenidade

Ajuda-me a me manter calmo e sereno, mesmo que os problemas pareçam maiores do que aquilo que posso suportar. Fortaleça a minha fé!

conheca a oracao da serenidade 20220317171213.jpg - Conheça a oração da serenidade
Conheça a oração da serenidade

Você sabe o significado da palavra serenidade? Consegue entender porque essa é uma característica tão importante para qualquer pessoa nos dias de hoje? 

Serenidade, conforme o dicionário, é a característica da pessoa que age com tranquilidade diante de situações complicadas, perigosas, traumáticas. Ou seja, uma pessoa que age com serenidade ou um indivíduo sereno, consegue atravessar diversos tipos de situações, até mesmo as mais difíceis, de uma forma muito mais leve, calma e equilibrada.

É importante dizer que ser sereno não significa ser negligente, irresponsável ou relaxado demais. Mas o fato é que a serenidade em cada situação da vida, nos ajuda a encarar situações de frente sem entrar em desespero, independente da dificuldade. 

E você, se considera uma pessoa serena? Quando se depara com uma situação delicada, sua reação é se desesperar e viver ansioso, ou você consegue ter equilíbrio suficiente para contornar o problema e resolvê-lo da forma mais sensata possível?

Entregue suas preocupações ao Senhor

As formas de lidar com as dificuldades são diferentes com cada pessoa e sendo cristão, é preciso que entendamos que nosso comportamento nesse caso deve ser baseado em nossa fé. Ora, se Deus diz que devemos descansar n’Ele e confiar em Suas promessas, faz muito mais sentido ser sereno do que ser desesperado, mesmo que a situação pareça desesperadora.

“Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair” Salmos 55:22

A confiança que devemos ter em Deus precisa ser suficiente para evitar que as adversidades sejam maiores do que nosso autocontrole. Ao nos desesperar quando o mal nos aproxima é como se estivéssemos dizendo para Deus que não confiamos n’Ele plenamente e que temos medo do que aquela situação pode gerar, mesmo que Ele nos diga “Não temas”.

Por outro lado, quando agimos com serenidade, estamos demonstrando que nossa confiança está plenamente depositada no Senhor e que não há nada que possa ser maior que nossa fé em suas promessas e poder.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento” Provérbios 3:5.

A serenidade é o caminho para a solução

Uma das grandes vantagens da serenidade é podermos viver tranquilamente, sem deixar que o estresse e preocupações excessivas abalem nossa vida. Mas além disso, quando ficamos serenos diante de uma situação complicada, temos muito mais facilidade para resolvê-la.

Uma cabeça tranquila e um coração sereno são elementos essenciais para que saibamos enxergar a realidade da forma que ela realmente é, analisar as consequências de cada ação e tomar as melhores decisões.

Quando agimos com serenidade, somos capazes de refletir melhor sobre uma determinada situação, porque nos mantemos mais racionais e não deixamos que somente as emoções conduzam nossos passos e atitudes. 

Entregue-se à vontade de Deus

Você deve estar se perguntando o que fazer para se tornar uma pessoa serena e a resposta é muito simples. Antes de qualquer coisa, é preciso aprender a depositar sua confiança em Deus e acreditar que Ele pode todas as coisas.

Outra questão importante é que devemos nos entregar à vontade d’Ele. É muito mais fácil lidar com um tipo de situação quando entendemos que, independente da nossa vontade, Deus tem o melhor para nós e por mais que algumas coisas possam não fazer sentido em um determinado momento, mais adiante, tudo ficará claro e iremos perceber que as coisas não poderiam ser de outro jeito.

Confie na sabedoria divina e entregue seus caminhos nas mãos do Senhor. Não permita que a dúvida, o medo e a incredulidade roubem a sua serenidade, mas siga crendo que Deus é o dono de toda razão, verdade e sabedoria. Tudo o que Ele decidir e fizer, é aquilo que tem que ser, mesmo que não represente o que esperamos. Pensando dessa forma, fica muito mais fácil estar sereno em toda e qualquer situação. 

Para ajudar você a alcançar a tão sonhada serenidade em todas as situações da vida, queremos lhe apresentar a oração da serenidade. Faça essa prece com fé e creia que o Senhor Deus vai lhe ajudar a permanecer sempre tranquilo, calmo e equilibrado em todas as circunstâncias.

Oração da serenidade

Senhor Deus, Tu conheces o meu coração e sabes o que me aflige. Só o Senhor é capaz de me conceder a serenidade que preciso ter diante de cada adversidade que eu enfrento ou terei que enfrentar.

Ajuda-me a me manter calmo e sereno, mesmo que os problemas pareçam maiores do que aquilo que posso suportar. Fortaleça a minha fé para que eu saiba enfrentá-los de frente, sem deixar que o desespero tome conta do meu ser.

Sei que as adversidades fazem parte da vida de qualquer pessoa e por isso peço ao Senhor paz de espírito para que elas não consigam me fazer desanimar. Ensina-me a confiar em Ti e me entregar completamente à Tua vontade, de modo que as coisas que eu não posso mudar, não sejam motivo de desespero para a minha mente e o meu coração.

Quero acreditar que o Senhor tem o melhor para mim, ainda que Tua vontade não seja a mesma que a minha. Faça-me ver além do que meus olhos podem enxergar e acreditar em um futuro completamente guiado pelo Teu Espírito Santo.

Sei que muitas vezes meu comportamento não reflete a minha fé, mas quero que essa condição seja totalmente transformada. Que as pessoas possam ver em mim a serenidade que representa a confiança que devo ter em tuas promessas, Teu poder e Tua sabedoria. 

Eu não sei, Senhor, o que exatamente me aguarda em meu futuro, mas tenho certeza que o Senhor cuidará de todos os meus dias e por isso, posso viver sereno, tranquilo e em paz. Não há nada que possa ser maior do que o Teu amor por mim e isso faz com que o Seu cuidado esteja sobre minha vida em cada dia que o Senhor me conceder aqui na terra. 

Obrigada porque posso confiar em Ti, assim como Jesus confiou mesmo em seus momentos de aflição enquanto se fez homem. Que assim seja em todos os meus dias, amém!

Recomendamos para você:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: