Superando o passado através da fé

Ter fé em Deus é a única maneira de deixar o passado para trás. O perdão do Senhor lava nossas almas e apaga pecados, escrevendo uma nova história.

superar - Superando o passado através da fé
Superando o passado através da fé

A vida cristã nem sempre é perfeita. Mesmo com fé, podemos nos sentir abalados ou desmotivados. Uma das razões que podem entristecer o nosso coração é o nosso passado, onde por algum motivo nos encontrávamos distantes de Cristo. Se você se encontra nessa situação, continue conosco e leia o texto que preparamos sobre como superar o passado através da fé!

O perdão de Deus: a chave para recomeçar

Quando estamos longe de Deus, vivemos uma vida sem sua luz. Não é raro esquecer os preceitos dEle, e por isso, viver uma vida diferente daquela que um dia Ele sonhou para nós.

É nesta vivência longe do Espírito Santo que tomamos decisões que não agradam a Deus, e assim, nos afastamos do Pai.

Se você estava na Igreja e se desviou, ou está na igreja recém-convertido, pode carregar marcas de um passado longe de Deus. O inimigo de nossas almas usa desses momentos para tentar nos envergonhar, e nos mostrar que não temos valor algum.

Nestas horas, é preciso muita sabedoria para ouvir a voz correta: a de Deus. Veja o que nos diz 1 João 1:9:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

O nosso Deus perdoa, salva, restaura e liberta! Se coisas do passado te afligem, a primeira coisa que você precisa fazer é se lembrar que Deus perdoa seus pecados, e deles não mais se lembra. Receba esta palavra para que possa seguir em frente superando o que te traz angústia.

O sacrifício de Jesus não foi em vão

Para entendermos o perdão, precisamos conhecer aquele que lutou para que tivéssemos a vida eterna. Antes, nos encontrávamos condenados, mas o sacrifício de Jesus na cruz lavou nossos pecados e nos deu uma nova história.

Todo dia é um novo dia, a cada amanhecer sua misericórdia se renova sobre nós. O coração de Deus se entristece com nossos pecados, mas também se alegra quando nos arrependemos.

Creia que independente do seu passado, se você realmente se arrepende, Deus te dá uma nova chance. Jesus morreu em nosso lugar, mesmo sabendo que erraríamos todos os dias e que nos afastaríamos dEle quando tudo o que Ele mais quer é nos abraçar.

Porém, o seu amor é tão grande que cobre multidões de pecados. Por isso, valorize a nova vida que Ele te deu! Louve-o, adore-o e tenha comunhão com Ele!

Sendo novas criaturas

Quando nos convertemos, o nosso velho “eu” morre, e surge um novo Homem. Este Homem tem prazer na palavra de Deus, e ama tudo o que é bom e agradável perante ao Senhor. Esta nova criatura não vive mais para pecar, mas escolhe Deus todos os dias.

A palavra em Efésios 4:22-24 diz:

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”.

A nossa conversão é uma completa mudança de vida. Se o seu coração está verdadeiramente em Deus, não tema o passado! Ele é apenas um testemunho do que o Senhor pode fazer pela vida daqueles que Ele ama.

O nosso amor e temor perante a Deus nos motivam a continuar lutando para ter uma vida íntegra perante Ele. A nossa fé nos mune para que possamos resistir ao pecado e, assim, escrevermos uma nova história.

Um exemplo na bíblia: Davi, um homem segundo o coração de Deus

A bíblia é um presente de Deus para nós. Nela, o Senhor colocou palavras que podem nos acompanhar e nos fortalecer em cada momento de nossas vidas.

Por exemplo, se o nosso passado nos envergonha, podemos ler sobre o exemplo de um homem que apesar dos pecados que cometeu, se arrependeu profundamente, e Deus o perdoou.

Davi tem uma das mais belas histórias da bíblia. Ao longo de toda sua vida Deus o separou e ungiu para que ele vencesse e levasse o nome do Senhor para o povo. Apesar de todas as bênçãos, ainda assim ele caiu.

Quando era rei, Davi se apaixonou por uma mulher a qual ele não podia ter. Entretanto, ele não se conformou, mas sim, tramou para que pudesse ter aquilo que seu coração almejava, mas que não era a vontade de Deus.

Em 2 Samuel 12 podemos ler que um profeta chamado Natã é enviado por Deus para falar com Davi e avisá-lo de seus pecados. O pecado de Davi trouxe resultados negativos, como a inquietação de sua alma e a morte de uma criança que era fruto de uma união ilegal.

No capítulo 51 de Salmos, Davi confessa seu pecado e roga pelo perdão de Deus. Versículos 2-4:

“Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares”.

Novamente em 2 Samuel 12 Natã diz para Davi que o Senhor o perdoou. Assim como o Senhor fez com Davi, Ele pode fazer para ti também. Deus é bondoso para perdoar seus pecados e não afastar a face dEle de ti. Para isso, tudo que precisa é um coração quebrantado.

Vasos na mão do oleiro

Deixar o passado para trás tem muito a ver com nos diminuir para que Deus possa crescer em nós. Não há como o seu rosto brilhar em nós, se estamos preocupados apenas conosco, e não vivemos para Ele.

Se você quer viver uma nova vida e esquecer seu passado, deve deixar Deus te usar para que Ele cumpra a vontade dEle em ti.

Uma das passagens mais marcantes na bíblia está em Jeremias 18:6:

“Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.

Nesta passagem Deus fala a Jeremias que assim como o oleiro moldava o barro, Ele poderia fazer o mesmo com o povo de Israel, para que eles fossem novas criaturas, assim como seu Criador havia planejado.

Se você deseja isso para sua vida, tenha fé que Deus pode te moldar! Ele pode te escrever uma nova história, apagando tudo aquilo que não é bom, para que assim você seja uma pessoa regenerada!

O passado a Deus pertence

Quem deseja superar seu passado, deve entregá-lo para Deus. Não podemos cuidar das nossas dores sozinhos, não podemos seguir em frente sozinhos. Precisamos da soberania de Deus para viver algo novo.

Logo, se você busca novidade de vida, entregue o seu antigo eu para Deus! Abra seu coração para o Senhor, fale sobre tudo aquilo que você fez e como se arrepende.

Clame ao Senhor, e Ele te ouvirá. Deus deseja corações sinceros que o buscam de forma verdadeira. Tudo que o Pai quer é ouvir a sua voz, e ver seu coração arrependido. Ele pode fazer tudo novo para você, e te dar uma nova história para que você experimente as maravilhas de estar em sua presença.

Que esta reflexão possa trazer alívio a sua alma, e que você se encontre disposto a entregar tudo para Deus, construindo uma fé inabalável, onde tudo que é velho fica para trás.

Se deseja ler outros textos, visite nosso blog, temos várias outras reflexões disponíveis. Para receber mais mensagens de fé, nos siga nas redes sociais, estamos presentes no FacebookYoutube e Instagram!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: