Jafé é um dos três filhos de Noé, ao lado de Sem e Cam. Apesar de ser um personagem menos conhecido e citado da bíblia, Jafé nos ensina importantes lições quanto à fidelidade e a capacidade de honrar os pais.
A origem hebraica do nome Jafé faz referência às ideias de expansão e ampliação, características que podem ser observadas na história dele.
Nas descrições dos primeiros livros da Bíblia, Jafé é retratado como um homem extremamente sábio e cheio de conhecimentos importantes. Por isso, uma de suas tarefas seria a de ensinar e transmitir esses aprendizados, servindo como guia para os demais.
Além disso, Jafé também é um exemplo de honra aos pais. Quando Noé se embebedou de vinho em sua tenda, Jafé e seu irmão Sem cobriram a sua nudez, ato que demonstra respeito, cuidado e fidelidade. Nessa mesma ocasião, seu irmão Cam agiu de forma contrária, o que representou desrespeito ao pai. Dessa maneira, essa diferença entre os dois comportamentos demarca as bênçãos que Jafé e Sem receberam em suas empreitadas bem-sucedidas, além da própria amizade entre eles.
Por causa desse gesto, Jafé foi abençoado por meio da expansão do seu território e obteve o privilégio de viver nas tendas de Sem em Canaã. Jafé também é referenciado como fundador de uma cidade chamada Jafa.
Jafé e sua esposa foram duas das oito pessoas que foram salvas na arca e, após o dilúvio, tiveram 7 filhos: Javã, Magogue, Tubal, Meseque, Madai, Gômer e Tiras. Dos 7 filhos de Jafé, surgiram por volta de 14 nações, que são apontadas como originárias dos indo-europeus.
O respeito e cuidado que Jafé demonstrou para com seu pai Noé naquele momento de vulnerabilidade, embriaguez e desânimo pode nos trazer muitas reflexões sobre fidelidade para com os nossos pais. Quando Cam demonstrou impaciência e desrespeito, fez Noé amaldiçoar os seus descendentes e, em contrapartida, abençoar os descendentes de Jafé.
As bênçãos proferidas por Noé em favor de Jafé foram importantes para que ele conseguisse expandir o seu território e os seus descendentes entrassem nos territórios de Sem.
Por isso, a capacidade de respeitar, honrar e se manter fiel aos pais é um preceito demonstrado e reforçado muitas vezes na bíblia em diferentes contextos, histórias e pessoas. Essa atitude de lealdade e respeito é essencial para que qualquer pessoa seja abençoada e bem-sucedida em seus projetos, além de prolongar os anos de vida.
Em Êxodo 20:12, esse ensinamento é bem claro quando diz que, ao honrar seu pai e sua mãe, os seus dias se prolongarão sobre a terra. Em Efésios 6:1-4, esse mesmo ensinamento é reforçado como primeira promessa.
Em Colossenses 3:20, nos é dito que a obediência aos pais é uma atitude justa e que agrada a Deus. No livro de Provérbios 1:8, temos o ensinamento de que dar ouvido às correções dos nossos pais apenas nos trará coisas positivas, pois elas serão “como enfeite para a sua cabeça e adorno para o seu pescoço”.
Para mais histórias como essa e mensagens de fé, leia nosso blog e nos siga nas redes sociais!
Deixe seu comentário: