Estudo do Apocalipse (CAPÍTULOS 17-22)

estudo do apocalipse capítulos do 17 ao 22 estudo do apocalipse capítulos do 17 ao 22

Continuando com o nosso estudo sobre o Apocalipse de João, analisaremos os capítulos 17 a 22 desse livro. Estudo do Apocalipse. “O Apocalipse”. Não perca esse estudo bíblico.

estudo do apocalipse capitulos 7 ao 22 - Estudo do Apocalipse (CAPÍTULOS 17-22)
estudo do apocalipse capítulos do 17 ao 22

Leia os estudos anteriores: Capítulos do 1 ao 8 / Capítulos do 9 ao 16

Estudo do Apocalipse (CAPÍTULOS 17-22)

O livro bíblico do Apocalipse, ditado por Jesus e transcrito pelo apóstolo João, se encaminha para o fim entre os capítulos 17 e 22. Neles, João descreve os últimos eventos próximos do juízo final.

Capítulo 17

Tem por objetivo descrever a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas. Nas palavras do apóstolo, a visão que teve foi a de um anjo que o levou em espírito até um deserto, onde havia uma mulher sentada sobre uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres. A figura da mulher pode ser interpretada como a representação do pecado, dos prazeres mundanos, da ganância e do poder. Também chamada de “a grande cidade”.

Capítulo 18

Uma vez que a descrição de João sobre suas vestes traz elementos relacionados a riqueza, como o ouro, pedras preciosas e pérolas, além de estar embriagada do sangue dos santos e das testemunhas de Jesus, isto é, daqueles que não compactuam com o pecado que dela provém.

Adiante, o capítulo 18 relata a queda da Babilônia. Nele, a descrição do que ouviu João, fala sobre a prosperidade anteriormente farta, agora escassa, e sobre a cidade ter se tornado morada de demônios e coito de todo o espírito imundo. Uma voz ouvida por João ainda alerta para que o povo que crê na Palavra, os seguidores de Cristo, deixe a cidade para que não caia também no pecado, pois toda a glória que já o lugar já teve seria refletida em tormento e pranto como forma de justiça.

Capítulo 19

A figura do Cordeiro aparece como um justiceiro louvado e adorado, pois foi o responsável por trazer redenção aos seguidores da Palavra. João também descreve a visão que teve do que seria um embate entre a besta e os exércitos dos reis da terra contra o Cordeiro e contra um cavaleiro, de nome Fiel e Verdadeiro, assentado sobre um cavalo branco e seus exércitos vestidos com linho fino, branco e puro. A justiça feita pelos exércitos de Deus rendeu a prisão da besta e do falso profeta, lançados vivos no lago de fogo, e a morte dos reis da terra pecadores, tendo suas carnes devoradas por aves.

Capítulo 20

Refere-se a prisão de Satanás durante 1000 anos e do seu regresso, após a passagem deste tempo, para atormentar as nações nos 4 cantos do mundo. João descreve ainda o lançamento da morte e do inferno no mesmo lago de fogo onde foram atirados a besta e o falso profeta, para onde também irão todos aqueles cujos nomes não estão no livro da vida.

Capítulos 21 e 22

João apresenta o seu relato do que viu sobre a nova terra e o novo céu, destinados àqueles que permaneceram fiéis à Palavra. São apresentadas as promessas de que Deus limpará os olhos de todas as lágrimas, e de que não haverá mais morte, nem pranto, nem dor nesta nova era, iniciada posterior a todos os acontecimentos e julgamentos do Apocalipse.

Se você quer se aprofundar mais nos conhecimentos bíblicos,  recomendamos o curso de formação em teologia, que com certeza mudará a sua vida e te aproximará mais de Deus, conheça o curso clicando aqui.