Passo a passo para renascer na fé

Se a sua fé está abalada, seja qual for o motivo, é possível buscar renovação por meio de algumas ações no seu relacionamento com Deus. Por isso selecionamos o passo a passo para renascer na fé, a fim de que você consiga se fortalecer.

fe 1024x512 - Passo a passo para renascer na fé
Passo a passo para renascer na fé

O passo a passo para renascer na fé é mais simples do que você imagina. O Pai está sempre de braços abertos para receber seus filhos novamente em seus caminhos. Pensando nisso, separamos algumas ações que podem te ajudar nesse processo.

Arrependimento é o primeiro passo para renascer na fé

Algum motivo fez com que você se afastasse da sua fé, talvez um problema pessoal, um pecado ou mesmo conflitos com um irmão. Pensando nisso, o primeiro passo para se conectar novamente com a presença divina é vivendo em arrependimento.

É preciso agir na direção de se reconciliar com seu relacionamento com Deus, buscando deixar para trás esse motivo, não importa qual seja. Isso porque o pecado promove esse afastamento, sendo a sincera posição de se arrepender um passo fundamental para ser alguém de fé novamente.

“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados”.

Atos 3.19

Com isso, primeiro se dedique a pensar no que de fato te afastou da sua fé, considerando os seus pecados e trabalhando seu arrependimento. A palavra de Deus é clara sobre isso, em relação ao perdão disponível para aqueles que se manifestam dessa forma diante do Pai.

A oração é uma das ações fundamentais para um relacionamento com Deus

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.”

Filipenses 4:6

Uma forma de colocar diante de Deus os seus arrependimentos, de confessar o pecado, é por meio da oração. A palavra mostra o quanto Deus está disposto a ouvir o nosso clamor. Somos incentivados a colocar diante dele todas as angústias, medos, problemas, entre outros.

Ao fazermos isso, depositamos a confiança de que o socorro virá do Senhor. Além do mais, não conseguimos firmar um relacionamento sem comunicação. Nesse quesito, a oração é uma ferramenta para falarmos com o Pai, seja para adorar seu nome, agradecer ou pedir.

Sendo assim, o segundo passo é retornar a uma vida de oração, para que a sua fé seja renovada e aumente a cada dia mais. Aproveite para tornar a oração novamente um hábito na sua vida, a fim de fortalecer o seu relacionamento com Deus e se aproximar da presença dele.

A palavra de Deus é fonte para aumentar a sua fé

“Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;”

João 5:39

Na Bíblia temos toda a palavra inspirada por Deus sobre a verdade, tudo aquilo que é revelado sobre o plano divino e a nossa conduta enquanto servos. Portanto, além de arrependimento e uma vida de oração, você precisa voltar a ler a Bíblia para renascer na fé.

Afinal, é lá que estão diversos testemunhos de fé de personagens que passaram por tremendas dificuldades. Podemos ver o agir de Deus na vida de cada um deles e aprender muito sobre como viver. Também encontramos sobre o plano de salvação e os feitos de Cristo na terra.

Então, não conseguimos manter a nossa fé ou alcançar esse renascimento sem o conhecimento que apenas as escrituras trazem. Dessa forma, acrescente em seus hábitos a leitura e estudo aprofundado da palavra de Deus para que a sua fé seja renovada a cada dia.

Um coração agradecido é cheio de fé

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” 

Salmos 107:1

Uma pessoa agradecida normalmente é muito mais “de bem com a vida”. O motivo para isso é que a gratidão que existe em nosso coração acaba sendo maior do que os problemas. Como resultado disso, temos uma vida melhor, enxergamos com maior facilidade o que é bom.

Isso vale para a forma com a qual levamos a nossa fé, porque conservando um coração grato podemos ver mais sobre a bondade divina. Damos graças a Deus porque ele é bom, seu amor é suficiente para nós e temos salvação apenas por meio dele.

Portanto, aqueles que são gratos têm sua fé renovada diante do Pai. Ainda que circunstâncias mais difíceis sejam apresentadas, a gratidão e a fé permanecem. Sendo assim, aproveite a sua vida de oração e leitura da palavra para exercitar a gratidão genuína diante de Deus.

Os testemunhos no dia a dia também ajudam na nossa fé

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.”

Colossenses 3:16

Existem vários motivos pelos quais a palavra de Deus nos incentiva a conviver em comunhão com os irmãos da fé. Primeiramente, sabemos que é um grande desafio lidar com pessoas, afinal, somos todos pecadores e assim encontramos conflitos dos mais diversos ao conviver em grupo.

Por outro lado, é assim que aprendemos a amadurecer, buscar sabedoria na prática, porque precisamos nos dedicar ao aperfeiçoamento para lidar com o outro como o Pai deseja. Sendo assim, é muito importante para a sua caminhada viver os testemunhos do dia a dia com as pessoas.

Além disso, você ouvirá grandes relatos sobre o que Deus tem feito na vida de cada uma delas, o que sem dúvidas colabora para renovar a sua fé. Bem como tem a chance de fortalecer aqueles que passam por problemas, o que também representa um exercício do quanto você deposita a confiança em Deus.

Buscar o que é bom te mantém mais perto de Deus

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4.8. 

O que consumimos no dia a dia afeta poderosamente o nosso coração e os nossos pensamentos. A própria palavra de Deus nos alerta sobre isso, Então, uma outra alternativa para renovar a sua fé e cercar a si mesmo daquilo que é bom na sua rotina. 

Esse é o passo a passo para renascer na fé, não importa qual o motivo que te afastou dela. Se você escolhe esse caminho, tem a chance de renovar a sua fé em Deus e ter ainda mais do que antes. Aproveite as dicas, se mantenha renovado e firme.

Venha também ler outros conteúdos como este e conferir as nossas redes sociais!

Leia mais:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: