Estudo do Apocalipse (CAPÍTULOS 1-8)

Estudo do Apocalipse. Hoje vamos estudar os capítulos 1 ao 8 do livro das revelações. “O Apocalipse”. Não perca esse estudo bíblico.

estudo do apocalipse captulos 1 a 8 - Estudo do Apocalipse (CAPÍTULOS 1-8)
Estudo do Apocalipse – Capítulos de 1 à 8

Estudo do Apocalipse. O Apocalipse é um dos livros da Bíblia que mais atrai curiosidade. Tanto de cristãos quanto de pessoas de outras vertentes religiosas. Isso porque a definição etimológica da palavra, oriunda do grego, significa ‘revelação’. Nas páginas do Apocalipse, escritas pelo apóstolo João, é possível conhecer sobre os acontecimentos que circundam o ‘Fim dos Tempos’, com passagens relevadas pelo próprio Jesus Cristo. Este artigo traz um estudo do capítulo 1 ao 8 do último livro da Bíblia.

 

Capítulo 1: a anunciação

 

O primeiro capítulo do Apocalipse traz a revelação do que deve acontecer ao fim da nossa era através da notificação de um anjo enviado por Jesus Cristo aos seus servos – principalmente a João. Em tom profético, o texto mostra as primeiras visões do apóstolo acerca da magnitude de Jesus Cristo, Filho do Homem, com o simbolismo do mistério. Sete castiçais representam as sete igrejas e sete estrelas, que são os anjos das igrejas.

 

Capítulo 2: carta aos anjos e igrejas

 

Aos anjos das igrejas da Ásia a revelação. Aos que estiverem com Deus e ouvirem Seu Espírito estarão com ele em meio ao paraíso – texto enviado a Éfeso. A Esmirna, vitória sobre o diabo que, buscando a fraqueza e corrupção, será vencido pela perseverança em Cristo. Em Pérgamo, envio ao terceiro anjo da igreja, o arrependimento e conhecimento do verdadeiro Deus. A Tiatira, a necessidade do desprendimento aos pecados carnais, em relação a vitória sobre as nações.

 

Capítulo 3: continuação das cartas

 

No terceiro capítulo temos a continuidade da profecia de Deus. Em Sardes, a importância de reconhecer a Deus e aqueles que irão ao Paraíso com Ele através da limpidez dos atos. Na igreja da Laodiceia, ao texto do anjo, a relevante importância do frio ou quente. O arrependimento daqueles que estão sem Cristo.

 

Capítulo 4: o Céu e o futuro

 

Eis que João é arrebatado ao Céu e, logo em seguida, vê o trono, cercado por outros 24 tronos, com anciãos vestidos de branco com coroas de ouro. Diante deles ardiam os sete espíritos de Deus representados por sete lâmpadas de fogo. A profecia do apóstolo também traz quatro animais. Semelhantes a um leão, um bezerro, um homem e uma águia voando, com seis asas e cheios de olhos cada, glorificando a Deus. Assim como os anciãos que, vendo a magnitude Dele, prostravam suas coroas em glória ao Eterno.

 

Capítulo 5: os sete selos

 

É neste capítulo que aparecem os sete selos de um livro que, como descreve João, estava selado e escrito por dentro e fora – não havia alguém que pudesse ao menos olhar para ele. No meio dos anciãos e dos quatro animais estava o Cordeiro, o sacrífico, com os sete espíritos de Deus. O Cordeiro tomou o livro, fazendo com que todos se prostrassem em adoração àquele que derramou seu sangue para nos levar a Deus.

 

Capítulo 6: abertura dos selos

 

O sexto capítulo do Apocalipse nos traz a revelação de João sobre a abertura dos selos. No primeiro, ao chamado de um dos animais defronte ao trono, o apóstolo vê um cavalo branco com alguém sentado e segurando um arco; no segundo, um cavalo vermelho, com quem estava sentado tentando tirar a paz da terra; no terceiro, o cavalo era preto, sobre quem estava assentado com uma balança na mão; no quarto selo, um cavalo amarelo, com aquele de nome Morte, que teria o poder de matar a quarta parte da terra; o quinto selo se dedicava aqueles que morreram por amor a palavra de Deus e ao seu testemunho; o sexto selo mostra o sol desaparecendo e as consequências da ira do Cordeiro.

 

Capítulo 7: os quatro anjos

 

Quatro anjos, em quatro cantos da terra, impediam que qualquer vento soprasse até o clamor de outro anjo, com o selo do Deus vivo, pedindo que não danificassem nada até que selassem nas testas os servos Dele – contemplando as doze tribos de Israel. Aqueles que, ao ver João, estavam diante do trono, não tinham mais fome nem sede: apenas servem ao templo de Deus.

 

Capítulo 8: o sétimo selo

 

Sete trombetas para os sete anjos do Senhor. No oitavo capítulo, o silêncio é constante ao anunciar a abertura do selo. A cada trombeta que se toca, do primeiro ao quarto anjo, foi lançado fogo a terra, queimando a terça parte das árvores; o sangue na terça parte do mar; uma tocha caiu sobre as fontes das águas, tornando a terça parte dos rios imprópria, levando muitos homens a morte; e a quarta trombeta, que retirou a terça parte do dia em detrimento da noite.

Não perca semana que vem a parte 2 desse estudo do apocalipse, será o estudo do capitulo 9 ao 16.

Se você quer se aprofundar mais nos conhecimentos bíblicos,  recomendamos o curso de formação em teologia, que com certeza mudará a sua vida e te aproximará mais de Deus, conheça o curso clicando aqui.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

7 Comentários:

  • vou amar conhecer e aprender a biblia obrigado meus queridos irmaos eu preciso de ajuda se alguem ai poder mim ajudar vou agradecer muito eu tive sonhos iguais dois dias seguidos e nao tou entendendo porque mim ajuda com uma resposta por favor

  • Adorei saber um pouco da bíblia porque agente não ler direto e fora que ela nos ensina muita coisa principalmente ter mais sabedoria..

  • Muito Obrigado Irmão Que Deus Abencoe

  • Muito Obrigado Deus Abençoe

  • Muito interessante cada vez mais me interesso e procuro saber sobre Deus porque realmente tudo que vivemos e vamos viver já está escrito, não só através dessas mensagens mais na Bíblia vemos tudo que precisamos!

  • Muito edificante esses estudos. Deus nós der sempre essa vontade de estuda a palavra dele. Amém fica na paz de Deus.

  • Obrigada irmão por nos transmitir estes conhecimentos biblicos. Deus te abençoé. Amén

Deixe seu comentário: