Enoque: um exemplo de que é possível andar ao lado de Deus

Enoque é um dos principais nomes da fé em Deus na Bíblia, citado como aquele que 'andou ao lado' do Senhor. O que, efetivamente, este homem dos primeiros tempos pode nos ensinar? Confira!

enoque - Enoque: um exemplo de que é possível andar ao lado de Deus
Enoque: um exemplo de que é possível andar ao lado de Deus

Enoque é um dos principais nomes conhecidos no Velho Testamento por uma característica que lhe é peculiar e particular: andar ao lado de Deus. Esse é um destaque ainda mais importante se pensarmos que sua fidelidade ao Senhor se deu há poucas gerações antes do grande dilúvio.

Isso porque Enoque é avô de Noé, que construiu a arca durante uma das mais marcantes passagens da Bíblia Sagrada. Segundo Gênesis 5:21-24, este homem temente a Deus viveu 365 anos. Chama a atenção, também, que ele foi pai de Matusalém, o ser humano que passou mais tempo pela Terra: 969 anos.

Outro destaque importante sobre a vida de Enoque é que ele é homônimo ao primogênito de Caim, que também aparece no livro de Gênesis (4:17). Contudo, o homem que andou ao lado do Senhor é da sétima geração de Adão, filho de Jarede.

Uma exceção em um mundo de pecado

A passagem de Enoque na Bíblia é curta, mas enfática sobre um homem que foi arrebatado pelo Senhor. Dizem as Sagradas Escrituras:

“E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas; E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cincos anos; E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou” (Gênesis 5:22-24).

Ou seja: em uma época de tantos pecados, que causaram o dilúvio, este homem mostrou que andar ao lado Dele é possível nos mais impetuosos tempos. Não à toa, a passagem de Enoque pela Terra e sua ida a junto do Pai foi retratada posteriormente no Novo Testamento. 

Aquele que agradou a Deus e não viu a morte

“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus” (Hebreus 11:5).

A passagem de um homem de fé mostra que, caso queiramos alcançar os Céus e estar junto ao Pai, sem ter a morte eterna, precisamos andar junto a Deus, como diz a Bíblia Sagrada.

Em uma época de tantos pecados, um exemplo de fé e perseverança nos abre os olhos para a atual situação que vivemos: afinal, ao menos estamos andando junto ao Senhor? Ou nem isso fazemos, inebriados pelo pecado que nos rodeia?

Ora, se Deus elevou um homem como Enoque aos céus, sem a morte do seu corpo físico, isso mostra que é possível agradá-lo mesmo nas maiores dificuldades. 

A profecia de Enoque

Para complementar, diz o livro de Judas, em 1:14-15:

“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele”.

Ou seja: a profecia do homem que andou ao lado de Deus resume, em si, a história do final dos tempos e o julgamento do Senhor perante a nós.

As perguntas finais que ficam: estamos andando perto do Pai, preparados para sermos julgados por nossas impiedades? E, como o exemplo de Enoque pode nos ajudar?

Reflitamos!

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Veja essas mensagens abençoadas para tua vida:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

3 Comentários:

  • Alleluia amem sinhor Jesus de me saude Paz alegria amor entre meus filhos irmao Amigo familias e livrai me tudo Mal amem alleluia sinhor Jesus livrai me tudo Mal ivejas odios amem e de todas pesoas eque estao contra MIM e de eles Paz amem e peco acabar com estas doencas panomeia sinhor Jesus porque so sinhor Jesus Christ qué tem forca poder amem alleluia

  • Muito bom conhecer essa história. Glória a Deus 🙌 Amém 🙏🏻

  • Glória a Deus

Deixe seu comentário: