O salmista Davi traz em Salmos 40.1 uma declaração simples, porém, poderosa sobre o nosso relacionamento com Deus. Isso porque, esperar com paciência no Senhor, mesmo em dias mais difíceis, pode ser um momento de conflito para quem anda com o Pai.
Portanto, é muito importante entender como é fundamental depositar a sua confiança em Deus, ainda em meio a uma tempestade. Com isso, para aprender mais sobre essa ideia e ensinamento das escrituras, vamos refletir sobre o que significa de fato depositar a confiança em Deus e esperar.
“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”
Salmos 40:1
Esperando esperei no Senhor
Algo curioso e que ajuda em nossa compreensão desse texto bíblico é sobre a expressão usada no texto hebraico, que significa literalmente “esperando esperei no Senhor”. Essa ideia de duplicar o verbo é uma expressão da língua para mostrar o quanto o desejo de esperar em Deus é intenso.
Davi traz, portanto, a intensão de confiar em Deus, uma submissão da sua própria mente na vontade de esperar os planos do Pai para a vida dele. Além disso, transmite o compromisso, a postura que devemos adotar diante do Senhor, que é depositar a nossa confiança nele.
Afinal, quando cremos em Cristo como nosso salvador e seguimos a ele, estamos diante de uma nova vida, remidos do pecado e submissos ao que Ele deseja para nossas vidas. Sendo assim, mesmo diante de dificuldades, é preciso esperar em Deus a providência, que a vontade dele seja expressa.
O Senhor se inclinou para mim
Saiba, agora, que a espera é recompensada para aqueles que genuinamente aguardam a providência divina. Isso porque o nosso Deus é onisciente, ou seja, sabe de todas as coisas. Então, conhece as necessidades dos seus filhos e, isso podemos ver na declaração seguinte do salmista.
Davi traz a ideia de que o Senhor se inclinou para ele, ouviu a súplica do seu servo e a espera pela vontade divina. Depois disso, inclina os ouvidos para apresentar a providência, mostrando o caminho também para que o servo faça a sua parte.
Sabemos que esse é um momento muito complicado na vida de um servo do Senhor, que se coloca vulnerável a esperar, ainda que passe por uma crise. Porém, é aqui que a sua espera é recompensada, porque Deus conhece os seus, suprindo sempre todas as necessidades dos seus filhos.
Ele ouviu o meu clamor
A crise, o deserto, a tempestade, entre outros desafios, passam a ser mais suportáveis quando sentimos o consolo do Espírito Santo. Além disso, nas escrituras encontramos palavras de conforto para todos os problemas que podem surgir em nossa vida.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33
O próprio Cristo alertou sobre as aflições que encontramos no mundo, mostrando com suas ações e palavras como devemos agir. Porque é no Senhor que encontramos paz, consolo, esperança e todas as ferramentas para que o momento seja vivido de acordo com o propósito divino.
Ainda que seja preciso “esperar esperando” por muito tempo, sabemos que a resposta divina virá. Então, é necessário esperar porque o Senhor vai inclinar os ouvidos e ouvir o seu clamor. Porque não teremos um caminho fácil e sem problemas, mas a garantia do socorro no tempo certo.
Lembre-se dos feitos do Senhor na sua vida
O Salmo se inicia com a declaração sobre esperar em Deus, seguindo o texto temos também o quanto Davi se lembra dos feitos do Pai em sua vida. Esse exercício é fundamental para que o cristão encontre em sua memória a fonte para sentir esperança.
“Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.”
Salmos 40:5
Afinal de contas, são muitos os feitos do Pai em nossas vidas, porém, o momento difícil pode tirar a nossa atenção do que Ele é capaz de fazer. Sendo assim, lembrar das maravilhas, das bênçãos sobre a sua vida, são algumas ações importantes enquanto você se mantém esperando, a fim de conservar um coração grato.
Mais versículos sobre esperar no Senhor
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”
2 Pedro 3:9
“A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos.”
Salmos 33:20-22
“Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.”
Salmos 62:5
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
Provérbios 3:5,6
“Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que nele esperam.”
Isaías 30:18
“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”
Isaías 40:31
Como orar em um momento de espera
A oração é outro recurso que você precisa nesse momento, da mesma forma que o salmista colocou diante de Deus sua situação. Por isso, clame a Deus, apresente a Ele seus problemas, lembre-se de tudo o que ele fez em sua vida e mantenha a sua espera com fé e esperança.
Esses são os aprendizados que temos sobre esperar com paciência no Senhor, ou ainda, “esperar esperando” como aprendemos aqui. Dessa forma, aproveite esses ensinamentos para se lembrar da fidelidade de Deus mesmo diante dos problemas.
Busque também outros conteúdos para ter mais esperança lendo mais artigos e seguindo as nossas redes sociais!
Recomendado para você:
1 comentário:
Assim Seja 🙌 Amém 🙏🏻🙌