Em alguns momentos da vida, principalmente aqueles de maior dor e angústia, somos tentados a acreditar que fomos abandonados por Deus.
Pegadas na Areia
Há um texto muito bonito, datado de 1939 e escrito por Mary Stevenson, chamado “Pegadas na Areia”, que conta o seguinte:
Certa noite, sonhei que estava na praia
com o Senhor, e, através dos céus,
passaram cenas de minha vida.
Para cada ano que passava eram
deixadas dois pares de pegadas na areia,
um era o meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou
diante de nós olhei para trás e notei que,
muitas vezes no caminho de minha vida,
havia apenas um par de pegadas.
Notei também que isso só acontecia nos
momentos mais difíceis do meu viver,
isso aborreceu-me e perguntei
então ao Senhor:
– Senhor! Tu me deixaste… Por quê?
Se um dia me disseste que eu resolvi te
seguir que tu andarias sempre comigo.
Mas notei que durante as minhas maiores
aflições, havia na areia do caminho
da minha vida, apenas um par de pegadas.
Não entendo porque nas horas mais
difíceis de minha vida tu me deixaste.
O senhor me respondeu:
– Meu precioso filho, Eu te amo e
jamais te deixaria nos momentos
das suas provações e do teu sofrimento.
Quando viste na areia apenas um par de
pegadas, foi porque exatamente aí,
“Eu te carreguei nos braços.”
Em alguns momentos, é difícil de entender o porquê do que acontece conosco. Pode ser a perda de um ente querido, podem ser as dificuldades financeiras ou outras atribulações da vida.
Qualquer que seja a dificuldade, em maior ou menor grau, muitas vezes temos dificuldade em entender por que é que acontece justo conosco.
História de Jó: compreendendo que nada acontece sem o consentimento de Deus
Uma das histórias bíblicas mais utilizadas para nos lembrar de que nada acontece sem o consentimento de Deus é a história de Jó.
Um dia, os filhos de Deus (ou anjos, se você preferir) vieram se apresentar ao Senhor, e entre eles estava Satanás. E Deus começou a pedir que prestasse contas de suas atividades recentes. Satanás respondeu que estava vagando por aí.
Ora, claro que Deus, que é onisciente, sabia o que Satanás andava fazendo. Mas o que seguiu foi Deus perguntar: e então, você viu meu servo, Jó? E começou a fazer vários elogios a Jó, sobre como ele era fiel e devoto.
E claro que Satanás ficou morrendo de inveja e começou a dizer: claro que Jó é fiel e devoto, você dá tudo a ele. Ele tem fartura, tem as terras, tem o gado…
E Deus segue em frente fazendo um tipo de aposta com Satanás sobre a vida de Jó: vai lá então, pode acabar com tudo e você vai ver que Jó não vai deixar de ser fiel a mim.
Parece chocante? É, eu sei! Mas por que Deus faria algo assim? Por que ele deixaria que Satanás passasse por dor e infortúnio, principalmente sabendo que era um servo fiel?
Deus queria mostrar a Satanás que a fidelidade de Jó não era um simples produto da sua bondade para com ele. Que Jó não seria uma pessoa inteiramente diferente sem sua bênção contínua.
E a partir daí, Satanás começa a enviar um monte de problemas para a vida de Jó. E olha, não foram poucos: Jó dormiu milionário e acordou pobre. Perdeu os filhos em um desastre. Teve os servos assassinados. O gado morreu. Perdeu a casa e a saúde.
E ainda assim, diz a Palavra que:
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Jó 1:22
Em nossa vida, muitas vezes nos perguntamos: o que fizemos para merecer tal sofrimento? Talvez, como Jó, nem tenhamos feito nada. Mas nada acontece sem a permissão de Deus.
Então por que Deus permite o sofrimento? Será que é Deus quem causa o sofrimento? Qual o papel do mal no mundo? Todas essas perguntas são genuínas e fazem parte da vida.
Mas pense na história de Jó e em como foi a interação entre Deus e Satanás. Satanás teve que pedir permissão antes mesmo de se aproximar de Jó. E ainda com permissão, Deus estabeleceu limites do que ele poderia fazer:
E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. Jó 1:12
“Seja bem ou mal, está sob Deus”
Ou seja, tudo, seja bem ou mal, está sob Deus. Cada peça da criação responde a Deus, mesmo Satanás.
Quando nos curvamos ao Pai, quando reconhecemos seu Poder… Pense no conforto dessa proteção! Isso nos conforta porque nada entra em nossa vida sem que Deus saiba e permita. Ele é o porteiro, nosso guarda constante.
E sim, por vezes nos sentimos frustrados porque não vemos o propósito em nossa dor. Mas lembre-se de que Jó também não via o propósito na dor dele. Jó não sabia da conversa de Deus com Satanás.
E o que ele fez? Ele simplesmente continuou vivendo. Sua vida foi desmoronando e ele foi vivendo um dia de cada vez. E Deus restaurou a prosperidade de Jó.
Diante da dor, a história de Jó e outras passagens da Bíblia nos servem de consolo pois nessas passagens encontramos a supremacia de Deus.
Mesmo em tempos sombrios, temos esperança porque Ele sabe o que está acontecendo. Nada entra em nossas vidas sem que Deus saiba: o bom, o mau, o feio. Ele precisa ser consultado primeiro. Ele precisa dar à luz verde primeiro.
E Deus tem propósito para a sua vida. Deus não desperdiçaria suas lágrimas. Diz a Bíblia:
Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?
Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?
De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o Senhor.
Lamentações 3:37-40
Fiquemos com essa oração:
Senhor, eu louvo Teu nome como Criador e Orquestrador da Terra e da Vida, de todas as coisas que acontecem.
Tu estás realmente no controle. Podemos fazer planos, mas só Tu podes fazê-los acontecer.
Só Tu podes fazer o bem vir do mal, Senhor.
Seja feita a Tua vontade.
Em nome de Jesus,
Amém.
Se essa palavra tocou seu coração, leia mais textos inspiradores e edificantes.
Recomendado para você:
- História de Jó – Estudo Bíblico
- Jó: exemplo de que o sofrimento faz parte da nossa vida
- Primeira Marcha para Satanás no Brasil – Veja Essa Mensagem de Alerta
- Mandamento 9 – Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
- Palavra de Deus Para Quem Está em Depressão
Siga-nos no Instagram e nos ajude nessa obra de evangelização apenas compartilhando esse mensagem em suas redes sociais.
Jesus te ama muito.
2 Comentários:
Que seja feita a vontade de Deus em minha vida em nome de Jesus cristo de Nazaré 🙏
BOM DIA .TEM DIAS QUE SINTO DESANIMADO DEVIDO ARTROSE E MUITA DOR COLUNA SERA QUE TEM JEITO DE CURA JA ANDEI TODOS OS MEDICOS E PROFICIONAL DA AREA