Entendendo o Conceito de Prisão Espiritual

A prisão espiritual é aquela que mais pode comprometer a sua liberdade, afinal, está ligada a aspecto que vão além da nossa vida terrena. Aprenda a identificar esse tipo de prisão e evitar a todo custo, desfrutando da verdadeira liberdade.

A ideia de restrição e limitação pode ser desconfortável para muitos. Da mesma forma, a prisão espiritual pode se manifestar de maneiras sutis em nossa vida, muitas vezes sem que a percebamos. É necessário um entendimento espiritual para reconhecer seus sinais e aprender como superá-los.

Existem situações cotidianas que podem desafiar nossa fé e nos desviar. Com isso em mente, apresentamos informações e referências bíblicas para ajudá-lo a compreender melhor o conceito de prisão espiritual e como manter-se firme diante dos desafios.

O inimigo está ao nosso derredor

A representação da figura do Diabo é sedutora, muito diferente do que vemos em aparições na mídia, como filmes e desenhos animados, com chifres e um tridente nas mãos. O inimigo não desperta medo ou estranhamento, pelo contrário, é sedutor e pode oferecer suas tentações de maneira muito sutil.

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”

1 Pedro 5:8,9

Pensando nisso, muitas pessoas possuem suas vidas aparentemente bem-sucedidas, sem problemas graves e não encontram a necessidade de recorrer a Deus. Ainda que suas vidas estejam vazias e cheias de pecado, a ilusão, gerada pelo inimigo, é que o que essas pessoas vivem é o suficiente.

Os cristãos também sofrem as investidas do Diabo

Se você já conhece a palavra e aceitou Cristo como seu salvador, precisa se manter atento às tentações do inimigo. Afinal, bem como pode investir em seduzir aqueles que possuem uma vida aparentemente perfeita, está atento para os que foram salvos por Cristo.

Isso porque, abalar as estruturas de quem faz parte do corpo de Cristo, ou seja, da igreja, também causa impacto no reino de Deus. Assim, todos estão na mira do inimigo de nossas almas, que está atento às nossas fraquezas para encontrar uma brecha.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

Marcos 14:38

Ainda vivemos no plano terreno, portanto, sofremos as aflições do mundo, somos tentados a todo instante a pecar. Podemos estar aprisionados a um pecado que é mais difícil de ser abandonado. Também lidamos com situações diariamente que podem entrar em conflito com a nossa fé e o caráter que desejamos ter em Cristo.

O que é prisão espiritual?

“Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas”

Isaías 42:6,7

A maior prisão que pode existir é a espiritual e, infelizmente, muitos sequer entendem o quanto estão aprisionados em seus próprios pecados. Portanto, a prisão espiritual é aquela que existe por causa do pecado que age em nós, bloqueando nossos olhos e ouvidos para a palavra de Deus.

Dessa forma, tanto aqueles que ainda não creem, quanto os cristãos, estão vulneráveis a cair em uma prisão espiritual. Alguns estão presos pela total ausência da presença de Deus em suas vidas, outros pela ilusão de que caminham com Deus, mas que ainda estão presos ao pecado.

Precisamos fortalecer o espírito

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”

Efésios 6:10-18

A alternativa para os crentes em Cristo é permanecer firmes na fé, fortalecendo o espírito diariamente. Isso se faz por meio da leitura da Bíblia, oração e louvor a Deus, bem como estar com aqueles que professam a mesma fé, a fim de fortalecermos uns aos outros.

Tudo isso contribui para que o espírito esteja forte, alimentado, a fim de prevalecer contra a fraqueza da nossa carne. Então, não importa qual o tipo de situação vivida por você, é preciso estar firme para que consiga desviar de qualquer oportunidade de pecar e claro, cair em uma prisão espiritual.

Temos a verdadeira liberdade em Cristo

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

João 8:32.

A verdadeira liberdade só é alcançada quando conhecemos a verdade, que é Cristo. O sacrifício dele na cruz nos livrou de todo pecado e trouxe perdão, oportunidade de reconciliação com Deus. Por isso, precisamos permanecer firmes na fé a fim de desfrutar dessa graça.

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”

Romanos 8:15

Agora você entende o que é a prisão espiritual, como identificar uma e claro, como evitar que isso aconteça na sua vida. Além disso, precisamos orar uns pelos outros para que as tentações não prevaleçam em nossas vidas. Por fim, estudar a palavra e passar adiante o plano de salvação, para que outras pessoas também desfrutem dessa liberdade.

Leia mais conteúdos edificantes como este vendo outro artigo, ou entre em nossas redes sociais!

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Leia mais…

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Esta vindo as mesma mensagens repedidas.

Deixe seu comentário: