Coríntios 12:10: Deus age na fraqueza

Deus age na fraqueza, e nos faz mais fortes durante os momentos mais difíceis da nossa jornada. A trajetória de Paulo nos mostra a forma do Senhor agir.

corintios 1024x512 - Coríntios 12:10: Deus age na fraqueza
Coríntios 12:10: Deus age na fraqueza

Segundo Coríntios 12:10, Deus age na fraqueza, por mais que muitos não entendam como isso acontece. Compreender várias das mensagens presentes na Bíblia pode ser complicado, porém, é essencial para que nos tornemos pessoas melhores.

A frase pode parecer confusa para alguns, contudo, ao analisarmos a trajetória de Paulo, podemos entender o que ela significa. Mesmo nos momentos de tribulações, quando Satanás estava agindo e o enfraquecendo, ele conseguiu se fortalecer.

No mais, se você quer entender como Deus age na fraqueza, além de outras informações relacionadas a essas passagens, não deixe de ler o texto a seguir!

Na fraqueza, podemos nos fortalecer

Assim como Paulo nos fala em Coríntios 12:10, é na fraqueza que nos tornamos mais fortes, porém, o que isso significa? Apesar de parecer contraditório, ao analisarmos a situação, podemos entender melhor o que ele quis dizer com essa frase.

Primeiro, precisamos lembrar que Paulo estava sofrendo com um espinho na carne. Não sabemos até hoje o que era o espinho, contudo, Paulo sempre deixou claro que a presença dele em sua vida, acaba sendo culpa de Satanás.

Ou seja, assim como aconteceu com Paulo, Satanás está sempre colocando espinhos em nossa vida, para nos tentar a ir contra o Senhor. O Diabo faz isso para nos tornar mais fracos, porém, ele não leva em consideração que Deus está ao nosso lado.

O Demônio usou dos seus espinhos para acabar com a vida de Paulo, porém, com fé, o homem resistiu. Ele pediu ajuda do Senhor, que lhe direcionou para que ele conseguisse superar aquele momento de provação por meio de sua fé.

Deus não retirou os espinhos da vida de Paulo, mesmo que o sujeito tivesse pedido por isso. A partir do momento que a retirada foi negada, Paulo percebeu que, na verdade, precisava demonstrar a sua fé para que fosse digno de salvação.

Ao entender que, nos momentos de fraqueza, nos tornamos mais fortes, Paulo passou a ser inabalável em nosso mundo. Com Cristo vivendo dentro do apóstolo, ele percebeu que, mesmo quando ele se sentia fraco, ainda assim, ele era mais forte do que todos nós. 

Por que Deus não retirou o espinho de Paulo

Ao analisar Coríntios 12:10, muitos se perguntam o motivo pelo qual Deus não retirou os espinhos da carne de Paulo. Isso acabaria com o sofrimento do sujeito, e por isso, em um primeiro momento, parecia a decisão correta a ser seguida.

Porém, se isso acontecesse, Paulo não conseguiria tirar nada de positivo dessa experiência. Deus escolheu não retirar os espinhos da vida de Paulo para que ele pudesse tornar a sua fé mais forte, para se ajudar em momentos futuros.

O resultado disso foi que Paulo percebe que, mesmo nos momentos mais fracos, ele conseguia se fortalecer. Ao aceitar que o poder de Cristo governava a sua vida, o apóstolo acabou se tornando mais forte do que qualquer outro.

Isso nos mostra que, por mais que muitas vezes sentimos que estamos abandonados por Ele, na verdade, Ele tem um plano para nós. Fortalecer-se na fraqueza é necessário para que consigamos nos tornar apenas um com o Senhor.

Aprender durante o sofrimento é essencial

Como vimos até aqui, Paulo conseguiu aprender mesmo nos momentos mais frágeis de sua vida. A lição que podemos tirar disso é que aprender no sofrimento é essencial para que consigamos progredir em nossa vida.

Sabemos que a tarefa é difícil, porém, ainda assim, é necessária de ser feita. O trabalho pode ser grande e, muitas vezes, também podemos ficar sem esperança. No entanto, é preciso ter fé no Deus do Impossível.

Abraão, que saiu de casa aos 75 anos de idade, e conseguiu ter um filho depois disso, tinha fé inabalável, e por isso alcançou seus objetivos. Com o resto de nós não seria diferente, afinal, somos todos iguais ao homem que mudou a história da humanidade.

A diferença entre nós e ele é que não temos uma fé tão forte assim na atuação do Senhor, o que é um erro tremendo. Orar para se aproximar dele é necessário, e por isso, não deixe de estar sempre buscando fazer o bem e agir da maneira que ele quer para nós.

Como enfrentamos o sofrimento do mundo

Paulo enfrentou diversas provações durante sua vida, porém, como vimos, Deus age na fraqueza, e ajudou ele a enfrentar suas maiores dificuldades. Porém, para compreender como isso pode nos ajudar, é preciso analisar a situação mais a fundo.

É necessário que entendamos quais foram os desafios na vida de Paulo, para sabermos como nos portamos nesses momentos complicados. Alguns dos maiores problemas enfrentados por ele foram os seguintes:

  • Injúrias: Paulo foi ofendido, assim como muitos de nós. Porém, isso não o motivou a ter vingança ou pensamentos odiosos, e por isso, também não devemos ter;
  • Necessidades: problemas financeiros, ou de qualquer outra natureza, são enfrentados todos os dias, e são os nossos espinhos da carne. No entanto, com fé, e agindo corretamente, é possível passar por essas dificuldades e superá-las;
  • Fraquezas: tentações, além de fraquezas físicas, são enfrentadas diariamente, porém, é preciso ter fé para conseguir superar esses momentos difíceis;
  • Perseguições: cristãos podem sofrer perseguição por pregarem a Palavra do Senhor, porém, esse não é o momento de desistir, mas sim, de reforçar a sua fé;
  • Angústias: a angústia causada por situações desfavoráveis é inevitável, porém, é nesses momentos que você precisa ter fé para superar os problemas.

No mais, é necessário ter uma fé inabalável, e conseguir aprender as lições do Senhor mesmo nos momentos mais sensíveis. Na fraqueza, conseguimos nos tornar mais fortes, porém, é preciso acreditar Nele para que isso seja possível.

Todos os que creem no Senhor acabam sofrendo, seja com perseguições, angústias, necessidades, entre outros. No entanto, assim como Paulo, nós precisamos aprender com o nosso espinho, para que saiamos mais fortes dessa situação.

No mais, nosso texto sobre Coríntios 12:10 acaba aqui, mas se você quer conferir outros artigos sobre a Palavra do Senhor, não deixe de conhecer o  nosso blog, além de seguir nossos perfis nas redes sociais!

Leia mais…

Jesus te ama.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: