Hebreus 4:12-16 – A palavra de Deus é viva e poderosa

O trecho em Hebreus traz informações valiosas sobre a palavra de Deus, seu efeito em nós, além da verdade de Cristo como aquela que nos leva para a misericórdia divina.

A Bíblia é a palavra de Deus, completa a ponto de nos explicar sobre si mesma. Em Hebreus 4: 12-16 temos ensinamentos preciosos acerca do efeito dessa verdade em nossas vidas. Temos o reforço de Cristo como nosso sumo sacerdote.

Além disso, Jesus passou pelas aflições deste mundo para nos mostrar como devemos fazer. E no seu sacrifício, deu a chance de termos nossos pecados perdoados. Se você quer saber mais sobre o que esse trecho bíblico traz sobre a palavra de Deus e o sacrifício de Cristo, continue a leitura!

A palavra de Deus é viva e poderosa (Hebreus 4:12-16)

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

Como pontua muito bem esse trecho bíblico, a palavra de Deus é viva. A palavra de Deus é encontrada na Bíblia, onde estão os textos inspirados por Ele para que homens e mulheres usados apresentassem testemunho sobre o que precisamos saber.

Em outros termos, a palavra é gerada pelo próprio Deus, portanto, toda a fonte de sabedoria que precisamos para entender sobre Ele, a vida e seu plano para nós. Nada fica oculto diante daquele que entende sobre o Senhor e seu plano para a humanidade.

Por isso a Bíblia é capaz de separar juntas e medulas, alma e espírito, forma usada para entendermos seu poder. Afinal, é graças a ela que compreendemos sobre o pecado e conseguimos, por meio de Cristo, a redenção de todos eles. É uma palavra vida, que permanece mesmo quando mudam os tempos, porque nela está a verdade.

Deus é e sabe de todas as coisas

“Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” Hebreus 4:13

Deus é e existe desde o princípio. Ele é responsável por toda a criação e nada que existe está oculto aos seus olhos, é aquele que tem toda a sabedoria e poder. Portanto, temos a palavra em nossas mãos e por meio dela entendemos que não há nada em nós que não seja conhecido diante dele.

Os nossos pecados ocultos, mentiras, enganos, enfim, todo o mal está descoberto, exposto para ele. Deus é quem vai julgar aqueles que realmente irão conhecê-lo no paraíso. Isso porque a verdade está em sua palavra, temos acesso livre e cabe a nós a decisão sobre nosso futuro.

Por seu amor e bondade, Ele nos apresenta a direção na busca por perdão dos pecados, para fugirmos do mal. E por sua justiça, é quem vai julgar cada um por suas escolhas. Prestaremos conta de tudo o que fizermos uma vez que tivermos acesso ao plano divino.

Jesus é o nosso sumo sacerdote

“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,” Hebreus 4:14

O sumo sacerdote é aquele que estava encarregado de realizar os sacrifícios e coordenar o culto a Deus. Depois da concretização do plano de Salvação por meio de Cristo, não precisamos mais dessa prática. O motivo é que Deus enviou seu filho único para que ele morresse em sacrifício dos pecados da humanidade.

Ao ressuscitar, derrotou a morte e se tornou uma ponte para livre acesso a Deus. Então, temos a chance de redenção porque o sacrifício já foi feito, somos perdoados quando compreendemos Cristo como nosso Salvador. É a nossa fé em Cristo que nos dá direção rumo a Deus.

Podemos passar pelas aflições do mundo

“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.” Hebreus 4:15

Se por meio de sacrifícios a igreja, em seus primeiros atos, conseguia se aproximar de Deus e ser perdoada, com Cristo temos tudo. Afinal, Deus envia seu filho como homem para que ele vivesse os desafios e aflições que existem no mundo, mostrando para nós o caminho.

Mostrou para nós como é possível viver à luz das escrituras e não cometeu nenhum pecado. Porém, para que pudéssemos ser justificados, se sacrificou, venceu a morte. Então, não precisamos mais de sacrifícios para obter o perdão.

A fé em Cristo, seu sacrifício e ressurreição é que nos dão acesso a Deus. Confessamos a Jesus nossas fraquezas, porque ele compreende nossas dores. O seu intermédio junto a Deus dá liberdade para falarmos com o Pai sobre nossas tristezas e necessidades.

Recebemos misericórdia e graça

“Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” Hebreus 4:16

A verdade de Cristo nos dá confiança para nos aproximarmos de Deus, do trono da graça. Alcançamos a salvação por meio de Cristo e temos livre acesso a Deus, podemos criar um relacionamento direto com o Pai. E desse relacionamento experimentamos o perdão, a misericórdia e a graça.

Quando conhecemos a palavra de Deus, que é viva e eficaz, nos deparamos com o pecado que há em nós. É um momento de admitirmos a grandeza de Deus e o quanto somos pequenos. Também é a mesma palavra que nos dá a solução para isso.

Encontramos no plano de salvação a chance de ter os nossos pecados perdoados, além de sabedoria para crescermos a cada dia. Na Bíblia encontramos todas as informações necessárias para sermos mais parecidos com Jesus, a fim de experimentarmos a vontade de Deus.

E a salvação é disponível a todos que creem nessa palavra. Não importa se foi há séculos, hoje ou no futuro, porque ela é viva. É a verdade capaz de nos redimir de nossos pecados. Basta crermos verdadeiramente no sacrifício de Cristo e na salvação.

Se você quer aprender mais sobre a palavra de Deus aproveite outros conteúdos como este em nossas redes sociais, Facebook e Instagram!

Leia mais:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

4 Comentários:

  • Louvado seja Deus em nossas vidas obrigada Jesus obrigada Jeová Gire obrigada Espírito santo de Deus amém a paz do senhor Jesus Cristo. Boa noite muito abençoada por Deus nosso senhor Jesus e o pai Celestial e continue te abençoando sempre missionário.sou grata a Deus por tudo e todos.OH GLÓRIA!💯📖💯💯❤️🌏

  • Estou a aprender sobre a palavra da salvação, espero que envio mais textos Bíblicos que falam também de outros que estiveram com Cristo Salvador.

  • Amém e graças a Deus, louvado seja teu Santo nome.

  • Amém! Glória a Deus!.

Deixe seu comentário: